O seguro auto plurianual é diferente em questão de tempo de vigência, mas possui outros pontos que merecem atenção.
Existem diferentes maneiras de contratar um seguro de carro e não estamos falando apenas da contratação ser online ou presencial.
Uma das formas é com o seguro auto plurianual que tem uma vigência um pouco maior do que a maioria das apólices comercializadas.
Mas quais seriam as diferenças e semelhanças deste produto?
Seguro auto plurianual X Seguro auto anual
Quando se pesquisa por cotações de seguro, o mais comum é receber propostas que sejam anuais. Isso significa que as condições apresentadas serão válidas por um ano.
Após esses 12 meses a apólice é encerrada e se a pessoa quiser continuar com ela terá de fazer a renovação. Caso isso não aconteça o seguro é extinto.
Já no seguro auto plurianual a vigência do seguro é maior do que um ano. Ele pode valer por 2, 3, 5 anos ou outro período que for acordado.
Mesmo muitas vezes não sendo oferecido inicialmente, ao perguntar por ele se recebe propostas e as adesões podem ser feitas.
Semelhança entre os dois seguros
As semelhanças entre o seguro auto plurianual e seguro auto anual são muitas. Ambos são destinados para a proteção do carro.
Em relação às coberturas, elas são igualmente ofertadas nos dois casos. É possível contar com colisão, roubo, furto, proteção de acessórios, seguro contra terceiros, seguros de passageiros e muitos outros.
As assistências também são disponibilizadas nos dois casos. Pode ser usado o guincho, socorro mecânico e os outros serviços disponíveis.
O acionamento de sinistro é feito com a seguradora e os prazos para análises e documentações são iguais. Quando existe um sinistro com danos parciais, o segurado deve arcar com a franquia.
Os bônus do seguro auto também não sofrem alteração. Para cada ano que fique com o seguro e não tenha sinistro, é adicionado um ponto.
Diferenças entre o seguro auto anual e plurianual
Agora vamos entender um pouco melhor as diferenças entre o seguro auto plurianual e anual. Elas são poucas e sutis, mas merecem ser entendidas.
A principal delas já citamos é a vigência da apólice. No anual terá validade de apenas 1 ano. No plurianual o período será maior variando esse dependendo do que for contratado: 2 ,3 ou 4 anos, por exemplo.
Em relação a forma de pagamento existe diferença. No seguro anual, o valor pode ser parcelado em até 12 vezes, isso quer dizer que durante toda a vigência da apólice do seguro poderá pagar o valor parcelado.
Claro que no seguro anual é possível pagar à vista ou em menos vezes, mas tudo isso ocorrerá durante o ano da vigência.
No seguro auto plurianual funciona um pouco diferente. Todo o valor do prêmio deve ser pago no primeiro ano. Vamos supor que foi contratado um seguro com vigência de três anos. Por esse período foi calculado o valor de R$ 6.000,00 de prêmio. Esse total deverá ser pago nos primeiros 12 meses à vista ou parcelado em algumas situações.
O cancelamento também gera cálculos diferentes. Quando existe a solicitação de cancelamento por parte do segurado antes da vigência, ele pode ter direito a receber parte do valor de volta.
Portanto, para saber quanto terá direito a receber, é utilizada a Tabela de Prazo Curto. Assim sendo, nesse caso será preciso usar a tabela correspondente ao período que o seguro terá vigência conforme apólice. Apesar do cálculo ser proporcional, a tabela usa porcentagens e dias diferentes como base de cálculo.
Vale a pena contratar o seguro auto plurianual
O seguro auto plurianual pode ser interessante para quem não troca de carro com tanta frequência. Isso porque ele terá uma vigência por um período maior.
Então, a vantagem é que não há necessidade de todos os anos fazer cotações e procurar por um seguro que esteja dentro do perfil desejado.
Outro ponto é em relação aos valores. Como a contratação é por um período mais extenso e o pagamento antecipado, os valores costumam ser mais atrativos.
Mas, por outro lado, se não gostar da seguradora ficará preso a ela por mais tempo se não quiser pagar a mais pelo cancelamento.
Portando, podemos dizer que o seguro auto plurianual é interessante para quem tem o dinheiro em mãos e deseja ficar com o carro por um período longo.
Nenhum comentário