Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Ao contratar um seguro, temos algumas opções: pegar pacotes com coberturas já definidas ou fazer um seguro personalizado, escolhendo quais as melhores coberturas para o nosso veículo.

Nesse sentido, o seguro auto personalizado pode ser adquirido em substituição ao seguro tradicional e está amplamente disponível no mercado. Trata-se de um produto que permite aos motoristas escolher quais coberturas incluirão na proteção do carro.

Compreender mais como ele funciona e quais são os benefícios de contratar um seguro personalizado pode fazer a diferença no momento de fechar um negócio. Pensando nisso, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Continue na Smartia, confira mais sobre as vantagens de contratar e as coberturas que você pode escolher em um seguro personalizado.

1. Perda total

A perda total contempla diversas situações, como roubo, furto ou colisão com danos superiores a 75% do valor do veículo. Essa modalidade é bastante interessante, pois abrange riscos que o carro está exposto a todo momento e que causam maior prejuízo, já que resultam na perda completa do bem.

Veículos novos têm ainda a opção de escolher a indenização de carro novo caso sejam 0 km. Nesse caso, durante um determinado período, se ocorrer a perda total, será indenizado pelo valor constante na nota fiscal, e não pelo valor de mercado.

2. Dano parcial

Esse corresponde à colisão que o carro possa vir a sofrer, seja resultado de uma batida ou da queda de objetos sobre o veículo. É uma cobertura interessante, porque a seguradora cobre a maior parte do custo da reparação na oficina.

No entanto, há a questão da franquia do seguro, que é o valor pago pelo segurado. Se ela não for bem escolhida, pode ser elevada. Outro ponto a considerar é que, para pequenos reparos, às vezes, não compensa acionar o seguro, pois o valor da franquia pode ser maior do que o custo do conserto em si.

3. Danos da natureza

Chuva, vendaval e alagamentos são alguns dos eventos contemplados na cobertura do seguro auto personalizado. Ela tem sido cada vez mais procurada, especialmente devido aos alagamentos frequentes nas grandes cidades. Um carro afetado por esses eventos pode sofrer grandes danos, e os custos de reparo são elevados.

4. Higienização

A higienização do veículo é outra opção importante em casos de alagamentos. Embora ninguém planeje ficar em uma enchente, se isso acontecer, será necessário limpar o carro completamente. Essa limpeza não costuma ser barata, mas, com essa cobertura do seguro, a seguradora assume os custos.

5. Carro reserva

O carro reserva é uma opção relevante apenas em alguns casos, especialmente para aqueles que dependem exclusivamente do veículo para locomoção ou como fonte de renda. Ao escolher essa cobertura, é importante considerar o tempo que o carro reserva ficará disponível. Por outro lado, para quem não depende tanto do carro, pode ser viável deixar de lado essa proteção.

6. Cobertura contra terceiros

Há quem opte por contratar a cobertura contra terceiros e não se preocupe tanto com a proteção do próprio veículo. Ela garante indenização em caso de danos causados a veículos de outras pessoas. Se você causar uma batida, a seguradora cobre os danos até o limite contratado, e você não precisa pagar nada do seu bolso.

Se você tem receio de provocar um acidente e não ter como indenizar a vítima, essa cobertura é essencial. Além disso, o custo dela é baixo e não há cobrança de franquia, o que a torna ainda mais atrativa.

O seguro auto personalizado é mais caro?

O custo de um seguro auto personalizado pode ser mais elevado do que um seguro padrão, mas isso depende de vários fatores. Seguros personalizados geralmente oferecem coberturas mais amplas e específicas, o que pode aumentar o custo. Se a pessoa escolher apenas os seguros que realmente precisa, o valor pode ficar menor.

O valor vai mudar independentemente se ele for personalizado ou não. Ao contratar um seguro, as locadoras conferem dados como:

  • Se o motorista tem um histórico de acidentes ou infrações, o custo também pode ser mais alto;

  • Se são veículos de luxo ou com alto valor de mercado, também tendem a ter seguros mais caros;

    mulher saindo do carro
    As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.
  • A região onde o veículo é usado também pode influenciar o preço, pois áreas com maior índice de roubo resultam em prêmios mais altos;

  • Inclusão de coberturas adicionais, como assistência 24 horas, carro reserva e proteção para vidros, aumenta o preço.

Compensa ter um seguro auto personalizado?

Sim! Essa personalização permite contratar exatamente os serviços necessários, evitando gastos com coberturas não utilizadas. O foco é atender às necessidades individuais de cada motorista. A economia também é um ponto importante a considerar. Ao evitar coberturas desnecessárias, é possível economizar significativamente. Você paga apenas pelo o que realmente precisa.

No entanto, é importante ter cuidado para não cair em armadilhas. Dependendo da situação, pode ser mais vantajoso optar financeiramente por um pacote pronto, especialmente se ele oferecer uma combinação de coberturas que se encaixe perfeitamente às suas necessidades.

A flexibilidade é outra vantagem do seguro auto personalizado. Muitas vezes, é possível escolher o tempo de vigência do contrato, que pode ser inferior ou superior aos tradicionais 12 meses.

Como escolher um seguro auto personalizado?

Para escolher um seguro auto personalizado, avalie suas necessidades e considere quais coberturas são essenciais para você. Solicite cotações de diferentes seguradoras e compare não apenas os preços, mas também as coberturas oferecidas. Verifique a reputação da seguradora, pesquisando avaliações de outros clientes e sua reputação no mercado.

Analise o custo-benefício do que está sendo oferecido em relação ao preço, pois, às vezes, pagar um pouco mais pode valer a pena pelas coberturas adicionais. Por fim, leia a apólice com atenção para entender todos os termos e condições do seguro antes de assinar o contrato.

Se você quer mais facilidade para contratar um seguro, contrate com a Smartia! Nós somos uma facilitadora de seguros e, por aqui, você consegue inserir todas suas informações e, com base nesses dados, as seguradoras que mais combinam com o seu perfil entrarão em contato para passar valores e condições.

Faça uma cotação rápida e fácil em nosso site e proteja o seu veículo.

Gostou do conteúdo e quer conferir mais sobre seguros para carro? Navegue pelo blog da Smartia e leia mais. Até a próxima!

5/5 - (1 vote)

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *