Cote o seu plano de saúde online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Esta é uma das perguntas que mais passam pela cabeça das mulheres, não é mesmo? Por isso, mostraremos neste texto se o plano de saúde cobre silicone.

O aumento de cirurgias plásticas no Brasil é grande e é até normal que também cresça a dúvida sobre se o plano de saúde cobre silicone.

Para se ter uma ideia, o Brasil é líder mundial quando o assunto é cirurgia plástica. De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), são mais de 1,5 milhão de procedimentos realizados por ano. Ainda segundo a pesquisa, a lipoaspiração é a mais realizada, seguida de implante de silicone e abdominoplastia, na terceira posição

A busca por implante de silicone nem sempre é uma motivação estética. Pode ser por conta de uma doença ou até mesmo por um problema psicológico, devido à insatisfação do tamanho dos seios, por exemplo. 

Por não ser uma cirurgia muito barata, as pessoas tendem a buscar os planos de saúde para saber se eles cobrem o procedimento. Você sabe se o plano de saúde cobre silicone? Iremos explicar melhor no texto.

Plano de saúde cobre silicone?
Imagem: Getty Images

O plano de saúde cobre silicone?

A resposta é sim, porém, você precisa ficar atento na cobertura do seu plano porque isto só acontece em alguns casos específicos. A cobertura não é para todos.

De acordo com regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos de saúde são obrigados a cobrir a cirurgia de implante de silicone se o procedimento não for por motivos estéticos. E, por isso, não existe um plano específico que realize o procedimento em outros casos.

Sendo assim, o plano de saúde cobre silicone caso a mulher precise, por exemplo, realizar a reconstrução da mama após um câncer de mama ou qualquer outro tipo de trauma que fuja da questão estética.

Importante pontuar que, se o plano de saúde concordar em cobrir o procedimento de implante de silicone, ele irá arcar com todos os custos com os médicos.

Se você acabou de contratar o plano de saúde, terá que esperar o período de carência, que costuma ser de 180 dias, para realizar a cirurgia.

Para tentar conquistar alguns clientes mais premium, alguns planos de saúde trazem a possibilidade do paciente realizar cirurgias plásticas.

Como fazer a solicitação do procedimento no plano de saúde?

Se você está dentro das normas estabelecidas para que o plano de saúde realize a cobertura da cirurgia do silicone, também conhecida como mamoplastia, saiba quais são os passos que devem ser dados.

Da mesma forma que outros tipos de cirurgias, é necessário enviar para o plano de saúde o encaminhamento médico para poder realizar o procedimento.  Se o plano de saúde não aceitar o laudo médico, a operadora poderá solicitar a avaliação por outro médico.

Se tudo estiver de acordo, o plano de saúde vai determinando os próximos passos até chegar o dia da cirurgia.

Outros procedimentos cirúrgicos que são cobertos pelo plano de saúde

Além da cirurgia de silicone de forma não estética, os planos de saúde cobrem alguns outros procedimentos. São eles:

  • Blefaroplastia – Que seria um procedimento cirúrgico para retirada do excesso de pele das pálpebras. Em alguns casos, ele também pode ser considerado estético, porém, se a pessoa tiver muita pele e com isso não conseguir enxergar direito, por exemplo, o plano deverá cobrir a efetivação desse procedimento;
  • Quelóides, Queimaduras ou cicatrizes – O procedimento para realizar a reparação destes problemas deve estar prevista na cobertura do plano de saúde, de acordo com as regras da ANS. Claro, que alguns podem entender que é uma cirurgia estética, mas os problemas podem causar problemas emocionais no paciente e, desta forma, o procedimento é usado para restabelecer o bem-estar.
  • Excesso de pele – Este acaso acontece bastante com pacientes que foram submetidos a cirurgia bariátrica ou redução de estômago e, por conta do emagrecimento, acabam tendo um acúmulo de pele principalmente na região abdominal. O plano de saúde é obrigado a realizar a cobertura da cirurgia sem cobrar nenhum extra do paciente.

Pronto! Agora que você já conhece as regras e se o plano de saúde cobre silicone, compartilhe com a gente se você já realizou algum procedimento que teve cobertura de alguma operadora de saúde.

familia se divertindo na praia
Garanta o bem-estar da sua família e invista em um plano de saúde.
Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *