Cote o seu plano de saúde online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

ilustração de um médico

Quando estamos à procura de um plano de saúde é normal sugerem várias dúvidas. Por isso, neste texto, falaremos se plano de saúde empresarial tem carência.

O setor de plano de saúde teve uma alta nos últimos e com ele vem as dúvidas sobres os detalhes relacionados a contratação do benefício. Então, saiba se plano de saúde empresarial tem carência. 

Atualmente, quase 49 milhões de brasileiros possuem plano de saúde, segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Esta elevação também aconteceu depois da pandemia, já que as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde.

Mesmo o Brasil sendo um país que tem uma saúde gratuita, o SUS (Sistema Único de Saúde), muitas pessoas optam em contratar um plano de saúde, pois devido à grande demanda a fila de espera, principalmente, para exames e pronto-socorro é grande.

Então, se faz parte do público que está à procura de um plano de saúde, vamos explicar um pouco sobre a carência nas opções de planos empresariais. 

Plano de saúde empresarial tem carência? Entenda como funciona!
Imagem: Getty Images

Saiba se o plano de saúde empresarial tem carência

O primeiro passo é entender o que significa a palavra carência em um plano de saúde empresarial. Esta palavra quer dizer que o tempo que o funcionário e os seus dependentes vão precisar esperar para ser atendido pela operadora.

O prazo não é igual para todos os procedimentos e os planos de saúde respeitam o período estipulado pela ANS, não permitindo que nenhuma operadora acrescente um prazo dependendo do atendimento.

Mas, claro, que a dúvida é: afinal, plano de saúde empresarial tem carência? A resposta é depende. Se a empresa tiver menos que 29 funcionários, eles serão obrigados a cumprir a carência. Porém, as empresas com mais de 30 colaboradores não têm carência para atendimento.

Como é a carência para o plano de saúde empresarial?

Então, caso a empresa que você trabalha tenha menos que 29 funcionários, entenda como a carência é estipulada pelo plano de saúde.

Uma coisa que você precisa ter em mente é que a empresa deverá passar todas as informações para os seus colaboradores. Normalmente, o tempo estipulado pelos planos de saúde empresarial funciona seguinte forma:

  • Prazo de 24 horas para atendimento de urgência e emergência;
  • 180 dias (6 meses) para consultas, exames, internações e cirurgias;
  • 300 dias (10 meses) para realização de partos. Aqui tem uma exceção porque, em casos de partos prematuros oriundos de complicações durante a gestação que coloquem em risco a vida da mãe e do bebê, o plano pode dar cobertura antes do prazo da carência. Isso acontece porque é considerada uma situação de urgência e emergência;
  • 24 meses (2 anos) para alguns procedimentos de alta complexidade relacionados a lesões preexistentes e doenças.

Ah! Isso vale tanto para os titulares quanto para os seus dependentes.  

Já para a empresa com mais de 30 funcionários, não terá carência desde duas regras sejam cumpridas:

  • Se o colaborador já estiver na empresa e ela contratar um plano de saúde empresarial, ele deve ser vinculado no prazo máximo de 30 dias após a data de vigência do contrato com a operadora;
  • Os funcionários que forem contratados após a assinatura do contrato com o plano de saúde precisam ser cadastrados na operadora em até 30 dias a partir da data de admissão. Se isso não acontecer, o colaborador deverá esperar a próxima campanha para entrar.

Lembrando que o plano de saúde empresarial não é uma obrigação da empresa e o funcionário também tem liberdade em não aceitar este benefício.

Caso ele aceite entrar no plano da empresa, será descontado em folha de pagamento o valor acordado para cada pessoa. Geralmente, as operadoras aceitam os seguintes dependentes: cônjuge e filhos. 

Vantagens de oferecer um plano de saúde empresarial

Quem não gosta quando a empresa aumenta os benefícios, não é mesmo? E a constatação de um plano de saúde empresarial pode fazer com que um funcionário trabalhe muito mais motivado. Afinal de contas, a preocupação com a saúde é uma coisa que tira a concentração de qualquer pessoa, concorda?

Além disso, muitas pessoas deixam de fazer um plano de saúde por conta do preço e com a opção de contratar junto com a empresa pode ajudar, já que os valores são bem menores.

familia se divertindo na praia
Garanta o bem-estar da sua família e invista em um plano de saúde.

E aí? A sua empresa já oferece este benefício aos seus funcionários?

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *