Endosso ou um novo seguro. O que é melhor quando ocorre mudança na apólice

| Autor: Jeniffer Elaina

Será que é melhor fazer um endosso ou um novo seguro quando há mudança na apólice? Tire suas dúvidas e escolha a melhor opção para você.

Com mais um ano chegando ao fim, é comum planejarmos mudanças para o tempo que virá. Em muitos casos, aliás, o planejamento familiar pode contar com a troca de carro. Porém mudar de carro requer alguns cuidados, como a atenção ao seguro.

Qualquer alteração nas condições de contrato de um seguro auto gera um endosso. Ou seja, uma “retificação” do contrato em vigor.

Por isso, você, segurado, precisa procurar sua corretora e realizar as alterações necessárias em seu contrato de seguro.

Seja indicando o modelo do carro, o novo endereço da sua residência, o condutor principal do veículo, novos condutores secundários ou outros.

Quando a troca é realizada para adequar um novo carro, o veículo não fica desprotegido. Na verdade, durante o prazo em que o novo carro ficar sem o seguro, o consumidor fica resguardado pelos prejuízos que sofrer com o seu veículo.

Os tipos de cobertura que você possui apólice é o que vai determinar o que você receberá caso ocorra um sinistro. A validade de seu seguro começa e termina 24 horas depois das datas indicadas na apólice.

Tudo isso significa que é possível usar o mesmo seguro para outo veículo, desde que as informações sejam atualizadas, e as mudanças aceitas pela seguradora.

 Endosso ou um novo seguro. O que é melhor quando ocorre mudança na apólice

Como fazer o endosso no seguro?

Se você possui um seguro auto e vai vender o carro, transferi-lo para outra pessoa ou mudar qualquer uma das informações constantes na apólice, é preciso fazer o seu endosso. Um endosso pode:

  • Indicar a mudança de endereço de pernoite do veículo;
  • Fazer a inclusão ou exclusão de coberturas;
  • Informar o novo local de localização e/ou estacionamento do veículo;
  • Indicar a troca do veículo segurado (um seguro está ligado ao indivíduo segurado, e não ao carro);
  • Cadastrar novos condutores regulares do veículo;
  • Informar a instalação de novos equipamentos no auto, como o kit gás; e etc.

Precisando registrar o endosso, o usuário deve entrar em contato com a seguradora e informá-la sobre todas as informações.

Assim, é feito um novo documento, estabelecendo a mudança da apólice do seguro. As informações devem estar bem especificadas, para que não gerem problemas futuros.

Toda e qualquer mudança deve ser informada à empresa, mesmo que você a considere mínima. Imagine, por exemplo, que, durante o dia, seu carro ficava estacionado em um local fechado do escritório.

No entanto, você mudou de emprego, e agora o veículo fica na rua.

Se o carro sofrer um sinistro neste período, a seguradora poderá questionar o porquê ele estava estacionado na via pública.

Como não era essa a situação listada em apólice, a empresa pode entender a informação diferente como fraude. Assim, há a possibilidade de que a indenização seja negada.

Situações desse tipo ocorrem porque a seguradora leva em conta os mais variados fatores para definir o custo do seguro e o valor da indenização da apólice.

Se os dados sobre o seu carro mudam, é bem provável que prêmio e indenização também mudem. Por isso, a empresa deve ser informada.

Com as informações corretas, porém, a própria seguradora é quem gera o documento atualizado e o anexa a apólice. Assim, o indivíduo tem a segurança de se manter protegido.

A única cláusula que não pode ser retificada por endosso é a para inclusão/exclusão da cobertura contra colisão e incêndio.

Esse novo seguro pode mudar as minhas coberturas?

No geral, um endosso serve para mudar as informações do motorista, e não as coberturas da proteção.

Caso queira alterar as coberturas oferecidas pela seguradora, vale a pena pensar em um novo seguro. Isso porque, é mais fácil e, muitas vezes, mais barato, criar um novo seguro, do que inserir coberturas adicionais no que já existe.

Em todo o caso, você pode avaliar a possibilidade de endosso de cobertura com a sua seguradora. Por vezes, as condições valem a pena.

É mais simples fazer o endosso ou contratar outro seguro?

A decisão pelo endosso ou novo seguro depende do segurado. Caso não seja do interesse do indivíduo manter a cobertura antiga, é valido contratar um novo seguro para o carro.

Mas, se o desejo for por manter a cobertura, mas com mudanças de informações, será necessário um endosso.

Também é preciso fazer o endosso quando o carro é vendido. Afinal de contas, o veículo poderá continuar a ser protegido pelo mesmo seguro.

A simples venda do veículo não cancela o seguro — ele continuará vigente normalmente. No entanto, o nome do dono do automóvel terá mudado, e precisará ser atualizado.

Caso esse cuidado não seja realizado, a seguradora poderá acusar, novamente, fraude. Ou mesmo quitar uma indenização ao dono incorreto do veículo.

Fazer um endosso tem algum custo?

Ao realizar um endosso, o seguro pode sofrer mudanças de valores. Principalmente quando há a troca do carro ou da cobertura ofertada.

O endosso é calculado em função das condições e dos prêmios vigentes à data de alteração do contrato de seguro.

Isso significa que alguns endossos podem gerar alterações tanto nas condições do seguro, quanto no valor da franquia e/ou no prêmio do seguro.

Nessas situações, pode ocorrer, inclusive, a restituição ou cobrança adicional de prêmio (custo) ao segurado.

A mudança no prêmio ou a restituição referente ao endosso não implica na suspensão do pagamento das parcelas originais da apólice.

Ou seja: o consumidor precisa pagar os valores referentes ao tempo já utilizado do seguro. As mudanças, como o aumento da mensalidade, ou então no custo da franquia, só começarão a contar a partir da data do endosso.

O mesmo ocorre em caso de restituição. O consumidor só será restituído com valores que não correspondam aos meses utilizados do seguro.

Isso ocorre, geralmente, quando o consumidor faz o pagamento de parcela única do seguro, ou então em prestações maiores.

Entendendo a restituição e cobrança adicional de prêmio

Imagine que o seu seguro tenha prêmio de R$ 1.200. Isso significa que, por mês, o custo da proteção do veículo é de R$ 120.

O contrato foi assinado em janeiro. No fim de junho, então, você faz um endosso, e muda o modelo do seu carro protegido.

Como resultado, há o aumento do prêmio do veículo em R$ 50 por mês. A partir de julho, você precisará pagar mensalidade de R$ 170, e não mais de R$ 120, até o fim do ano.

Como as mensalidades anteriores não possuíam endosso, elas não são afetadas. Sempre que uma movimentação de prêmio acontece, também é cobrado custo de emissão do endosso.

Com o mesmo prêmio e endosso do nosso exemplo, a seguradora resolve fazer a restituição de parte do seguro.

Afinal, seu novo modelo de veículo é menos sujeito a sinistros. Você, porém, já quitou todos os R$ 1.200, em apenas três parcelas no início do ano.

Nessa situação, o novo prêmio do seguro é de R$ 1 mil. Já se passaram 6 meses de proteção, e esse período não terá desconto, pois já foi utilizado.

As demais parcelas do ano, porém, se pagas por mês, teriam custo de R$ 83,33, e não de R$ 100, como no seguro original.

Logo, o usuário receberá R$ 16,67 correspondentes a cada período de julho a dezembro. Ou seja, R$ 100,02 de retorno, graças ao novo e menor valor do prêmio.

Quando é mais vantajoso fazer um novo seguro?

Um novo seguro é mais indicado para quando o consumidor deseja mudar muito as características do seguro.

Nesse caso, o ideal é aguardar a validade da apólice para contratar um novo seguro. Em seguida, o usuário poderá adquirir uma nova cobertura, com a mesma ou outra seguradora.

É importante finalizar o período de contrato por três motivos. Primeiro, porque é comum a cobrança de multa por quebra do acordo. O consumidor também não recebe seu dinheiro de volta, o que pode caracterizar um belo prejuízo.

Além disso, ao finalizar o tempo de contrato, o consumidor pode utilizar do bônus do seguro. O bônus é um desconto dado ao usuário a cada ano, sempre que ele finaliza um contrato sem registrar nenhum sinistro.

É possível utilizar o bônus também ao contratar o seguro de outra operadora, já que o benefício está ligado ao CPF do consumidor.

Agora você já sabe o que fazer. A escolha entre o endosso ou seguro varia com o seu objetivo, e ambas podem ser vantajosas.

Lembre-se, em todo o caso, de contar com um corretor. O especialista no assunto pode te auxiliar na escolha das melhores coberturas, além de facilitar o processo de atualização dos dados da apólice.

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14 Comentários

  • Haroldo Dias says:

    Bom dia,

    Quero fazer um endosso em um seguro que fiz com a Smartia, mas o 0800 de vocês só atende em telefone fixo. Qual a outra maneira? Estou muito chateado, pois meu carro está sem seguro.

    Att

  • Marleide says:

    Oi,

    Pedi para alterar o endereço do seguro empresarial, só que a Caixa fez um novo seguro. Não concordo, pois já tinha pago 1 ano e 6 meses.

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Marlene,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com a Caixa para que possam ajuda-la.

      Atenciosamente.

  • Silvana says:

    Boa noite, vendi meu carro no meio de março deste ano, meu seguro vencerá em setembro, meu novo carro está previsto para chegar em meados de maio. O que seria mais viável, manter o seguro e fazer o endosso para o novo carro, ou cancelar e depois fazer um novo seguro? Meu bônus atualmente é classe 3, eu teria uma restituição de mais ou menos 250,00 mais 1 parcela que não pagaria de 304,00 caso cancele. Minha corretora não está conseguindo me ajudar nessa decisão e o tempo está correndo e não consigo decidir o que é melhor. Por favor me ajude!

    Obrigada.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Silvana,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      O mais correto é você falar com um corretor de seguros para que possa entender sua dúvida e te orientar com a melhor escolha.

      Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguros, preencha o formulário em https://www.smartia.com.br para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você.

      Atenciosamente

      • Sergio Cisneros says:

        Oi,

        Típica cagada, vender o carro antes de chegar o novo. Aquele negócio de querer economizar. Só paga a próxima se tiver certeza que o carro chega no mês programado, e que o valor do próximo seguro é muito maior. Terá um fôlego.

  • Marcelo dos Santos Albino says:

    Olá,

    Tenho uma apólice que parcelei em 6×450, paguei duas parcelas e troquei de endereço, o endosso gerou uma cobrança de 999 reais. Neste caso eu teria que pagar + 999 ou teria que pagar + 999 e as outras 4 que ainda faltam?

    Grato

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Marcelo,

      Obrigada pelo contato.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Hugo says:

    Boa tarde,

    Esse formulário de seguro manda clicar na marca, depois pergunta qual é a marca do carro. Digo que o carro é zero km, aí pergunta se já tem seguro, e outras perguntas que acho que deveriam ser excluídas dependendo da resposta anterior que você deu.

  • Wanderlei luiz De bastiani says:

    Troquei de carro. O que eu tinha valor médio 34 mil por um que vale a metade, ou seja 17 mil. A sul América alega q no endosso n tenho restituição a receber. Isso procede?

  • ANDRE LUIS MAGALHAES DE MORAES says:

    Boa noite…. estou trocando de veiculo é fui informado sobre o endosso!!! Minha pergunta é… este endosso pode ser parcelado junto as parcelas do Seguro deste novo veiculo? Obrigado

    • Smartia Seguros Online says:

      OlÁ André, bom dia! Bom, o endosso é o nome dado a qualquer alteração feita na sua apólice de seguro vigente. Se você já tem um seguro do seu veículo antigo, ao trocar pelo novo você precisa entrar em contato com seu corretor e solicitar a troca do veículo para o novo na sua apólice. Quando ele solicitar isso à seguradora da sua apólice, ela fará um cálculo e informará se você precisará pagar algum valor a mais do que você já pagou (ou está pagando), ou se não precisará pagar nada a mais, ou até mesmo se você será ressarcido de algum valor (seria ótimo, certo? :-)). Essa alteração na apólice é o endosso. Depois disso você receberá uma nova apólice com os novos dados! Esperamos ter lhe ajudado e na sua renovação não se esqueça de comparar o custo do seu corretor com os da Smartia :-) Bom dia!

  • Moacir de Castro says:

    Bom dia. Gostaria de obter uma informaçao com relaçao ao seguro do meu carro. Estou trocando de carro, o meu corretor informou nao haver endosso para o novo carro, so que estou pagando endosso do atual carro, se eu vende-lo terei ainda que pagar prestaçoes que faltam. Poderiam me orientar sobre isso.

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