Valores de cobertura, planos e abrangência, bem como reputação da empresa são alguns dos itens fundamentais a olhar quando cotar um seguro.
A hora de cotar um seguro é, sem dúvida, o momento mais importante da contratação. Afinal, é quando avaliamos coberturas, áreas de abrangência e valores. Porém, diante da variedade de operadoras de seguro existentes, há itens importantes a considerar no momento de cotar e contratar um seguro.
Embora a contratação de seguros, principalmente os de proteção à vida, não sejam uma tradição no Brasil, a tendência é que a solicitação pelo serviço cresça de forma gradual. Segundo relatório da Superintendência de Seguros Privados (Susep), entre janeiro e dezembro de 2021, o faturamento dos mercados supervisionados aumentou 65%.
Além de dicas para economizar na contratação, é imprescindível ter fatores em mente ao cotar um seguro. Confira quais são e garanta segurança na transação.
O que saber ao cotar um seguro?
1 – Compare valores e coberturas
Primeiramente, o ideal é selecionar três entre as melhores seguradoras e, nelas, analisar planos e coberturas (proteções), bem como benefícios adicionais. A partir daí, o preço da contratação. Lembre-se de optar por aquela que disponibilizar melhor custo-benefício, em especial, atendendo à sua necessidade.
2 – Estude cada nomenclatura ao cotar um seguro
As cláusulas e propostas de seguro possuem nomenclaturas distintas relacionadas, principalmente, aos tipos de cobertura, planos, abrangência e apólice. Por isso, estude cada um destes termos para ter a certeza do que se tratam e, assim, não contratar nada que não precise.
Mais ainda, pensar que tem o direito sobre determinada cobertura que sequer estava no contrato.
3 – Não se preocupe com restrições no nome
Quem tem nome sujo pode fazer seguro? Sim! A contratação de um seguro, seja qual for, independe de restrições. Logo, se for cotar um seguro e a operadora lhe negar por este motivo, acione as agências reguladoras, como a Susep.
4 – Confira o valor da franquia
A franquia é o valor que a pessoa segurada paga à empresa quando ocorre um sinistro. Um dos itens ao cotar um seguro é justamente esse montante. Considere que, quanto maior o valor da franquia, menor o valor do seguro. Importante avaliar tanto o seu estilo de vida quanto o orçamento, principalmente se a contratação for de um seguro auto.
5 – Os tipos de bônus
O bônus é o desconto que a pessoa segurada tem quando troca de seguradora ou simplesmente renova o seguro. O desconto é dado conforme os pontos do usuário, acumulados a cada ano de renovação. Vale a pena consultar as regras da operadora porque estas reduções representam uma boa vantagem.
6 – Confirme a assistência 24 horas
O seguro é um serviço que, normalmente, é acionado totalmente fora de hora, já percebeu? Logo, quando cotar um seguro, conforme se a operadora disponibiliza assistência 24 horas, bem como as formas de atendimento. Nisto, qual a rede credenciada para checar as opções mais próximas de você.
7 – Atente-se às condições do contrato
Sempre que cotar um seguro, tenha atenção a cada termo, cláusula e cobertura. Este cuidado deve seguir até o momento de fechar o contrato, inclusive sobre erros de digitação. Qualquer discrepância pode fazer com que você perca o direito à cobertura.
8 – Confie na cotação online
Por que, ao cotar um seguro, não optar pela cotação online? Existem, inclusive, insurtechs que reúnem as melhores seguradoras do mercado e listam as opções conforme suas necessidades. O serviço virtual agiliza o processo, viabilizando economia de tempo e dinheiro.
9 – Cheque a reputação da empresa ao cotar um seguro
Antes de fechar qualquer contrato, não se esqueça de conferir a reputação da empresa. Verifique se é certificada e supervisionada pela Susep, reguladora do setor. Veja, também, quais são os índices de reclamações em sites, como Consumidor.gov.br e Reclame Aqui. Por fim, busque recomendações de outros clientes da empresa.
10 – Tire suas dúvidas durante a cotação
Finalmente, ao cotar um seguro, tire todas as dúvidas possíveis com a pessoa corretora antes de fechar. Este é o momento de pedir orientações, esclarecer dados da cobertura e abrangência, planos e valores.
Viu tudo o que precisa saber ao cotar um seguro? Avalie as opções com calma, comparando empresas, valores e coberturas. Confirme a reputação da empresa e os índices de satisfação dos clientes. E jamais deixe para fechar o serviço de última hora. Seguro é um produto a ser analisado com calma para não ter dores de cabeça depois.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário