O trânsito das grandes cidades acaba com o humor, não é mesmo? Se você fica muito nervoso quando está dirigindo, confira as dicas para diminuir o estresse no trânsito.
Podemos encontrar diversas situações que podem causar estresse no trânsito, você concorda? Principalmente, se você é uma pessoa que dirige bastante ou que pega um congestionamento todos os dias para ir e voltar do trabalho. Para te ajudar nesses momentos, vamos dar dicas para diminuir o estresse no trânsito neste texto. Anote aí!
Atualmente, só na cidade de São Paulo, tem quase 6 milhões de carros circulando pelas ruas e, algumas vezes, ainda com motoristas que não seguem a lei e as boas práticas de trânsito, o que também nos tira do sério.
Por isso, listamos algumas dicas para diminuir o estresse no trânsito.
Conheça as dicas para diminuir o estresse no trânsito
Entendemos que não é fácil lidar com o estresse que o trânsito causa, porém, é muito importante que você consiga manter-se calmo, principalmente, para garantir a sua saúde física e mental. Desta forma, viverá aquele dia de um jeito mais leve e agradável.
E não adianta você pensar que isso é impossível porque vamos mostrar neste texto o que você pode conseguir.
1 – Tenha um seguro auto
A primeira dica é que você não saia de casa sem a garantia da cobertura de seguro auto, afinal, não podemos prever quando teremos um problema, não é mesmo? Se por acaso acontecer qualquer tipo de problema, seja mecânico ou um acidente, se tiver este tipo de serviço poderá ficar tranquilo porque a seguradora fará tudo por você.
Para não ter problemas com acidentes, o recomendado é manter a distância recomendada entre os carros. Desta forma, se o trânsito parar você vai conseguir frear com segurança e não irá colidir no veículo da frente, por exemplo.
2 – Faça pausas em trajetos longos
Esta dica é essencial, principalmente, para aquelas pessoas que dirigem muito durante o dia. Se possível, planeje fazer pausas durante um tempo para respirar e acalmar, se necessário. Aproveite este tempo de respiro para comer alguma coisa ou até beber uma água.
Pode parecer pouco tempo, mas você vai perceber que será importante para diminuir o estresse no trânsito.
AH! Se não tiver um local ideal para realizar esta pausa, você pode ficar dentro do carro, mas aproveite para abrir as janelas e respirar um arzinho.
3 – Opte pelo melhor trajeto
Tentar não passar pelas avenidas principais pode ser uma boa alternativa para não passar por aborrecimento no trânsito. Opte por ruas dentro dos bairros e paralelas que têm menos carros e ainda são mais tranquilas.
Uma opção é também usar aplicativos que podem te dar dicas para fugir de congestionamento e alertam por imprevistos durante o caminho até o seu destino.
4 – Coloque uma boa música
Já ouviu dizer que “quem canta os seus males espanta”? Então! Para te ajudar a não ficar estressado no trânsito o ideal é você escolher uma boa música antes e entrar no carro para deixar o trajeto mais agradável.
Mas, claro, que o som não pode ficar muito alto, afinal, você precisa estar atento aos sinais de trânsito.
5 – Mantenha a postura correta
Se for possível, antes da postura, escolha roupas confortáveis para deixar o momento que você ficar no trânsito mais agradável, pois elas proporcionarão mais liberdades nos movimentos. Além disso, se o dia está calor, por exemplo, as peças leves podem ajudar a manter o equilíbrio.
Sobre a postura, tome cuidado com alguns detalhes, principalmente, se você passa muitas horas no volante. Veja algumas dicas de como manter a postura correta:
- Quando estiver dirigindo, o ideal, é que a sua coluna fique alinhada em 90 graus em relação aos seus quadris;
- O encosto do banco deve ficar na mesma altura que a cabeça;
- Para não causar tensão nos ombros, as mãos não podem ficar muito altas.
O que você achou das dicas para diminuir o estresse no trânsito? Como você fica quando está dirigindo? Compartilhe nos comentários com a gente as suas experiências durante o volante.