Quais seus direitos quando houver um acidente com um carro sem seguro

Um acidente de carro sem seguro pode acontecer com cerca de 70% da frota, uma vez que esse é o percentual de veículos desprotegidos. Confira seus direitos quando houver um acidente com um carro sem seguro.

Muita gente ainda acha que o seguro auto é algo dispensável, porém quando se envolve em um acidente com o carro sem seguro, percebe que ele seria muito útil.

Mas, depois do fato ocorrido, não há muito o que fazer a não ser verificar se todos os envolvidos estão bem e arcar com os custos.

Veja algumas situações que podem ocorrer.

Quais seus direitos quando houver um acidente com um carro sem seguro

Você provocou o acidente de um carro sem seguro

Se você não tem um seguro auto e causa um acidente, será responsável por arcar com os custos do reparo dos veículos envolvidos, sendo os seus ou de terceiros.

Nesse caso, é preciso entrar em acordo com o outro motorista em relação aos pagamentos.

Se ele possuir um seguro, pode optar por acionar a seguradora dele e você pode pagar pela franquia.

Porém, se ele também não tiver seguro, será preciso reparar o carro e, nesse caso, será o responsável por arcar com todos os custos.

Se houver acidentados, ainda há o risco de eles solicitaram que você arque com despesas médicas e danos materiais, mas isso será feito judicialmente.

Se você tivesse um seguro, poderia contar com a cobertura contra terceiros, nesse caso, a seguradora arcaria com os custos e você não teria que pagar a franquia.

Bateram no seu carro e você não foi o responsável

Se bateram no seu carro e não foi o responsável, quem causou o acidente é que terá que arcar com os custos.

Se a pessoa possui um seguro, ela poderá acionar a seguradora dela, informar sobre a situação e, havendo cobertura contra terceiros, o seu veículo será reparado.

Entretanto, se ela também não tiver um seguro será preciso entrar em acordo para pagamento. Nesse caso, ela arcará com os custos podendo esses serem pagos a você ou diretamente na oficina.

Porém, nem sempre é fácil entrar em um acordo ou a pessoa permanece no local. Nesse caso é preciso buscar outros meios.

Se tiver os dados da pessoa e ele se recusa a fazer o pagamento dos custos, pode-se acioná-la judicialmente por meio do Juizado Especial Cível, popularmente conhecido como juizado de pequenas causas.

Esse processo pode levar algum tempo e acaba sendo bastante dispendioso.

Mas, se a pessoa que provocou o acidente fugiu do local e você não tem nenhuma forma de entrar em contato, todos os custos do reparo do carro ficarão para você.

Se tivesse um seguro auto, seria preciso pagar apenas a franquia, o que muitas vezes possui um valor bem mais acessível.

E o seguro DPVAT?

O DPVAT é um seguro que indeniza as vítimas de acidentes envolvendo veículos automotores e, ao contrário do que muitos pensam, ele não indeniza prejuízos com os veículos.

Esse seguro vai proteger a pessoa, e essa terá direito a uma indenização em casos de reembolso pelas despesas médicas e hospitalares devidamente comprovadas, morte ou invalidez.

Ele pode ser acionado por quem não possui um seguro auto, porém, não exige o responsável pelo acidente de arcar com os custos do reparo do outro veículo envolvido.

Em todos os casos, quem causa o acidente sempre é o responsável por arcar com os custos do reparo do veículo de terceiros.

E se quer se prevenir financeiramente, a melhor opção é sempre ter um seguro auto, pois esse é um investimento que se faz.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *