Cote o seu consórcio online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Ilustração de hoem segurando um guarda-chuva

Sabia que é possível ter um consórcio de moto usada? É isso mesmo! Saiba como funciona e se vale a pena contratar.

A contratação de consórcios cresceu muito no Brasil nos últimos anos, principalmente, por ser uma forma de comprar um veículo novo ou usado sem ter diversas burocracias. Por conta disso, vamos mostrar neste texto como funciona o consórcio moto usada e falaremos se vale a pena, afinal, nem sempre comprar uma moto zero é a melhor opção.

Cada empresa tem a sua forma de oferecer o consórcio moto com prazos e modelos diferentes, por isso, é importante avaliar qual cabe melhor no seu bolso.

Ah! Importante antes da contratação do consórcio, é necessário ter a certeza de que a empresa está apta para venda dos produtos. Em caso de dúvida, faça pesquisas na internet.  A administradora deve ser cadastrada no Banco Central.

Pronto! Agora, explicaremos como funciona o consórcio moto usada e se vale a pena.

Como funciona o consórcio moto usada? Vale a pena?
Imagem de  林阿偉 / Pexels

Como funciona o consórcio moto usada?

Assim como o consórcio de moto zero quilômetro, o consórcio moto usada tem a mesma forma de contratação onde existe é necessário um grupo de pessoas que pagam prestações mensais rumo ao objetivo, que é a carta de crédito para a compra de uma moto.

Funcionando como se fosse uma poupança, o consórcio de moto usada também é possível realizar lances e existem sorteios que podem fazer com que as pessoas que fazem parte daquele determinado grupo possam ter a carta de crédito antecipada.

No caso do lance, ele funciona muito parecido com um leilão, ou seja, quem der um lance maior (de forma proporcional ao valor que foi contratado), será contemplado com a carta de crédito.

Antes de fechar o consórcio, pesquise bastante sobre qual é a moto que você quer comprar para que saiba exatamente o valor que precisa solicitar para a empresa.

Legal pontuar também que você poderá usar até 10% do valor contemplado para despesas de documentação e até mesmo do seguro da moto.

Conheça algumas vantagens de contratar um consórcio moto usada

Mas será que vale a pena ter um consórcio moto usada? Para te ajudar nesta decisão, vamos listar algumas vantagens de contratar este tipo de serviço:

1 – A contratação não tem burocracias

Diferente de um financiamento com um banco, a contratação de um consórcio de moto usada não tem nenhuma burocracia e é muito fácil de contratar. E ainda não necessita de entrada, como muitos financiamentos exigem.

A contratação é feita apenas com a apresentação de alguns documentos básicos como, por exemplo, documento com foto e comprovante de residência.

2 – Opção ideal para quem não tem pressa

Como você, teoricamente, só terá a carta de crédito ao final do contrato, o consórcio de carro é ideal para a pessoa que não tem pressa de ter o veículo rápido. Dependendo do prazo escolhido, pode demorar uns 60 meses para conseguir comprar a sua moto usada.

3 – Forma de fugir dos altos juros

Desta forma, a pessoa que contrata um consórcio, não paga juros e, sim, apenas uma taxa administrativa. Bem diferente do que acontece quando contratamos um financiamento, que muitas vezes nos faz pagar por dois veículos.

4 – Parcelas que cabe no bolso

Como você poderá escolher quanto pode pagar por mês, fazer um consórcio moto usada pode ser uma grande vantagem, sendo mais fácil de achar um produto que realmente cabe no bolso. Por isso, é importante você escolher uma parcela que conseguirá pagar todos os meses, pois se você for sorteado e não tiver com as parcelas em dia perderá a oportunidade de pegar a sua carta de crédito.

mulher entregando chaves do carro
O consórcio é a chave para conquistar seus objetivos. Faça já sua cotação.

5 – Possibilidade de negociar melhor

Por ter uma carta de crédito na mão, o que pode fazer você realizar a compra da moto à vista, te ajudará a negociar melhor com o vendedor conseguindo, quem sabe, até um desconto. Já sabe qual é o modelo que você comprará com um consórcio moto usada? Deixe aqui nos comentários!

2/5 - (9 votos)

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Quer saber mais? Veja Também!

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *