O seguro auto personalizado pode ser adquirido no lugar do seguro tradicional e pode ser facilmente encontrado no mercado.
Trata-se de um produto que permite que os motoristas escolham quais coberturas incluirão na proteção do carro.
Ele não trabalha com pacotes já prontos, apesar de essa ser uma possibilidade. Além disso, ele é totalmente customizável e acaba sendo interessante para quem sabe exatamente o que quer.
Compensa ter um seguro auto personalizado?
O seguro auto personalizado chegou a pouco tempo no mercado exatamente para atender a uma demanda dos consumidores.
Ele vale a pena para quem deseja montar o seu pacote de proteção sem precisar depender dos combos vendidos pelas seguradoras.
Essa personalização permite contratar exatamente os serviços que serão necessários. Assim não precisa ter algo que não usa. O foco será a necessidade de cada motorista, o que é algo individual.
A economia é outro ponto a ser levado em consideração. Se não precisa de tudo o que a seguradora oferece, pode poupar um bom dinheiro. Pagará apenas pelo que precisa.
Só cuidado para não cair em armadilhas. Dependendo do caso, vale a pena pegar um pacote pronto, pois, dependendo da quantidade de coberturas, isso pode ser mais vantajoso financeiramente.
A questão da flexibilidade não deve ser esquecida. No seguro auto personalizado, muitas vezes é possível escolher o tempo de vigência do contrato. Esse pode ter um período inferior ou superior aos tradicionais 12 meses.
Considerando esses pontos, se percebe que o seguro de carro personalizado acaba compensando em diversas situações. Em caso de dúvida, sempre vale a pena comparar com um tradicional.
As coberturas mais relevantes
Quem busca por um seguro de carro personalizado pode encontrar uma grande variedade de coberturas do seguro auto.
Falar sobre todas elas é inviável. Por isso, separamos algumas das mais relevantes para que avalie conforme sua necessidade.
Perda total
A perda total contempla algumas situações como roubo, furto ou colisão com danos superiores a 75% do valor do veículo.
Ela é bastante interessante porque contempla riscos que o carro está exposto a todo momento. Além disso, são os que causam maior prejuízo, pois se perde o bem por completo.
Os veículos novos, podem ainda optar pela indenização de carro novo se forem 0km. Dessa forma, durante um determinado período, se ocorrer a perda total, será indenizado o valor constante na nota fiscal e não valor de mercado.
Dano parcial
Esse corresponde a colisão que o carro venha a sofrer. Ele pode ser resultado de uma batida ou de queda de objetos no veículo. Ele é interessante porque a seguradora arca com a maior parte do valor cobrado pela oficina.
Entretanto, existe a franquia do seguro é que um valor pago pelo segurado, que se não for bem escolhido pode ter um valor bem elevado. Outro contraponto é que para pequenos reparos não vale a pena acionar o seguro. A franquia às vezes é mais cara que o conserto em si.
Danos da natureza
Chuva, vendaval e alagamentos são alguns dos itens contemplados nessa cobertura do seguro auto personalizado.
Ela tem sido cada vez mais procurada por conta dos alagamentos nas grandes cidades. Um carro que sofre com isso pode ter grandes perdas e os reparos são caros.
Higienização
A higienização do veículo é outra opção também devido aos alagamentos. É claro que ninguém vai ficar em uma enchente propositalmente, mas se acontecer de ser pego de surpresa, o carro terá de ser limpo.
Essa limpeza completa não costuma ser barata com essa cobertura, a seguradora arca com os custos.
Carro reserva
O carro reserva é uma opção relevante apenas em alguns casos. Quem depende exclusivamente do veículo para locomoção ou como fonte de renda.
Nesse caso, quando for escolher a cobertura é preciso se atentar ao tempo que o carro reserva ficará disponível. Já quem não depende tanto do carro, pode abrir mão dessa proteção.
Cobertura contra terceiros
Não é de hoje que há quem contrate a cobertura contra terceiros e não se preocupe tanto com a proteção do próprio veículo.
Ele garante indenização em caso de danos causados a veículos de outras pessoas. Se causar uma batida, a seguradora paga os danos até o limite contratado e você não precisa pôr a mão no bolso.
Se tem receio de provocar um acidente e não ter como indenizar a vítima, ela é essencial, além disso, o custo dela é baixo e não existe a cobrança de franquia, o que a torna mais atrativa.
Portanto, o seguro auto personalizado é uma boa opção para quem conhece bem as coberturas disponíveis e sabe do que precisa no cotidiano. Ele vale a pena quando possui um custo inferior do que os seguros tradicionais e disponibiliza tudo do que precisa.
Então, agora você já conhece o produto, analise se vale a pena contratá-lo!