Principais diferenças entre assistências e coberturas de seguro

Muitas pessoas que buscam a contratação de um seguro auto ficam em dúvida quanto à diferença entre coberturas e assistências. Isso porque suas funções e diferenças não ficam muito claras para os clientes.

E, para qualquer tipo de contrato, é fundamental que a pessoa que está buscando fazer um seguro auto faça sua pesquisa e entenda o que é e como cada um desses serviços funciona dentro de sua apólice. Pensando nisso, veja como funcionam tanto a assistência quanto a cobertura e saiba quais são as diferenças entre coberturas e assistências no seguro auto!

O que é a cobertura nos seguros auto?

A cobertura em todos os seguros auto abrange tudo o que está incluído no seu seguro e pelo qual o segurado será indenizado, caso ocorra algum evento previsto na apólice. A cobertura nada mais é que o conjunto de eventos pelos quais os segurados vão receber o dinheiro previsto no contrato, caso venham a acontecer.

Tipos de cobertura de seguro auto

Nos seguros de automóveis, as coberturas mais comuns incluem proteção contra roubo ou furto. Além disso, há a cobertura de morte natural ou acidental, bem como a cobertura de responsabilidade civil para acidentes envolvendo terceiros.

Também são frequentemente incluídas coberturas para colisões, capotagens e derrapagens. Outros eventos que podem estar cobertos pelos seguros de veículos são incêndios, danos causados por alagamentos, granizo e raios.

Confira as diferenças entre as coberturas de um seguro auto e entenda mais.

Tem um limite de vezes que posso acionar as coberturas?

Não há um limite máximo para utilizar as coberturas contratadas para danos de perda parcial, podendo ser utilizada quantas vezes necessário durante a duração do seguro. Entretanto, para danos com perda total, utiliza-se apenas uma vez a cobertura. Quando ocorre isso, uma nova apólice deve ser feita.

O que é a assistência nos seguros auto?

As assistências são serviços que também compõem a apólice do seu seguro auto. São, na verdade, os tipos de serviços que você precisaria e usaria no seu dia a dia. Eles podem ser escolhidos de acordo com cada necessidade que você possui ou pode vir a enfrentar em sua vida.

É algo que vai além das coberturas de um seguro, já que, muitas vezes, é um serviço 24 horas em que a seguradora irá enviar alguém para o seu encontro. De certo modo, são assistências mais básicas, como chaveiro, guincho, etc.

Serviços de assistência auto

Existem serviços de assistência de chaveiros, guincho, reboque, carros reservas e muitos outros. São serviços ideais para casos de emergência que ocorrem quando menos esperamos, como aqueles no meio da estrada que causam um grande problema.

Além disso, a assistência pode garantir hospedagem, no caso de algum imprevisto ocorrer em uma cidade coberta pelo seguro. Nesse caso, você poderá passar a noite hospedado em algum lugar conforme as condições previstas na sua apólice de seguros.

Qual a quantidade de vezes que posso usar as assistências?

A quantidade de vezes pode variar de acordo com o tipo de assistência e a empresa que você contratou. Por exemplo, há empresas que garantem o serviço de guincho ilimitadamente, já outras possuem um limite de uso durante ou ano, ou espaçamento entre os ocorridos. O ideal é sempre checar a com a empresa.

Principais diferenças entre cobertura e assistência

De modo geral, a cobertura é a proteção financeira contra danos ou perdas especificadas no contrato de seguro. Existem vários tipos de cobertura, como a compreensiva, que inclui roubo, furto, colisão, incêndio, enchentes e danos a terceiros, e a cobertura contra terceiros, que cobre danos materiais e corporais causados a outras pessoas.

Assim, quando ocorre um sinistro coberto, a seguradora indeniza o segurado, e, geralmente, há uma franquia a ser paga. As coberturas são detalhadas no contrato de seguro e são obrigatórias após a ocorrência do sinistro.

Assistência é um serviço adicional para ajudar o segurado em emergências, sem cobertura financeira. Inclui serviços como guincho, troca de pneu, chaveiro, socorro mecânico e, em alguns casos, assistência residencial (chaveiro, encanador, eletricista) e carro reserva em caso de sinistro.

Os serviços de assistência não possuem franquia, são usados conforme a necessidade e não requerem acionamento de sinistro. Alguns serviços podem ser opcionais e adicionados ao plano conforme a escolha do segurado.

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Saiba as coberturas e assistências que você contratou no seguro auto

Para garantir que você está ciente de todos os benefícios do seu seguro auto, revise seu contrato para entender todas as coberturas e assistências incluídas. Fale com seu corretor, ele pode fornecer uma explicação detalhada sobre cada cobertura e assistência.

Além disso, se possível, use o aplicativo da seguradora, onde você pode ver detalhes do seu plano, e ligue para a central de atendimento da sua seguradora para esclarecer dúvidas específicas.

Entender a diferença entre cobertura e assistência e conhecer os detalhes do seu seguro auto é essencial para estar bem preparado em situações de emergência e sinistros. E, se você está pensando em fazer uma cotação para o seu automóvel, pode contar com a Smartia.

Somos uma facilitadora de seguros. Aqui, você pode inserir todas as suas informações, e as seguradoras mais compatíveis com o seu perfil entrarão em contato para fornecer valores e condições. Faça uma cotação em nosso site e proteja o seu veículo.

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Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

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