Seja por decisão própria, ou indicação médica, muitas mulheres acabam tendo seus bebês por meio do parto cesárea. Mas será que o plano de saúde Unimed cobre cesárea?
Mesmo não sendo o tipo de parto mais recomendado (o parto normal é a opção considerada mais saudável pelos médicos, tanto para a mãe, quanto para o bebê), existem casos onde o nascimento via cesárea é indicado pelos médicos.
Além disso, existem casos onde as futuras mães optam por essa forma de nascimento. Mas será que o plano de saúde Unimed cobre cesárea?
Quais são as regras para parto cesária?
Por envolver uma operação, os partos via cesárea não são os mais recomendados pelos médicos.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), seria ideal que a taxa de cesáreas realizadas não ultrapassasse 15% dos partos, número esse que está bem longe da realidade brasileira.
Só em São Paulo, em um levantamento feito em hospitais particulares, apurou-se que só em 2020, 80% dos partos aconteceram por esse meio.
Conheça as regras
Para tentar alcançar a meta de diminuir o número de cesáreas no Brasil, a ANS (Agência Nacional de Saúde) implementou algumas regras, e desobriga as operadoras de plano de saúde a fornecer cobertura para tais partos, ou seja, partos cesárea, quando não recomendados por médicos, só são cobertos pelos planos, se estes quiserem.
A exceção é quando há indicação médica, nesses casos, a cobertura é obrigatória.
Na prática, mesmo com a regra, a grávida ainda pode optar por esse meio de nascimento, mas caso faça essa escolha, ela deverá assinar um termo de responsabilidade, informando que está ciente e assume a responsabilidade por quaisquer riscos.
Vantagens do parto cesária
Apesar de não ser o mais recomendável, ou o mais seguro, existem algumas vantagens para quem opta por um parto tipo cesariana. Entre os benefícios mais comuns estão:
- Acompanhamento médico: em um parto agendado previamente, é possível ter a certeza de que será atendida pelo médico escolhido, o que nem sempre acontece em partos normais, onde é impossível prever com exatidão a data do nascimento;
- Tranquilidade: Por acontecer de forma controlada, os pais sentem-se menos pressionados e ansiosos. O parto, via cesárea, costuma ser rápido, levando em média aproximadamente 30 minutos para o nascimento. Nesse tipo de parto, a mãe costuma ser anestesiada apenas da cintura para baixo, estando totalmente consciente, porém sem sentir dor, durante o nascimento;
- Nascimento tardio: Em um parto desse tipo, o bebe não corre o risco de nascer após as 42 semanas, o que evita uma série de complicações para o recém-nascido;
- Riscos: Apesar de aumentar o risco de hemorragia, esse tipo de parto também reduz alguns riscos, como a incontinência urinária e o prolapso de bexiga ou uterino.
O plano de saúde Unimed cobre cesárea?
A resposta é sim, tanto para as cesarianas por indicação médica, quanto para as eletivas, desde que a gestante assine o termo de responsabilidade.
Algo que o paciente deve lembrar é que os custos com o parto (independente do tipo escolhido) só estarão cobertos se o plano de saúde da gestante for hospitalar com obstetrícia, e se o prazo de carência (de 300 dias) já tiver sido cumprido.
Para que o parto possa ser coberto quando o prazo de carência ainda não estiver terminado, em alguns casos é possível que haja uma negociação entre o paciente e a operadora, onde o conveniado paga taxas extras para “pular” a carência.
Outro detalhe é que em casos de emergência, a gestante não precisa cumprir a carência.
Para quem não tem um plano que cubra partos, é possível fazer a cesária pagando de forma particular?
Para tais casos, é preciso que o paciente entre em contato com a central de atendimento do plano e questione, pois existem regras diversas.
Nesses casos, também é importante considerar os outros custos envolvidos, comparando-os com as coberturas disponíveis no plano de saúde contratado.
Em geral, além da cirurgia em si, estão envolvidos custos com o anestesista, internação e em alguns casos, exames. É importante conferir também se as consultas e exames do pré-natal estão cobertos e com o prazo de carência cumprido.
Plano de saúde Unimed e a cobertura para partos
Caso esteja grávida, ou planejando engravidar, confira no contrato do seu plano de saúde quais são as coberturas vigentes, e as carências aplicadas.
Em geral, o plano de saúde Unimed que cobre cesárea, possibilita que o bebê possa ser atendido, dentro do plano dos pais, pelos primeiros 30 dias de vida. Após esse período, é necessário incluir a criança no plano de saúde dos pais.
*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.