Cote o seu plano de saúde online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Muitas cirurgias deixam as pessoas em dúvida sobre a cobertura. Por este motivo, vamos explicar se o plano de saúde cobre labioplastia ou não.
Diferente do que as pessoas pensam, a labioplastia nem sempre acontece por conta de um procedimento estético. Claro, que existe a demanda pelo fato da estética, mas ela também pode acontecer por algum tipo de problema. E é, por isso, que surge a dúvida: Plano de saúde cobre labioplastia? Veja se tem direito ou não!
Para se ter uma ideia da procura por este tipo de procedimento, só em 2022, no Brasil, foram mais de 20 mil labioplastia realizadas em mulheres, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética Com estes números, o Brasil é o país que mais realiza esta cirurgia, deixando os Estados Unidos na segunda posição. A maioria dos pacientes têm de 28 a 34 anos.
Mas você sabe se o plano de saúde cobre labioplastia? Falaremos mais sobre o assunto neste texto.
Como é feita a labioplastia?
Antes de saber sobre a cobertura do plano de saúde, é legal entender o que é esta cirurgia, também conhecida como ninfoplastia.
É basicamente a forma de reduzir os pequenos lábios vaginais de pessoas que podem estar sofrendo com problemas de hipertrofia na região, já que eles são maiores que os grandes lábios.
A cirurgia é indicada quando a pessoa tem dores e desconfortos, principalmente, durante a relação sexual por conta do tamanho dos lábios. Além disso, a mulher pode ter vergonha e sofrer com baixa autoestima.
Após o procedimento, alguns benefícios são produzidos. São eles:
- Aumento da autoestima na mulher em voltar a usar roupas mais justas sem marcar os lábios;
- Melhora na vida sexual, pois terá redução de dores e desconfortos;
- Prevenção de infecções, já que a cirurgia evitará o acúmulo de urina entre os lábios vaginais.
O procedimento acontece de forma rápida, no máximo, uma hora e a mulher recebe alta do hospital no dia seguinte da cirurgia. Sobre a anestesia é feita de forma local.
Porém, é preciso se atentar ao período de recuperação que pode ser de 10 a 15 dias, de repouso total, dependendo do organismo de cada pessoa.
Após a cirurgia, uma das posições mais confortáveis, até a recuperação completa, é deitada. Desta forma evita o inchaço e dores na região operada. Já sobre a volta da vida sexual e exercícios físicos, o indicado é esperar por 45 dias.
Descubra se o plano de saúde cobre labioplastia
A resposta é sim, mas não pode ser por finalidade estética e, sim, reparadora. A labioplastia, uma cirurgia íntima, consta na lista de procedimentos incluídos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que faz com que os planos de saúde ofereçam, pelo menos, a cobertura mínima.
Por este motivo, se o procedimento for para reparar algum problema, o plano de saúde dará toda a cobertura ao beneficiário.
Para saber sobre a necessidade do procedimento, é indicado ir aos médicos especialistas com, por exemplo, cirurgião plástico ou ginecológico, que conseguirão identificar se é preciso fazer a labioplastia ou se existe outro tipo de tratamento.
Mas é possível encontrar planos de saúde que possuem este tipo de cobertura como um diferencial para atrair mais clientes. Se tiver dúvida sobre a cobertura do seu plano de saúde, entre em contato com a operadora para esclarecer todos os pontos.
Mas será que vale a pena realizar uma labioplastia?
Quando o procedimento não é estético, esta resposta fica mais difícil. Porém, quando optamos passar por uma cirurgia para ficar mais bonito, por exemplo, devemos colocar alguns pontos na balança para analisar se vale a pena, já que mesmo sendo uma cirurgia pequena existem os seus riscos.
Por este motivo, tenha o acompanhamento sempre de um profissional de sua confiança. Se você tem dúvidas sobre o procedimento, busque por informações e avalie todas as situações de passar pela labioplastia.
Lembrando que esta técnica não é indicada para menores de 18 anos ou mulheres que estejam grávidas. Outros fatores também podem impedir o procedimento, como, por exemplo, problemas cardíacos ou diabetes.
Então, agora que você já sabe sobre a cobertura do plano de saúde sobre a labioplastia, procure um profissional capacitado.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
2 Comentários
Olá ! Gostaria de saber quanto está custando fazer essa cirurgia sem ter o plano , no particular.
Olá, Lúcia. O custo de uma cirurgia como a labioplastia pode variar bastante dependendo do local e do profissional, mas sem plano de saúde, você pode precisar arcar com o valor total. Para saber o valor exato, o melhor é entrar em contato diretamente com clínicas e hospitais para obter orçamentos específicos.
Atenciosamente,
Equipe Smartia.