Vai viajar de carro? Não pegue a estrada antes de ler esse guia!

Compartilhe em suas redes:

Viajar de carro é uma delícia e pode proporcionar excelentes momentos e memórias. No entanto, para que isso aconteça sem surpresas desagradáveis ou maiores problemas, é importante se atentar a algumas situações antes de você pegue a estrada.

Viajar de carro é uma das coisas mais legais e aventureiras que existem atualmente. Mas, para que isso aconteça de uma maneira segura, divertida e muito tranquila, existem alguns cuidados e dicas que podem se providenciados antes de pegar a estrada.

Se você está pensando em realizar uma viagem dessas, preciso acompanhar esse guia completo e conhecer todas as dicas para viajar de carro de maneira divertida e muito segura. Descubra mais a seguir.

Vai viajar de carro? Não pegue a estrada antes de ler esse guia!

Descubra quais são as dicas para viajar de carro e aproveitar plenamente

Viajar de carro requer muito mais que apenas uma revisão e o abastecimento do carro. Existem alguns detalhes importantes que podem e devem ser realizados para que sua viagem seja segura, confortável e muito divertida. Acompanhe:

  1. Conheça melhor seu veículo

Uma das primeiras coisas que podem ser feitas é a leitura do manual do seu carro. Esse é um excelente método para evitar pequenos problemas e falhas com o veículo, como maneiras de desatolar o carro, economizar combustível, atravessar áreas alagadas e muito mais. Mas, de acordo com um levantamento feito pelas montadoras de veículos, os motoristas não possuem o hábito de ler o manual de instruções do veículo.

  1. Faça uma revisão completa no carro

A revisão no carro antes de viajar é sempre necessária, mas, especialmente nos casos em que uma longa viagem for a ideia, ela deve ser muito mais completa e cuidados. Atente-se a detalhes como o limpador de para-brisa, lanternas e faróis, freios, suspensão e mais.

Veja esse guia de como fazer uma revisão completa do seu veículo antes de pegar a estrada.

  1. Deixe sua documentação em dia

Carteira de motorista, documentos do carro e documentos dos demais passageiros do veículo devem estar em dia. Essa providência ajuda a evitar problemas maiores. Isso inclui a documentação de crianças e animais de estimação.

  1. Monte um bom roteiro

Conheça o trajeto para chegar com tranquilidade ao seu destino e pesquise bem sobre o lugar que irá visitar, assim você poderá montar um bom roteiro. Tanto de trajeto até o local, como turístico. Sabendo o caminho e os lugares a visitar, sua viagem será muito mais tranquila.

  1. Prepare uma lista de músicas bem animada

Estações de rádio não funcionam na estrada, e passar longas horas apenas olhando a paisagem ao redor pode ser algo bem entediante. Então, calcule seu período de viagem e monta uma boa lista de músicas para ouvir na estrada. Assim você manterá o tédio longe.

  1. Faça reservas com antecedência

Se sua viagem é em uma época de maior fluxo turístico, não deixe para conseguir uma vaga em um hotel quando chegar ao destino. Faça uma pesquisa sobre os meios de hospedagem, considerando acesso aos pontos que pretende visitar, preços e vantagens oferecidas e cuida da reserva. Quando antes você fizer, mais confortável será sua estadia no destino.

  1. Alimente-se e durma bem antes de pegar a estrada

Dormir o suficiente e se alimentar de maneira saudável é o melhor caminho para começar uma longa viagem de carro bem. E tenha cuidado com bebidas muito estimulantes ou cheias de cafeína, elas até podem deixar você mais alerta em um primeiro momento, mas, depois promovem uma fadiga maior do que a sentida antes.

  1. Faça bons intervalos

Quanto mais distante for o destino, mais e longas paradas deverão ser feitas. Elas são importantes para que o motorista descanse um pouco da estrada e todos possam esticar as pernas e andar um pouco. Evitando assim, inchaços e dores maiores.

  1. Reveze a direção

Revezar a direção com outra pessoa fará com que ambos se mantenham em estado de alerta, além de permitir que o motorista tenha alguns momentos de descanso e observação da paisagem. Mas, se estiver viajando sozinho, procure manter sempre uma música animada tocando e as janelas abertas.

  1. Não pare em locais perigosos

Se, por qualquer motivo for preciso estacionar um pouco o veículo, faça isso em um local seguro. Em hipótese nenhuma pare o carro em acostamentos rodoviários.

  1. Pesquise a previsão do tempo

Pesquisar sobre a previsão do tempo para viajar de carro. Fará com que você monte uma bagagem apenas com roupas necessárias e evite situações como chuvas fortes ou outras situações climáticas que podem atrapalhar ou tornar sua viagem desagradável e sem segurança.

  1. Use aplicativos de celular

Existem bons aplicativos que ajudam a se organizar em uma viagem. Além de mostrar a melhor rota, alguns deles mostram o trânsito em tempo real e apontam restaurantes, postos de gasolina e estabelecimento no caminho, que podem ser interessantes. O Waze e o Google Maps, são as principais opções, mas, existem outros.

No entanto, vale dizer que todos eles possuem uma margem de erro, já que o GPS disponível para o uso civil não é tão preciso. Além disso, você pode acabar ficando sem bateria. Então não confie apenas nos apps, procure ter um mapa da sua rota, impresso em mãos, apenas como garantia.

  1. Aprenda técnicas para economizar combustível

Existem algumas técnicas para economizar combustível que podem ser aplicadas em qualquer tipo de veículo. Conheça-as melhor e faça uso delas, seus recursos financeiros serão muito otimizados durante a viagem. Evitar acelerações e freadas repentinas é uma boa maneira de conseguir isso, assim como não carregar bagagem desnecessária. Afinal, quanto mais pesado o veículo estiver, maior será o gasto de combustível para que ele se locomova.

  1. Leve dinheiro trocado

Você vai viajar de carro e não possui o equipamento do ‘sem parar’ no seu veículo? Calcule a quantidade de pedágios no caminho até seu destino e deixe o dinheiro, o mais trocado possível e em fácil acesso. Isso facilita muito o momento da parada nos pedágios.

  1. Acomode bem as crianças e deixe-as entretidas

A segurança de todos os ocupantes do veículo é importante, mas, a das crianças é responsabilidade exclusiva dos adultos presentes. Então, se for necessário, providencie a cadeirinha para elas, e as mantenha seguras. Além disso, prepare maneiras de deixa-las distraídas durante a viagem. Crianças entediadas na estrada podem ser bem desagradáveis.

  1. Seu pet vai junto, acomode-o corretamente

Vai viajar de carro e seu pet vai junto? Então providencie equipamentos adequados de segurança para seu transporte. Existem cintos de segurança, cadeiras e caixas de transporte que podem ser usados e deixarão a sua viagem e seu companheiro muito mais seguros. procure sempre optar pelo equipamento mais adequado para o porte do animal.

  1. Tenha o seguro em dia

Acidentes podem acontecer com qualquer pessoa, por mais cuidadosa e prevenida que ela seja. Por isso, é interessante que você se certifique que seu seguro auto está em dia, e tenha sempre um contato para acioná-lo facilmente caso seja preciso.

Vale a pena também verificar a cobertura territorial do seu seguro antes de viajar de carro. Fazendo isso, você ficará mais tranquilo ao saber que caso alguma coisa lhe aconteça em seu destino, você pode contar com seu seguro. Se por acaso, sua viagem de carro for internacional, procure conhecer melhor o seguro chamado “carta verde” e contrate-o. Ele é obrigatório nessas situações.

Outra dica que merece atenção é o seguro viagem. Pesquise e encontre uma empresa que o ofereça com melhores preços e benefícios. Ele pode parecer desnecessário, mas acredite, é muito útil.

  1. Prepare um lanche

A viagem será longa, ou você tem crianças no carro? Prepare um lanche leve e saudável e abasteça-se de água. Assim, caso bata aquela fome inesperada ou as crianças comecem a reclamar de fome ou sede, você não terá problemas.

  1. Evite iniciar sua viagem em horários de pico no trânsito

Além de acabar perdendo mais tempo do que o imaginado no percurso, sair em um horário de trânsito intenso deixará seus níveis de estresse muito altos para pegar a estrada. Por isso, é interessante que você dê uma olhada no fluxo da sua cidade e evite sair nos horários de maior movimento.

  1. Bebidas alcoólicas não são bem-vindas

Mesmo que bata aquela vontade irresistível de tomar uma cervejinha no almoço durante a parada na estrada, seja forte e resista. Definitivamente, bebida alcoólica e direção não combinam, mesmo que você ache que é pouco, pequenas porcentagens de álcool no sangue já são suficientes para promover a perda de reflexo e mais uma série de complicações físicas.

  1. Permita o novo

Você planejou toda a rota da viagem, mas, se deparou com algo interessante e que merece ser visitado? Pare e vá conhecer. Não deixe a chance de conhecer um lugar legal apenas porque ele não faz parte do seu planejamento de percurso.

  1. Evite se perder

Se você não conhece com certeza o caminho até o seu destino, evite entrar em atalhos e/ou cortar caminho. Mantenha-se, sempre na rota pré-estabelecida e tudo certamente dará.

  1. Vai viajar de carro alugado? Conheça o veículo

Antes de cair na estrada, procure conhecer todos os detalhes de funcionamento e desempenho do veículo alugado para a sua viagem. Assim você poderá evitar problemas causados pelo mal-uso, por exemplo.

  1. Fique atento as sinalizações

Esteja bem atento a todas as sinalizações na estrada, tanto as placas, setas e pinturas nas faixas, como os sinais dados pelos outros motoristas. Isso é muito importante para que você não se perca, nem promove acidentes.

  1. Tenha um kit de emergência disponível

Existem alguns itens que podem ser o diferencial necessário para quem vai viajar de carro. Procure deixar em uma pequena sacola de fácil acesso, itens como papel higiênico, kit de primeiros socorros, algumas peças de roupa e um carregador portátil de bateria de celular. Em uma emergência ter esses utensílios a mão pode fazer toda a diferença.

  1. Tenha uma dose extra de paciência

Uma viagem longa pode ser repleta de imprevistos, desde motoristas ‘tranquilos demais’ a sua frente, até vias repletas de obstáculos e crises de sono repentinas. Além de cuidar dos itens citados acima, vale a pena cultivar uma dose extra de paciência. Assim você poderá evitar aborrecimentos desnecessários.

Por mais longa e detalhada que esta lista possa parecer, acredite, ela bem simples de ser aplicada e poderá ser o diferencial necessário para que sua viagem seja segura, tranquila e muito divertida.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *