Seguro auto plurianual X Seguro auto anual: quais as diferenças

O seguro auto plurianual é diferente em questão de tempo de vigência, mas possui outros pontos que merecem atenção.

Existem diferentes maneiras de contratar um seguro de carro e não estamos falando apenas da contratação ser online ou presencial.

Uma das formas é com o seguro auto plurianual que tem uma vigência um pouco maior do que a maioria das apólices comercializadas.

Mas quais seriam as diferenças e semelhanças deste produto?

Seguro auto plurianual X Seguro auto anual: quais as diferenças

Imagem: Gettty Images

Seguro auto plurianual X Seguro auto anual

Quando se pesquisa por cotações de seguro, o mais comum é receber propostas que sejam anuais. Isso significa que as condições apresentadas serão válidas por um ano.

Após esses 12 meses a apólice é encerrada e se a pessoa quiser continuar com ela terá de fazer a renovação. Caso isso não aconteça o seguro é extinto.

Já no seguro auto plurianual a vigência do seguro é maior do que um ano. Ele pode valer por 2, 3, 5 anos ou outro período que for acordado.

Mesmo muitas vezes não sendo oferecido inicialmente, ao perguntar por ele se recebe propostas e as adesões podem ser feitas.

Semelhança entre os dois seguros

As semelhanças entre o seguro auto plurianual e seguro auto anual são muitas. Ambos são destinados para a proteção do carro.

Em relação às coberturas, elas são igualmente ofertadas nos dois casos. É possível contar com colisão, roubo, furto, proteção de acessórios, seguro contra terceiros, seguros de passageiros e muitos outros.

As assistências também são disponibilizadas nos dois casos. Pode ser usado o guincho, socorro mecânico e os outros serviços disponíveis.

O acionamento de sinistro é feito com a seguradora e os prazos para análises e documentações são iguais. Quando existe um sinistro com danos parciais, o segurado deve arcar com a franquia.

Os bônus do seguro auto também não sofrem alteração. Para cada ano que fique com o seguro e não tenha sinistro, é adicionado um ponto.

Diferenças entre o seguro auto anual e plurianual

Agora vamos entender um pouco melhor as diferenças entre o seguro auto plurianual e anual. Elas são poucas e sutis, mas merecem ser entendidas.

A principal delas já citamos é a vigência da apólice. No anual terá validade de apenas 1 ano. No plurianual o período será maior variando esse dependendo do que for contratado: 2 ,3 ou 4 anos, por exemplo.

Em relação a forma de pagamento existe diferença. No seguro anual, o valor pode ser parcelado em até 12 vezes, isso quer dizer que durante toda a vigência da apólice do seguro poderá pagar o valor parcelado.

Claro que no seguro anual é possível pagar à vista ou em menos vezes, mas tudo isso ocorrerá durante o ano da vigência.

No seguro auto plurianual funciona um pouco diferente. Todo o valor do prêmio deve ser pago no primeiro ano. Vamos supor que foi contratado um seguro com vigência de três anos. Por esse período foi calculado o valor de R$ 6.000,00 de prêmio. Esse total deverá ser pago nos primeiros 12 meses à vista ou parcelado em algumas situações.

O cancelamento também gera cálculos diferentes. Quando existe a solicitação de cancelamento por parte do segurado antes da vigência, ele pode ter direito a receber parte do valor de volta.

Portanto, para saber quanto terá direito a receber, é utilizada a Tabela de Prazo Curto. Assim sendo, nesse caso será preciso usar a tabela correspondente ao período que o seguro terá vigência conforme apólice. Apesar do cálculo ser proporcional, a tabela usa porcentagens e dias diferentes como base de cálculo.

Vale a pena contratar o seguro auto plurianual

O seguro auto plurianual pode ser interessante para quem não troca de carro com tanta frequência. Isso porque ele terá uma vigência por um período maior.

Então, a vantagem é que não há necessidade de todos os anos fazer cotações e procurar por um seguro que esteja dentro do perfil desejado.

Outro ponto é em relação aos valores. Como a contratação é por um período mais extenso e o pagamento antecipado, os valores costumam ser mais atrativos.

Mas, por outro lado, se não gostar da seguradora ficará preso a ela por mais tempo se não quiser pagar a mais pelo cancelamento.

Portando, podemos dizer que o seguro auto plurianual é interessante para quem tem o dinheiro em mãos e deseja ficar com o carro por um período longo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *