Faça a vistoria cautelar para não ser enganado ao comprar um carro usado

Compartilhe em suas redes:

Adquirir um carro usado pode ser um bom negócio, mas, é importante que você tenha em mãos uma vistoria cautelar. Assim você não poderá ser enganado e acabar tendo prejuízos. Entenda como esse serviço funciona.

Quando pensamos em comprar um carro, e não dispomos de muito dinheiro, a primeira ideia que nos vem à cabeça é a procura por um veículo usado. No entanto, mesmo que você encontre um veículo muito bonito e aparentemente funcionando corretamente, é interessante poder contar com uma vistoria cautelar.

Ela funciona como uma maneira de evitar ser enganado, comprando uma coisa e recebendo outra. Muitas pessoas não arrumam problemas nos veículos para se colocá-los a venda. Se preocupando apenas com a beleza do carro.

Faça a vistoria cautelar para não ser enganado ao comprar um carro usado

Veja do que se trata e como funciona a vistoria cautelar

A vistoria cautelar é um tipo de parecer especializado sobre as condições de um carro usado colocado à venda. Existem muitas empresas e profissionais que oferecem esse serviço, eles avaliam o veículo, considerando aspectos como:

  • Condições do motor;
  • Estado da lataria;
  • Parte elétrica do veículo;
  • Itens de segurança;
  • Equipamentos e itens adicionais;
  • Documentação do veículo;
  • Número do chassi;
  • Existências de sinistros ou processos jurídicos envolvendo o veículo;
  • E mais uma porção de situações.

A vistoria cautelar funciona basicamente como uma maneira de descobrir se existe qualquer irregularidade que seja em relação ao veículo usado que está sendo vendido.

Por que a vistoria cautelar é importante?

Existem muitos casos onde uma pessoa compra um carro usado, aparentemente em bom estado de conservação e com a documentação em dia, e quando ele chega a uma seguradora com a intenção de contratar o serviço de proteção ao seu novo patrimônio, é impedido. Devido irregularidades que ele não investigou ou não teve como descobrir.

Por isso, o serviço de vistoria cautelar é tão importante antes de fechar a negociação de um veículo. Além de garantir que você não comprará um carro com problemas, ou que futuramente possa lhe trazer problemas, você também evita adquirir um veículo por um valor maior do que o real, e o problema de não conseguir contratar um seguro para ele.

A vistoria cautelar promove mais segurança

Poder contar com um laudo positivo de uma vistoria cautelar é uma imensa segurança ao novo proprietário do veículo. Além desse documento garantir que o veículo está em boas condições, tanto em relação à parte estrutural como a administrativa. O laudo da vistoria cautelar também previne maiores complicações em relação à contratação de um seguro auto e até mesmo posteriormente no momento da revenda do veículo.

Além disso, a vistoria cautelar pode ser considerada como um meio de prevenção de acidentes, visto que, caso o veículo já tenha sofrido algum problema mais grave como um acidente ou colisão, e tenha sua parte estrutural prejudicada, a vistoria será capaz de descobrir.

Entenda a diferença entre as vistorias cautelar e veicular

Apesar de parecer se tratar da mesma coisa em um primeiro momento, a vistoria cautelar é bem diferente da veicular. E o principal motivo dessa diferença está relacionado aos itens que são analisados em ambas. Entenda melhor

Vistoria cautelar

A vistoria cautelar é responsável por analisar de maneira cuidadosa e muito bem detalhada todos os aspectos que envolvem o veículo, tanto os estruturais como os jurídicos e administrativos. E apesar de ser um serviço muito mais completo, ela não é um serviço obrigatório para a contratação de um seguro auto, por exemplo.

Vistoria veicular

Esse tipo de vistoria, apesar de se tratar de uma condição obrigatória conforme as leis de trânsito brasileira, e ser importante para a descoberta de peças usadas ou itens que não sejam regulares. Trata-se de uma análise menos profunda, sem tantos detalhes.

Quais são as vantagens de realizar uma vistoria cautelar?

São muitas as vantagens em contratar esse serviço, conheça algumas delas:

  1. Garantia para problemas legais

A principal vantagem da realização de uma vistoria cautelar é o fato de que, quando um veículo passa por esse processo, ele recebe uma garantia válida para todos os tipos de problemas legais que possam vir a acontecer depois da vistoria.

  1. Seguro de responsabilidade civil

As empresas que oferecem esse tipo de serviço de vistoria, promovem um seguro de responsabilidade civil para o proprietário caso aconteça qualquer erro durante o processo ou no laudo final.

  1. Prevenção de golpes

Com a vistoria cautelar é possível evitar que você caia em um golpe, comprando um veículo usado com um ou mais problemas que geralmente não são tão aparentes assim durante o procedimento de compra.

  1. Maior segurança na condução do veículo

Além de garantir todos os benefícios citados acima, a vistoria cautelar também garante uma maior segurança ao motorista. Tanto por saber que estará pilotando um carro realmente sem problemas, como para saber vendê-lo posteriormente.

  1. Facilidade na contratação do seguro auto

Outra das principais vantagens desse serviço é a facilidade que ele promove na contratação do seguro auto. Tendo um laudo positivo de vistoria cautelar nas mãos no momento da contratação do serviço, facilita muito a aceitação do veículo pela seguradora, o que acaba encurtando todo o procedimento burocrático.

Qual a importância da vistoria cautelar para a contratação do seguro

São muitas as empresas que atualmente estão prontas para oferecer esse tipo de serviço, e assim como o grande número de ofertas, também existe uma grande variação de preços.

A vistoria cautelar possui um valor que oscila entre R$ 250 e R$ 500, e pode ser solicitada por uma pessoa física ou uma pessoa jurídica.

Independentemente se você pretende contratar um seguro auto ou não, procure uma empresa que trabalhe com vistorias cautelares e solicite uma antes de fechar um negócio de adquirir de um carro usado. Assim, você terá maiores garantias de estar fazendo um bom negócio.

Mas, vale lembrar que nos dias atuais, dirigir um veículo por qualquer cidade brasileira que seja, sem contar com um seguro auto chega a ser considerado como uma loucura. Não seja o louco ou o enganado da vez. Solicite uma vistoria cautelar e contrate um seguro auto depois da compra do veículo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *