Tabela de preço do IPVA

Conheça a tabela de preço do IPVA e anote muitas informações úteis sobre o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores! 

O fim do ano vai se aproximando e já começamos a se preparar para pagar o IPVA. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa anual, essencial para o licenciamento do veículo. 

Sua taxa é calculada baseada no preço de mercado do carro, variando de estado para estado, que estipula sua taxa própria de alíquota, variando de 0,5% a 4% sobre o valor do veículo na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O dinheiro arrecadado com o Imposto é aplicado em setores como educação, trânsito, segurança e saúde.  

Tabela de preço do IPVA

Imagem de Igor Schubin por Pixabay

Existem estados que oferecem a isenção do pagamento da taxa do IPVA para veículos já com fabricação superior a 15 anos. Alguns são:  Bahia, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro e outros. Para os estados de São Paulo, Paraná, Alagoas e Rio Grande do Sul, a isenção é após os 20 anos de fabricação do veículo. 

Mas também existem outras categorias isentas de pagamento do IPVA como taxistas, portadores de deficiência física, carros pertencentes a entidades sem fins lucrativos ou igrejas, veículos utilizados no transporte público, veículos de transporte escolar e veículos oficiais. 

Como calcular o preço do IPVA do meu carro?

Você quer saber como calcular IPVA? Para calcular o valor do IPVA do seu carro não tem segredo: consulte a tabela FIPE e a alíquota do estado de emplacamento do veículo.  

Como base do cálculo, iremos simular o valor de um carro com valor de R$ 50 mil reais, emplacado em um dos estados com maior taxa de alíquota (em 2019, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A alíquota nestes estados foi de 4%. Portanto o preço da taxa de IPVA deste veículo seria de R$ 2 mil.  

O calendário de pagamento é definido de acordo com o estado e o número final da placa de cada modelo. A saber, a primeira data de pagamento é para os veículos com final de placa com o número 1, e assim sucessivamente. 

Para o pagamento, o valor total pode ser parcelado em três meses (janeiro a março) ou pago integralmente com desconto. O desconto varia também em cada estado, indo de 3 a 10% de desconto.

Mas, para veículos novos, a primeira taxa anual de IPVA não tem desconto no pagamento à vista, nem parcelamento em três meses, devendo ser pago até após 30 dias da aquisição do veículo. 

Assim sendo, o pagamento é realizado diretamente nos bancos credenciados, diretamente nos terminais de autoatendimento caso for correntista. A saber, também pode ser emitido o boleto pelo site da Secretaria de seu estado.  

Tabela do IPVA

Vale ressaltar que para calcular o IPVA, o valor venal do veículo deve ser considerado.  

Abaixo, segue a tabela do IPVA 2020 de vencimentos, postada pelo portal da Fazenda do Estado de São Paulo 

Tabela IPVA – vencimento: camionetas, ônibus, automóveis, micro-ônibus, caminhonetes, motos e similares

A tabela IPVA 2020 abaixo é referente a veículos usados. Entre eles: camionetas, ônibus, automóveis, micro-ônibus, caminhonetes, motos e similares. 

Está selecionada por mês de janeiro a março, da 1ª a 3ª parcela. A saber, a primeira parcela é referente também como cota única com desconto, sendo este de 3,0%.  

Mas, a 2ª parcela pode ser paga também em conta única, sem desconto. Confira! 

Placa   Dia do vencimento  Dia do vencimento  Dia do vencimento 
Final 1  09 de janeiro  11 de fevereiro  11 de março 
Final 2  10 de janeiro  12 de fevereiro  12 de março 
Final 3  13 de janeiro  13 de fevereiro  13 de março 
Final 4  14 de janeiro  14 de fevereiro  16 de março 
Final 5  15 de janeiro  17 de fevereiro  17 de março 
Final 6  16 de janeiro  18 de fevereiro  18 de março 
Final 7  17 de janeiro  19 de fevereiro  19 de março 
Final 8  20 de janeiro  20 de fevereiro  20 de março 
Final 9  21 de janeiro  21 de fevereiro  23 de março 
Final 0  22 de janeiro  24 de fevereiro  24 de março 

*Pesquisa realizada em outubro/2020. Fonte: Portal Fazenda São Paulo. 

Tabela IPVA – vencimento: caminhões e caminhões-tratores

Abaixo, a tabela de vencimento IPVA para caminhões e caminhões-tratores. A saber, o mês de janeiro é referente a cota única e com desconto.  

Assim sendo, mês de março é referente a primeira parcela, abril cota única sem desconto, junho segunda parcela e setembro terceira parcela. 

Placa   Dia do vencimento  Dia do vencimento  Dia do vencimento  Dia do vencimento  Dia do vencimento 
Final 1  09 de janeiro  11 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 
Final 2  10 de janeiro  12 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 
Final 3  13 de janeiro  13 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 
Final 4  14 de janeiro  16 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 
Final 5  15 de janeiro  17 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 
Final 6  16 de janeiro  18 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 
Final 7  17 de janeiro  19 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 
Final 8  20 de janeiro  20 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 
Final 9  21 de janeiro  23 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 
Final 0  22 de janeiro  24 de março  17 de abril  17 de junho  17 de setembro 

*Pesquisa realizada em outubro/2020. Fonte: Portal Fazenda São Paulo. 

O que acontece se não realizar o pagamento?

Após o vencimento do período determinado para o pagamento do IPVA, aplica-se uma multa diária, que também varia entre os estados. A saber, no estado de São Paulo, a multa diária é em média 0,3% até o prazo de 60 dias do atraso. Então, após este prazo, a multa é fixa em 20% do valor da taxa de imposto.  

Mas, caso ainda não ocorra o pagamento, a multa pode subir para 40% do valor do imposto, além de o condutor ter seu nome enviado para o Cadin (Cadastro Informativo Estadual) do seu estado, resultando em impossibilidade de licenciar o veículo.  

Débitos de IPVA também podem ir para protesto ou cobrança judicial, com acréscimos de honorários advocatícios da Procuradoria Geral do Estado e custas processuais. 

Além disso, a inadimplência no IPVA irá bloquear a emissão de Certidão de Débitos Tributários e Dívida Ativa Estadual. No caso de Pessoa Jurídica, se algum sócio da empresa estiver com IPVA em inadimplência, será bloqueada também a emissão de Certidão de Débitos Tributários e Dívida Ativa Estadual da empresa. 

No caso de venda do veículo, o antigo condutor tem até 30 dias da venda do veículo para comunicar a venda e transferir a responsabilidade de pagamento do IPVA para o novo dono.

Mas, caso haja débito de IPVA, o antigo dono deverá realizar a quitação das taxas junto ao Detran de seu estado antes de fazer a transferência para o novo dono. 

Tabela de preço do IPVA

Imagem: Getty Images

Como conseguir desconto ou isenção do IPVA? 

Existem casos de isenção no pagamento, bem como também desconto no valor do IPVA. Mas é preciso verificar no departamento responsável, já que as regras variam bastante. 

No geral, veículos mais antigos costumam ser isentos, ou seja, os que possuem mais de 20 anos. Além do veículo, alguns perfis de condutores também conseguem o benefício, ou seja, pessoas com comorbidades, como o câncer, por exemplo. 

Mas, essa isenção já ocorre de forma automática. Caso não ocorra, basta entrar em contato com o órgão responsável e solicitar o benefício.  

Então, agora você já sabe como calcular IPVA ao consultar a Tabela FIPE. Seguindo o mesmo formato para calcular IPVA 2021, você já conseguirá ter uma ideia de quanto vai pagar em 2022.

Em 2020, o preço do IPVA foi mais baixo no estado de São Paulo

Neste ano, tivemos uma redução de cerca de 3,5% nos valores dos impostos dos veículos. A redução se dá pela queda nos valores de  

As camionetas e utilitários tiveram redução de 4,17%, as motos de 2,27%, os caminhões receberam redução de 2,39%, automóveis tiveram redução de 3,97% enquanto ônibus e micro-ônibus tiveram redução de 3,8%.

Mas, as alíquotas estaduais permaneceram as mesmas. Para calcular IPVA 2021, os valores e alíquotas deverão permanecer os mesmos de 2020.  

*Publicado em 07/10/2020 e atualizado em 17/11/2021.

*Smartia.com.br não se responsabiliza pelos valores aqui mencionados, visto que os preços podem variar.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *