Consigo reembolso do seguro ao vender o carro

| Autor: Jeniffer Elaina

Será que consigo reembolso do seguro ao vender o carro? Tire suas dúvidas sobre o assunto e saiba se há ou não devolução do valor do seguro no caso da venda do veículo.

Contratar um seguro é algo fundamental quando pensamos em comprar um carro. Estar tranquilo acerca de qualquer problema que possa surgir é de fato um ponto que reforça a necessidade de ter o carro segurado.

Ao vender um automóvel, passa-se toda a documentação necessária para o nome do novo proprietário. Tanto por parte do comprador, como do vendedor, é preciso tomar alguns cuidados para que a transferência do bem ocorra sem complicações.

Consigo reembolso do seguro ao vender o carro

Cuidados e passo a passo para vender um carro

O primeiro passo para avaliar se a compra de um veículo usado vale a pena é comparar o valor de mercado do carro com o preço ofertado pelo proprietário.

Um dos melhores indicadores é a Tabela Fipe, que expressa os valores médios de alguns dos principais carros novos e usados vendidos no Brasil.

Antes de fechar negócio, também é importante fazer algumas checagens de pendências nos órgãos de trânsito competentes.

No site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), é possível checar se a placa do carro é verdadeira, se o carro é roubado e se não há pendências, como multas a pagar.

Além de fazer a consulta no Detran, é importante checar os números do chassi, dos vidros e da placa, e conferir se eles são os mesmos que aparecem no documento do veículo.

Caso não sejam, significará que o documento foi adulterado. Logo, a compra poderá se tornar um grande problema. Os documentos verdadeiros ainda devem ter um alto-relevo em toda a sua volta.

Já no caso do seguro, o ideal é que o novo proprietário dê entrada em uma apólice em seu nome. Afinal, o carro agora lhe pertence.

Quando essa troca não é realizada na seguradora, a empresa continua a considerar o dono anterior como segurado. Isso pode causar uma série de problemas.

Como o pagamento da indenização para a pessoa incorreta, ou mesmo a negativa da indenização. Essa segunda situação é possível porque, ao verificar divergências entre a apólice e a realidade, a seguradora pode acusar fraude no contrato.

Agora que vendi meu carro, consigo reembolso do seguro?

O seguro pode ser endossado, o que significa que você pode fazer mudanças em sua apólice, retificando o modelo do carro, por exemplo. O valor pago não é devolvido, pois ele vigorou enquanto o carro era usado.

Nessa situação, o seguro passaria a valer para o novo proprietário e ele ficaria com a apólice do seguro auto vigente até o término do contrato.

Porém, por haver a troca do condutor principal, o seguro pode sofrer alteração de valores, sendo preciso pagar essa diferença para que ele continue vigente. Os valores, em todo o caso, ficariam sobre a responsabilidade do novo proprietário do veículo.

Não há possibilidade de conseguir o reembolso do seguro ao vender o carro?

Há sim uma alternativa para obter o reembolso do seguro. O que é possível fazer após a venda do carro é solicitar o cancelamento do seguro do automóvel.

Dessa forma, o cliente poderá receber o reembolso do valor que já foi pago e não será utilizado para proteção. Essa é a única situação em que o retorno é possível.

Vamos supor que o seguro ficou vigente por 8 meses, e que o valor total da proteção já foi pago para a seguradora.

Nesse caso, o segurado poderá solicitar o cancelamento e o reembolso do seguro de automóvel dos 4 meses faltantes para o fim do contrato.

Em todo o caso, esse cálculo é feito com base na tabela fornecida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), e esse processo pode ser longo e complicado. A tabela é regida pela Circular nº 256 de junho de 2004.

A classe de bônus é afetada pelo cancelamento do seguro?

A classe de bônus do seguro auto é um benefício que o usuário acumula ao longo dos anos. A cada vez que renova a proteção, sem tem registrado nenhum sinistro no período anterior, o indivíduo acumula uma classe. Cada um destes “pontos” garante um percentual de desconto na renovação do seguro.

Uma das principais vantagens da classe de bônus é que ela está vinculada ao CPF do consumidor. Isso significa que, mesmo que venda o carro e/ou cancele o seguro, o indivíduo terá desconto na contratação de um novo de seguro no futuro.

Como solicitar o reembolso do seguro ao vender o carro?

Antes de fazer o cancelamento do seguro e solicitar o reembolso pelos meses não utilizados, o consumidor precisa ler a apólice da proteção.

Isso porque, cada seguradora tem condições diferentes para essa solicitação. Inclusive aplicando multas ou descontos nos valores, por quebra de contrato.

Conhecidas as normas, o usuário precisa entregar uma série de documentos para a empresa. A começar pelos que comprovam a venda do carro, como o Requerimento de Registo Automóvel.

Os dados do usuário e do comprador, e o formulário do pedido de cancelamento também devem ser preenchidos.

Com todas as informações entregues, elas serão analisadas pela seguradora. A empresa deverá informar ao consumidor o prazo para a resolução do pedido.

Agora você já sabe quando consegue reembolso do seguro ao vender o carro. Lembre-se de conversar com a sua seguradora antes de dar entrada no processo, e conheça todas as regras para a solicitação.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

11 Comentários

  • Arminda de Jesus says:

    Boa tarde,

    Renovei o meu seguro e fiz o pagamento em 6 vezes e já paguei a primeira parcela, agora preciso vender o carro, como fica minha situação?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Arminda,

      Obrigada pela mensagem em nosso site,
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-la.

      Atenciosamente.

  • Mariluce Santos says:

    Bom dia,

    Minha dúvida é: quando se vende um carro muito caro e compra-se outro bem básico, como será o valor endossado, já que o veículo novo têm cotação em valor de seguro menor, em quase três vezes que o carro que foi vendido?
    Melhor cancelar, ser reembolsado sem endosso?

    Grata,

    Mariluce Santos

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Mariluce,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Neste caso, peço que entre em contato com o corretor de seguro para que ele esclareça a sua dúvida.

      Atenciosamente.

  • Daiane Fontenele says:

    Oi,

    Fiz a quitação do financiamento do veículo, como faço para reembolsar o seguro?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Daiane,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-la.

      Para fazer a cotação de seguro, você precisa preencher o formulário em: http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você.

      Atenciosamente

  • Lidiane da Piedade da Silva Homem says:

    Boa tarde,

    Quero trocar meu carro, só que vou renovar o seguro dele agora, eu perco meu seguro?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Lidiane,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-la.

      Caso tenha interesse em fazer uma nova cotação, preencha o formulário em: https://www.smartia.com.br para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você.

      Atenciosamente

  • Geraldo Elias Amaral Pinto says:

    Bom dia,

    Muito interessante esta publicação, obrigado.

  • Kezia says:

    Olá,

    Eu vendi meu carro, como faço para reembolsar o seguro do carro?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Kezia,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-la.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *