Quando fizer a cotação de seguro online, considere, por exemplo, comparar os produtos de diversas operadoras e contratar apenas as coberturas que realmente lhe forem úteis.

A cotação de seguro online, sem dúvidas, facilita consideravelmente a contratação do serviço. Porém, algumas práticas são valiosas para escolher o produto sem gastar tanto. Confira, a seguir, 10 dicas na hora de fazer cotação de seguro online que ajudam a economizar.

Inicialmente, cotar com diferentes seguradoras é o primeiro passo para economizar na cotação de seguro online. Entretanto, esta não é a única forma de obter o melhor preço. Mesmo porque cada empresa disponibiliza seguros e coberturas diferentes para o mesmo fim.

Por isso, vale ter atenção a cada proposta e item, a fim de não cometer erros na ânsia de obter o melhor preço. Afinal, mais do que a cotação de seguro online, você adquire um produto de proteção para si ou bens.

10 dicas na hora de fazer cotação de seguro online que ajudam a economizar
Imagem: Getty Images

10 dicas para economizar a fazer cotação de seguro online

Mais do que analisar os preços de duas ou mais seguradoras, para economizar ao fazer a cotação de seguro online exige outros pontos de atenção. 

1 – Pesquise quais seguradoras dispõem de cotação de seguro online

Em primeiro lugar, verifique quais seguradoras oferecem o tipo de proteção que você precisa. Seguro auto? Seguro viagem? Seguro de vida? Em seguida, escolha entre aquelas que disponibilizam a opção da cotação de seguro online.

Isso não vai ser muito difícil porque, teoricamente, a grande maioria das empresas possuem essa função em suas plataformas. Para facilitar, selecione as mais conhecidas e de maior portfólio.  

2 – Cote entre várias seguradoras

Encontrou as seguradoras que disponibilizam a cotação seguro online? Então, não fique em apenas uma ou duas. Faça suas comparações entre o maior número possível de empresas para ter boas referências.

3 – Não contrate o seguro em cima da hora

Um dos maiores erros ao contratar seguro é fazê-lo com pressa, dificultando a decisão mais acertada. Por isso, quando decidir por fazer uma cotação, separe um tempo para isso, a fim de analisar cada ponto com calma. 

4 – Conte com sites especializados para a cotação de seguro online

Para ajudar nessa missão de economizar na contratação, conte com sites especializados em seguros. Neles, é possível inserir o tipo de proteção que precisa, suas características, demandas e perfil.

A partir destes dados, a empresa listará todas as opções que melhor cabem no seu perfil, detalhando empresas, tipos de seguro, cobertura e valores. Assim, fica bem mais fácil comparar entre as opções.

5 – Compare os preços e coberturas

Está com todas as opções em mãos? Compare cada cobertura disponibilizada pelas empresas, tanto no que toca a itens quanto valores. O objetivo é certificar-se de optar por aquela que dispõe do melhor custo-benefício.

6 – Cheque se a seguradora é credenciada à Susep

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é a entidade reguladora dos planos e seguros no Brasil. Logo, o primeiro passo antes de contratar qualquer serviço do tipo é checar se a empresa é credenciada.

Isso valida a autorização em oferecer seguros no mercado, bem como proteção em caso de reclamações, por exemplo.

7 – Opte pela proteção que realmente precisa

O seguro é o tipo de serviço que contratamos para não usar. Pois, uma vez acionado, significa que estamos com algum problema. Na ânsia de termos uma proteção completa, caímos na armadilha de contratar itens que sequer seriam necessários. 

Por isso, uma das dicas para economizar ao fazer cotação de seguro online é escolher apenas a cobertura necessária à sua demanda.

8 – Seja transparente na cotação de seguro online

Vários fatores influenciam na precificação de um seguro, entre eles:

  • idade da pessoa; 
  • ano e modelo do veículo (se for um seguro auto);
  • gênero;
  • estado civil.

Por isso, ao fazer a cotação, seja transparente e não informe dados falsos. Afinal, na hora de assinar o contrato, qualquer informação será verificada, então, de nada adianta mentir.

9 – Escolha a franquia adequada ao seu perfil 

A franquia é o que a pessoa segurada paga à empresa quando há sinistros que resultem em perdas parciais. A partir disso, a seguradora precisa resolver o problema, seja no conserto de um veículo ou recuperação de itens de um imóvel.

Há três tipos de franquia, sendo elas a normal, reduzida (prêmio  maior) e a ampliada (prêmio menor). O valor do prêmio não deve ser o único critério de escolha, mas também o seu próprio perfil.

Faça as devidas análises cuidadosamente, pois o valor da franquia tem influência direta sobre o valor final do produto.

10 – Peça ajuda a uma pessoa corretora

Não é porque você vai fazer uma cotação de seguro online que não precisa da ajuda de uma pessoa corretora. Pelo contrário, é com ela que obterá as orientações para escolher bem o seguro.

Logo, em caso de dúvidas, acione o profissional para analisar as opções e até preencher a documentação referente à contratação.

Em suma, existem várias dicas para economizar ao fazer a cotação de seguro online. Por isso, faça suas pesquisas com calma, analise bem cada opção, sempre conforme o seu perfil, e conte com a ajuda de profissional especialista. Trata-se de um produto importante que, em vez de transtornos, deve lhe ajudar nas urgências.

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *