Como fazer uma revisão completa do carro antes de pegar a estrada

Compartilhe em suas redes:

Está planejando uma viagem de carro? Acompanhe esse artigo e veja o que é preciso para realizar uma revisão completa do carro antes de pegar a estrada.

Se você vai viajar de carro em breve, e pretende fazer isso da melhor forma possível sem ter que lidar com imprevistos ou problemas maiores. A melhor e mais necessária atitude que você deve tomar é fazer uma revisão completa do carro antes de pegar a estrada.

Por mais que todo motorista saiba que essa é uma atitude importante, alguns ainda podem se encontrar perdidos quando o assunto é uma revisão completa do carro antes de pegar a estrada. Por isso, criamos esse artigo, para que dúvidas sejam esclarecidas e informações sejam agregadas. Acompanhe e descubra mais.

Como fazer uma revisão completa do carro antes de pegar a estrada

Veja como fazer a revisão completa do carro antes de pegar a estrada

A esperada viagem de férias está chegando, você sabe que precisa realizar uma boa revisão veicular, mas, não sabe por onde começar, ou que tipos de serviços exigir em seu atendimento? Não se preocupe, você conhecerá a seguir todos os detalhes que precisão ser observados em uma revisão completa do carro antes de pegar a estrada.

  1. Profissional confiável

Comece procurando um mecânico de sua confiança. Quanto mais confiável for o profissional que revisará seu carro, menores serão as chances de você ter algum problema com o carro, mesmo depois de revisá-lo. Além disso, você também evita gastos desnecessários.

  1. Cuida dos óleos e fluídos do veículo

Verifique se a data de troca do óleo do carro está próxima e realize-a antes de viajar. Aproveite e veja a necessidade de substituir os demais fluídos como dos freios e da direção hidráulica. Lembre que a troca do fluído de freio deve ser feita sempre por um profissional. Caso você tente realizá-la poderá deixar que bolhas de ar entrem no sistema e prejudiquem o desempenho do carro.

  1. Revise os pneus

Um dos itens de segurança mais importantes de um veículo são os pneus. Por isso, é fundamental que você se atente a eles. Comece revisando o desgaste da borracha, quanto menores forem os sulcos dele, menor será a aderência do veículo a pista. Além disso, verificar as condições dele, pode te ajudar a evitar erros de calibragem. Por exemplo, pneus com a borda mais gasta demonstram que eles estão sendo calibrados menos do que o necessário. Já pneus mais gastos no centro, mostram que eles estão sendo cheios demais. Agora, se um dos lados estiver mais gasto que o outro, significa que seu carro precisa de um alinhamento urgente.

Depois de feita a revisão dos pneus, lembre-se de calibrá-los corretamente antes de pegar a estrada. A recomendação de calibragem ideal está presente no manual do veículo. E procure calibrar os pneus sempre frios, isso faz com que a pressão correta se mantenha por mais tempo.

  1. Solicite um alinhamento e balanceamento

Peça ao mecânico para que ele faça uma verificação e, se necessário realize um alinhamento e balanceamento corretos no veículo. Isso evitará que o carro puxe para um lado ou que a direção trepide. Viajar com um veículo desbalanceado ou desalinhado pode ser muito mais perigoso do que se imagina.

  1. Verifique a suspensão

Suspensões com ruídos estranhos são perigosas, por isso, peça ao mecânico que cuide delas com atenção. Afinal, se elas estiverem comprometidas, poderão causar acidentes de níveis catastróficos, especialmente em rodovias, onde uma velocidade maior é permitida. Realize a troca de peças, caso seja necessário.

  1. Lâmpadas veiculares

Lâmpadas de faróis e lanternas queimadas, além de ocasionar em multas e perda de pontos na carteira. Além de diminuir a visibilidade, especialmente a noite. Por isso, mantenha-se atento a esse detalhe.

  1. O sistema elétrico também precisa de atenção

Peça ao mecânico para que ele avalie as condições de uso da bateria, o funcionamento do motor de partida, do alternador e a condição de todos os fusíveis. Assim você não será surpreendido por situações desagradáveis.

  1. Cabos e velas

Algumas montadoras recomendam a troca das velas a cada 10 mil km rodados, e a substituição dos cabos a cada 50 mil km. Falhas nesses sistemas podem ocasionar o desgaste de outros componentes, comprometendo toda a vida útil do veículo.

  1. Verifique a correia dentada

É interessante que a cada 15 mil km a verificação da correia dentada seja feita, e a cada 50 mil km a substituição aconteça. Certifique-se de que ela não possui desgastes ou trincados, pois, o rompimento desse item pode ocasionar sérios danos ao motor.

  1. Atente-se ao radiador

Sempre respeite a data da troca de fluídos de arrefecimento do motor do veículo. E não esqueça de solicitar ao mecânico que verifique o funcionamento correto da válvula termostática, da bomba d’água, do radiador, da ventoinha e dos indicadores de temperatura no painel.

  1. Examine os freios

Além de verificar o fluído dos freios, veja também se o carro está trepidando, com o pedal duro ou se o freio está perdendo a eficácia. Solicite uma revisão completa do carro antes de pegar a estrada.

  1. Verifique os amortecedores

Eles não são responsáveis apenas por promover conforto aos ocupantes do veículo, a principal função dos amortecedores é controlar a oscilação da carroceria e proporcionar maior estabilidade ao carro. Por isso, é preciso que eles sejam verificados com atenção e trocados caso necessário.

  1. Cuido do limpador de para-brisa

Veja se as lâminas e borrachas do limpador de para-brisa. Acione o limpador e veja se ele está deixando uma marca no vidro. Caso isso aconteça é sinal de que um dos dois, precisa ser trocado.

  1. Verifique os filtros do carro

Vai trocar o óleo, troque o filtro também. A maior parte dos manuais de instruções recomendam a troca do filtro de óleo apenas uma vez a cada duas trocas de óleo. Mas, para uma boa revisão completa do carro antes de pegar a estrada, o mais indicado é que a troca do filtro sejam, pode ter sido feita sempre e com antecedência.

  1. Investigue possíveis vazamentos

Verifique a cor do líquido de arrefecimento, essa é a maneira mais indicada de constatar se existem vazamentos ou não no seu veículo. Os líquidos desse compartimento normalmente são rosas, e os óleos são marrons. Se alguma mancha for percebida, avise o mecânico.

  1. Cuida da direção do carro

A direção é outro item vital na revisão completa do carro antes de pegar a estrada. Uma pequena folga no volante pode promover um acidente muito trágico durante seu passeio.

  1. Observe as luzes do painel

Tenha certeza de que todas as luzes do painel do seu carro, estão funcionando corretamente, assim você evitará complicações e confusões durante a viagem.

  1. Equipamentos de segurança

Não esqueça de cuidar de todos os equipamentos obrigatórios de segurança. Além de ter a bordo o triângulo, a chave de roda e o macaco, verifique a validade do extintor e a condição do seu estepe. O cinto de segurança também precisa receber uma atenção, não se esqueça de ver se ele está funcionando corretamente.

  1. E o ar condicionado, está em ordem

Veja se existe a necessidade de trocar o filtro do ar condicionado, ou se ele precisa de uma limpeza. Verifique também se ele está funcionando corretamente, afinal viajar com os vidros abertos, diminui a aerodinâmica do veículo, fazendo com que seu carro gaste mais combustível.

  1. Películas adequadas podem ser uma boa

Você está prestes a realizar uma longa viagem? Se não possuir películas no veículo, vale a pena colocá-las. Afinal elas impedem que raios ultravioletas adentrem o veículo. Mas, faça a instalação dentro do permitido pela lei. Esse é um investimento mais alto, mas, vale a pena ser feito, seu conforto será muito maior na estrada, esteja certo disso.

  1. Revisão de volta da viagem

Você passeou bastante com a sua família, e conheceu diversos lugares interessantes, mas, está na hora de voltar para casa. Procure uma oficina mecânica conceituada na cidade e faça uma revisão completa do carro antes de pegar a estrada no caminho de volta. Assim você poderá evitar acidentes tanto na ida como na volta.

Além de um bom planejamento de viagem, com cuidados relacionados a trajeto, reserva de hotel, alimentação e detalhes relacionados a crianças e o transporte de animais, a revisão do carro é muito importante antes de pegar a estrada.

É muito importante garantir a segurança de todas as pessoas que viajarão. Por isso, realizar uma revisão completa do carro antes de pegar a estrada é fundamental para que não existam imprevistos desconfortáveis ou problemas maiores, capazes de colocar toda a sua viagem, ou mesmo sua vida e a de sua família em risco. Então, esteja atento a todos os itens de revisão mostrados nesse artigo e previna-se.

O site do auto esporte criou um ‘Check List’ para realizar uma revisão no carro antes de pegar a estrada, vale a pena conhecer essa relação melhor e completá-la com os demais itens mostrados neste artigo. Assim você terá certeza de estar seguro durante suas férias!

Proteja seu veículo, sua vida e a vida de quem é importante para você, realize uma boa revisão no seu carro, e certifique-se de contar também com um seguro auto de qualidade.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *