O que fazer para economizar na cotação de seguro veicular

A cotação de seguro veicular é rápida de ser feita, mas ela só traz resultados baratos se souber como fazer a pesquisa.

Não é raro comparar com os amigos o valor do seguro e descobrir que você paga mais do que eles. Mesmo quando se tem um modelo de carro igual isso pode acontecer.

A diferença de preço faz com que dúvidas surjam. Será que estou sendo enganado pela seguradora? Por que estou pagando mais caro? Qual a diferença entre os seguros?

As empresas fazem avaliação de riscos e fatores como idade do motorista, local de residência e utilização do veículo, influenciam no preço. Entretanto, saber pesquisar antes de contratar o seguro e tomar algumas decisões, pode garantir melhores propostas.

Se a ideia é fazer a cotação de seguro veicular e conseguir economizar, veja essas dicas.

O que fazer para economizar na cotação de seguro veicular

Imagem: Getty Images

Faça muitas simulações

É possível pedir a cotação de seguro veicular online preenchendo um formulário. Esse é um serviço sem custo e pode ser solicitado quantas vezes forem necessárias.

Uma dica é fazer muitas simulações. Por exemplo, peça uma cotação sem a cobertura de passageiros, depois faça outra e inclua essa proteção. Sempre deixe as coberturas essenciais listadas e as que não sabe se serão tão úteis, inclua em apenas algumas simulações.

Além disso, pesquise os valores em mais de uma seguradora, isso porque pode haver diferença de preços entre elas.

Não aceite tudo o que é ofertado

É claro que as seguradoras sempre oferecem uma grande quantidade de opções para os seguradoras. Elas têm a intenção de vender mais.

Nem tudo o que for ofertado realmente pode ser vantajoso, tem coberturas que não se adequam às suas necessidades. Saiba o que realmente precisa e do que se trata cada uma das ofertas ou coberturas oferecidas.

Aprenda a filtrar as oportunidades e só aceite as que realmente forem vantajosas. Diga não ao que não interessa.

Analise as opções de franquia

Uma forma de reduzir o valor do prêmio é aumentar a franquia. A franquia é a participação que o segurado paga quando o carro sofre um sinistro.

Existem três opções que podem ser contratadas, a normal, reduzida e ampliada. A escolha não deve ser baseada apenas nos valores, mas nos riscos.

Uma pessoa que usa pouco o carro, tem menores chances de sofrer um sinistro. Para ela pode ser mais interessante optar pela franquia ampliada e diminuir o valor do prêmio. Isso acontece porque as chances dele precisar acionar o sinistro são baixas. O oposto também é válido.

Aceite ajuda de um corretor

Quando for fazer a cotação de seguro veicular sempre tenha a ajuda de um corretor. Esse profissional conhece bem o mercado e as opções de seguro.

Ele consegue combinar as suas necessidades com as opções existentes e ajuda a encontrar os melhores valores. Uma negociação com o corretor é muito mais fácil de ocorrer do que direto com a seguradora.

Informe sobre seus itens de segurança

Uma coisa que costuma render bons descontos são os itens que ajudam o veículo a ficar protegido dos bandidos. Equipamentos como alarmes, travas de segurança e rastreadores são vistos com bons olhos pelas seguradoras.

Ao informar sobre eles no formulário, são oferecidos valores diferenciados porque os riscos diminuem. Quanto mais protegido o seu veículo estiver, menos será cobrado pelo seguro.

Pesquise sobre os descontos antes de fazer a cotação de seguro veicular

As seguradoras costumam ter ofertas para alguns públicos. Existem as que possuem parcerias com bancos e colocando em débito automático disponibilizam descontos. Outras usam equipamentos e aplicativos para monitorar os hábitos de direção e outros.

Os preços que foram obtidos na cotação, podem ser reduzidos se aproveitar algumas das ofertas. Converse com o corretor para saber das possibilidades de cada uma das empresas e as adote. Isso pode ser uma grande vantagem para seu bolso.

Mostre que é um bom motorista

Os riscos são os que mais pesam para encarecer um seguro. Se tiver um bom histórico ao volante pode levar vantagem.

A pessoa que não possui multas de trânsito e nem possui histórico de sinistros, independente de com qual seguradora seja, é bem visto. Esse fato pode garantir um preço diferenciado e melhorar a proposta apresentada.

Quando for fazer a cotação do seguro veicular, não se compare com seus amigos. Tenha foco no que pode deixar esse serviço mais barato e aposte nas escolhas certas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.