Saiba como funciona o consórcio Nissan

O consórcio Nissan é uma forma da montadora facilitar a compra ou troca do carro. O valor é pago parcelado com cobrança de juros.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Nissan Versa e Kicks são apenas alguns dos modelos dessa montadora. As pessoas desejam ter um desses veículos e podem optar pelo consórcio Nissan para comprar.

Ter um carro Nissan é o sonho de muita gente e a escolha pode se basear em diferentes fatores. Pode ser pelos recursos que o veículo oferece, design, montadora e outros. Não importa o motivo, ele sempre tem seu preço.

Para conseguir pagar o melhor valor pelo carro sem comprometer o orçamento, muita gente opta por fazer um consórcio Nissan.

Saiba como funciona o consórcio Nissan

Imagem: Getty Images

O que é o consórcio Nissan?

O consórcio Nissan é uma forma de programar a compra do seu carro. Ele funciona com grupos que se reúnem por meio de uma administradora. Mensalmente esse grupo paga uma quantia para a formação de um fundo. Os recursos reunidos são usados para comprar o bem dos participantes do grupo.

Ele serve como uma compra programada por que para comprar o veículo a pessoa precisa ser contemplada. Mensalmente pelo menos um é sorteado e recebe a carta para adquirir o carro. Até o final do consórcio Nissan todos receberão a carta para fazer a compra.

Quanto custa o consórcio Nissan?

Existem diferentes planos para quem deseja participar do consórcio. O valor das parcelas e a quantidade delas dependerão do valor do crédito a ser recebido para a compra. Os planos costumam durar entre 36 a 84 meses.

Conforme o veículo que pretende comprar é possível escolher quanto receberá ao ser contemplado. Com base nisso é que será selecionado o plano mais adequado.

Apesar do valor ser pago parcelado, a vantagem do consórcio Nissan é que não existe cobrança de juros. Existe apenas a taxa de administração que é acessível.

Uma das opções de planos é o Mais por Menos. Nele o consorciado paga um valor 25% menor do fundo comum. Somente após ser contemplado, o valor restante será diluído nas demais parcelas.

Como antecipar a contemplação?

Para receber a carta de crédito que permite a compra do veículo, a pessoa precisa ser sorteada. Caso não queira esperar, é possível dar um lance.

O lance é uma oferta que disponibiliza um valor, caso seja o maior ocorre a contemplação. Existem diferentes tipos de lance.

Uma das formas é usar o seu veículo como lance. Nesse caso o carro será avaliado e o valor da avaliação funcionará como lance. Outra possibilidade é usar até 25% do crédito para dar um lance.

Sempre que um valor é oferecido nessa modalidade, ele é usado para quitar as parcelas restantes do consórcio Nissan.

Como não perco o poder de compra?

Como alguns consórcios Nissan podem durar anos, é preciso garantir que no momento da contemplação haverá recursos suficientes para comprar o carro.

Por conta disso, as tarifas e opções de crédito sofrem reajustes anuais de acordo com a tabela IPCA. Isso significa que anualmente podem ocorrer reajustes.

Essa é a melhor maneira de garantir que ao receber a carta de crédito garantirá o poder de compra e que os valores estarão atualizados.

O que posso comprar com a carta de crédito?

A carta de crédito funciona como dinheiro. Ela será entregue ao consorciado para que ele compre o veículo. Com ela em mãos basta ir a uma concessionária, escolher o carro e a administradora fará o pagamento conforme o valor do veículo e crédito.

Ao receber a carta é possível optar pela compra de um carro novo ou seminovo.

É preciso analisar as regras de cada grupo, pode ser que a carta sirva apenas para comprar um determinado modelo de carro. Em outras situações se tem o valor livre para adquirir qualquer modelo da montadora.

O consórcio Nissan pode permitir ainda outros usos para o dinheiro. Se após comprar o carro ainda sobrar crédito, até 10% do total pode ser usado para pagar outras despesas como IPVA, transferência, despachante e outros.

Para quem tem financiamento do carro e uma instituição financeira, pode usar o valor para quitar a dívida.

O que acontece se atrasar as parcelas?

É muito importante manter os pagamentos em dia. No caso de atraso, além de ter de pagar juros e multa, a pessoa pode ser excluída.

Inicialmente se deixa de participar dos sorteios, dessa forma não será contemplada. Persistindo o atraso, a pessoa pode ser excluída do grupo de consórcio Nissan conforme previsto no contrato.

Por isso, percebendo que não conseguirá pagar, procure a administradora para tentar chegar em um acordo. Pode ser até mesmo a mudança para um grupo de menor valor de crédito.

O consórcio Nissan pode ser interessante para comprar ou trocar seu novo veículo, pois, permite lances com o seu veículo usado.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *