Saiba tudo sobre o seguro para bicicletas

O seguro para bicicletas pode ser contratado para quem usa a bike todos os dias ou apenas aos finais de semana. Veja quais são as coberturas disponíveis e como fazer a adesão.

Pedalar deixou de ser apenas um esporte ou algo para ser praticado no momento de lazer, muitas pessoas já estão adotando a bicicleta como meio de transporte no cotidiano.

Independentemente da situação em que a bike será utilizada, sempre existem riscos que podem deixá-la exposta e o seguro para bicicletas pode ser a solução ideal.

Uma das preocupações de quem pedala são os roubos, em seis meses foram roubadas 1.940 bicicletas apenas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Esses números indicam apenas os registros que foram efetuados, mas, deve haver mais casos que não foram comunicados.

Apesar de ser um produto pouco conhecido, o seguro para bicicletas aos poucos vem sendo mais procurado e apresenta muitas vantagens para quem o contrata. Saiba mais sobre ele.

Saiba tudo sobre o seguro para bicicletas

O que é o seguro para bicicletas?

O seguro da bicicleta é um produto ofertado por algumas seguradoras que visam indenizar o segurado caso alguma coisa ocorra com o bem.

Ele é ofertado mediante uma apólice que estabelece quais são os direitos e deveres das partes, sendo que em suma o segurado deve arcar com os custos do seguro e a seguradora ressarcir caso ocorra algum sinistro.

Quais as coberturas ofertadas?

As coberturas serão as que estiverem discriminadas na apólice e costumam incluir roubo ou furto qualificado.

Furtos simples, como aqueles que se deixa a bicicleta parada e com cadeado e o ladrão a leva sem que haja ameaça não costumam ser cobertos.

Há a possibilidade de incluir outras coberturas como as de reparo resultantes de danos durante as pedaladas ou de responsabilidade civil, quando se causa dano a outras pessoas.

A área de cobertura pode ser limitada, por exemplo, a um determinado município ou estado como também pode incluir todo o território nacional.

Como funciona a indenização?

Para receber a indenização é preciso acionar a seguradora e seguir todas as orientações. Em casos de roubo será preciso presentar o boletim de ocorrência.

Se houver danos será necessário fazer a vistoria para que esses possam ser reparados.

Em todos os casos é necessário pagar a franquia para receber o valor indenizatório e o prazo para recebimento costuma ser de 15 a 30 dias.

O que é preciso para fazer o seguro para bicicleta?

Para contratar o seguro é preciso ter a nota fiscal da bike e documentos do ciclista. É comum que seja feita uma vistoria na bicicleta e a forma pode variar conforme a empresa e se for um equipamento novo ou usado.

Em algumas situações, enviar algumas fotos específicas exigidas pela seguradora de forma online junto com os documentos já é valido para a vistoria e adesão ao seguro.

Em outras é preciso levar a bike até uma das oficinas credenciadas para que seja feita a vistoria e após aprovada seja liberada a apólice.

Onde contratar o seguro de bicicleta?

O seguro pode ser contratado por meio de um corretor tanto de forma presencial quanto online.

Antes de escolher uma opção é indicado solicitar cotações de diferentes empresas para verificar qual oferece o melhor custo-benefício.

Quanto custa?

O valor do seguro varia de acordo com a seguradora e a bicicleta, mas, costuma ter um prêmio que fica em torno de 5% do valor da bike. Além disso, existe uma franquia de 10% em caso de sinistro.

Vantagens em ter um seguro para bicicleta

  • Pedalar com um pouco mais de tranquilidade
  • Possibilidade de escolher as coberturas
  • Ser reparo financeiramente em casos de danos e roubos
  • Valor do seguro compatível com o da bicicleta
  • Facilidade de adesão

Agora quando for pedalar já sabe que pode ficar mais tranquilo tendo um seguro para bicicletas. Então, aproveite para fazer a sua cotação e proteger o seu bem.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *