Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Depois que batemos o carro nem sempre dá para ligar naquele momento para a seguradora, mas você sabe qual o prazo para acionar o seguro do carro se sofrer uma colisão? Não? Falaremos mais sobre o assunto neste texto.

Muitas vezes o nervosismo e o susto após uma colisão podem fazer com que a pessoa nem lembre de acionar o seguro já no local. Por isso, é importante você saber qual o prazo para acionar o seguro do carro se sofrer uma colisão porque existe um tempo que você pode fazer isso.

A primeira coisa que precisa ser feita é tentar manter a calma e, logo depois, verificar se ninguém se machucou para que seja necessário chamar a emergência.

Se tudo estiver bem, aí é importante se atentar aos prazos e detalhes exigidos pela seguradora do sinistro, caso você tenha este tipo de cobertura na sua apólice.

Ah! Não esqueça de registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito on-line, como comprovação do ocorrido. Pegue os dados do motorista que colidiu com você e, se possível, já anote o contato de algumas testemunhas, caso seja necessário.

Qual o prazo para acionar o seguro do carro se sofrer uma colisão?
Imagem de rhonda_jenkins por Pixabay

Quando acontece a prescrição do seguro auto?

Prescrição é quando vence o prazo de um determinado serviço que, neste caso, é o tempo que o segurado tem para acionar a seguradora e realizar a comunicação do sinistro. E este prazo, determinado por lei, pode variar de acordo com cada empresa de seguro.

Por conta disso, é muito importante você estar atento a este tipo de informação quando assinar o contrato. Geralmente, a prescrição acontece após um ano da colisão. O prazo começa a ser contado a partir do dia do acidente.

Porém, existe um outro detalhe. Quando no acidente tiver envolvimento de terceiros, este tempo de prescrição sobe para 3 anos.

E, claro, que você só poderá acionar a seguradora se no seu contrato estiver contemplada a cobertura para terceiros. Caso contrário, você deverá arcar com os custos do conserto do carro que você bateu.

Como acionar o seguro do carro

Se você sofreu uma colisão e precisa acionar o seguro, vai precisar fazer alguns passos. Após a abertura do sinistro, a empresa terá, no máximo, até 30 dias para realizar o conserto do seu carro e do terceiro, se houver.

1- Tenha os documentos básicos

Antes de ligar na seguradora, já separe os seus documentos e o do veículo para facilitar o cadastro do sinistro. São eles

  • Boletim de ocorrência com detalhes do sinistro;
  • Documento do veículo;
  • Carteira de motorista do condutor.

2- Aguarde a vistoria

Depois de comunicar o seguro da colisão, você deverá levar o seu carro para passar pela vistoria no local agendado pela seguradora. Lá, o carro passará por algumas etapas:

  • Vistoria de constatação – que, basicamente, é análise dos danos causados no carro após da colisão;
  • Previsão de conserto do veículo – este é o momento que será feito o orçamento do conserto e, consequentemente, será estabelecido o prazo de entrega do carro. Neste momento, é legal ficar atento do valor da franquia para decidir se irá acioná-la ou se vale a pena fazer o pagamento por fora;
  • Conserto do veículo – após todo o orçamento aprovado, o carro vai para o conserto na mecânica indicada pela seguradora

Se no momento da vistoria, os técnicos avaliarem que o automóvel deu perda total, você será indenizado com o valor integral do veículo (muitas utilizam a tabela Fipe para o cálculo) pela sua seguradora.

Você teve algum problema de colisão? Conseguiu cumprir o prazo para acionar o seguro do carro? Compartilha a sua experiência conosco!

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *