Ter noção da lista de defeitos mais comuns é essencial para ter os cuidados certos com o seu veículo. Mesmo optando pelos carros com melhor reputação e ter os melhores cuidados no dia a dia, é praticamente impossível não se ver em nenhum momento com a necessidade de solucionar essas questões.
Entretanto, a variedade de problemas é grande, desde barulho de grilo no motor até problema no alternador e tantos outros que acometem os carros. Caso deseje compreender essas questões tão importantes para ter o maior aproveitamento de seu carro, venha conferir quais são os tipos de defeitos e como lidar com cada um deles!
1. Superaquecimento do motor
Lidar e tentar compreender o que causa superaquecimento do motor é bem importante quando se analisa a lista de defeitos mais comuns dos carros. Por ser um componente extremamente utilizado pelo veículo para realizar as mais diversas funções, é preciso que ele esteja em uma temperatura adequada para não comprometer outros componentes, ou seja, geralmente 92 ºC.
Quando esse limite é ultrapassado, o sistema de arrefecimento é ativado e água com aditivo começa a circular no sistema. Logo, o que causa superaquecimento do motor éa falta de circulação de água com aditivo corretamente, gerando uma forte sobrecarga e, por isso, comprometendo o funcionamento do veículo.
O reparo só pode ser feito por um profissional, mas você pode detectar alguns pontos importantes, até porque vários seguros cobrem problemas no motor. Reparar constantemente as mangueiras internas, completar o nível da água e estar atento ao painel de temperatura do carro são ações que, caso revelem alguma alteração, necessitam que você leve o veículo à oficina o mais rápido possível.
2. Defeito no sistema elétrico
O sistema elétrico geralmente é um dos tipos de defeitos que costumam aparecer mais em carros mais recentes. Devido ao pequeno tamanho dos componentes da tecnologia atual, eles costumam ser mais sensíveis a impactos fortes, fator esse que compromete completamente o funcionamento elétrico do veículo.
Geralmente, as falhas elétricas mais frequentes vão desde problema no alternador até o funcionamento do alarme, luzes, ar-condicionado e os vidros das janelas que não sobem e nem descem. A prevenção ocorre com a constante verificação e a resolução só é possível com oficinas capazes de corrigir as falhas do seu sistema elétrico.
3. Problema no câmbio
Problemas no câmbio são realidade comum de muitos carros mais antigos ou que sofrem com alguns descuidos. Geralmente se enquadram nestes últimos formas imprudentes de se dirigir, costumes ruins como deixar o pé em cima da embreagem ou até mesmo não empurrá-la completamente antes de passar a marcha.
Todos esses erros geram sobrecarga no câmbio e fazem uma série de problemas como a falta de força do carro, barulhos estranhos ou vibração forte do veículo para se deslocar. Assim, além de comprometer a segurança oferecida pelo carro, os problemas de câmbio podem gerar diversos gastos por ser uma parte bem específica.
4. Sistema de suspensão instável
A falta de estabilidade do sistema de suspensão costuma ser um dos mais perigosos justamente pelo fato do carro não responder adequadamente a alguns comandos realizados. Por ser um defeito que é mais detectável quando o motorista utiliza o carro com frequência, é preciso estar atento aos sinais enviados pelo veículo.
O problema de suspensão pode ser detectado ao escutar vários barulhos ao passar em uma rua mal pavimentada. Além disso, outro sinal bastante comum desse problema são pancadas secas e o ato de trepidação constante do carro na passagem de desníveis.
5. Problemas com os pneus
Os problemas com pneus representam um risco muito grande para a movimentação do carro, já que eles são o primeiro ponto de contato do veículo com a pista. Logo, manter a sua conservação é indispensável para uma direção segura e estável do veículo.
Apesar do maior contato dos motoristas ser com o pneu furado, separamos em 3 problemas principais relacionados a esses componentes para alertar você os pontos nos quais se é possível detectar qualquer defeito nos pneus!
Pneus com defeitos
Os pneus têm lugar garantido na lista de defeitos justamente pelo grande grau de ocorrência deles. Existem alguns pneus que já saem com algum tipo de problema de fábrica, seja um mau dimensionamento ou componentes mal posicionados.
Geralmente, esses problemas passam despercebidos pelos donos de carros que dão menos problemas mecânicos. Por conta disso, é preciso ter atenção nesse detalhe para realizar a troca para um de maior qualidade o mais rápido possível.
Pneus furados
Os pneus furados são aqueles nos quais há pouca ou nenhuma presença de ar na sua câmara devido a algum corte causado. Isso dificulta a mobilidade do carro e, aos poucos, inutiliza o uso do pneu devido à falta de ar para a realização do movimento de rotação das rodas necessárias para movimentar o veículo.
Os motivos dos cortes podem ser diversos, desde o contato em alta velocidade com pedras ou até mesmo passar em alguma superfície pontiaguda. Por conta disso, é preciso ter atenção para sempre verificar a quantidade de ar presente nos pneus antes de utilizar o carro.
Pneus carecas
Os pneus carecas apresentam os principais sinais de desgaste e uso contínuo do carro. Conforme se utiliza bastante o veículo, a borracha tende a ser gasta com mais facilidade devido ao atrito constante, o que gera a aparência lisa da superfície dos pneus carecas. Em termos mais técnicos, dizemos que os sulcos da banda de rodagem perderam a profundidade necessária.
Separamos um post completo para você se aprofundar no assunto e entender qual o momento certo para realizar a troca dos pneus, vale a pena conferir.
6. Bateria ruim
Ter uma bateria ruim é extremamente perigoso ao veículo por oferecer a possibilidade dele parar de funcionar no meio de uma viagem ou deslocamento qualquer. Na maioria das vezes, são resultados de amperes que sofrem redução conforme a bateria perde capacidade de reter carga.
Acontece que as baterias apresentam um tempo de duração determinado pelo fabricante, já que conforme o uso aumenta, os componentes vão ficando mais fracos. Por isso, é recomendado realizar a troca no período informado, mesmo que não se detecte defeitos no automóvel.
7. Falta de combustível
A falta de combustível, por sua vez, é um problema bastante comum, principalmente em carros utilizados com muita frequência. Mesmo que não traga tantos prejuízos graves ao carro, solucionar esse item da lista de defeitos exige garantir que o ponteiro de combustível do carro esteja marcando corretamente. Também recomenda-se evitar deslocar trajetos com o valor abaixo de ¼.
A grande dificuldade observada é o abastecimento em viagens, já que não existem tantos postos espalhados em determinadas regiões. Por isso, o mais recomendado é que você mantenha o tanque bem alimentado em postos com boa procedência quando for realizar grandes deslocamentos a fim de evitar que o combustível acabe.
8. Correia dentada desgastada
A correia dentada é um dos problemas que mais prejudicam os motores dos carros e, por isso, precisa ter o máximo de atenção. O primeiro aviso que a correia dá ao dono do veículo é o famoso barulho de grilo no motor. Pelo fato dela ser essencial para o funcionamento dos componentes do motor tais como válvulas de escapamento e pistões, ter a correia quebrada é sinônimo de falha do motor e, por isso, esse item da lista de defeitos exige solução rápida.
Por isso, é preciso tomar cuidado ao realizar a troca a cada 50 mil km rodados e evitar ao máximo que a correia se rompa durante o uso do carro. Caso isso ocorra, é preciso reparar completamente o motor do veículo e, por isso, desembolsar uma boa quantia pela complexidade do serviço.
9. Freios barulhentos
Os freios barulhentos são fortes sinais de desgaste nesse tipo de sistema e é de conhecimento geral o quanto eles são importantes para a segurança do carro. Logo, é com eles que se evita colidir com alguma coisa ou, até mesmo, previne que o veículo se direcione para um caminho indesejado.
Como são componentes utilizados constantemente pelos motoristas, é comum que eles apresentem desgaste conforme o tempo passe. Entretanto, caso você perceba que seus freios fazem barulhos estranhos, tenha atenção para levar o carro em alguma oficina de confiança para realizar a checagem o mais rápido possível.
Também esteja atento às formas de evitar a ocorrência, ou pelo menos a frequência com que acontecem os problemas nos freios. Para isso, é possível andar com o carro sempre no limite de velocidade permitido e estar sempre com as revisões em dia a fim de evitar problemas mais graves e sobrecarga nos componentes.
10. Iluminação fraca ou queimada
Por fim, a iluminação fraca é um item da lista de defeitos que recebeu bastante atenção após a exigência do uso de faróis ligados durante o dia. Uma das causas mais comuns para a ocorrência desses problemas é o contato com a água que pode penetrar pelas frestas do farol e queimá-lo ou algum problema no alternador capaz de impedi-lo de converter energia mecânica em elétrica apropriadamente.
Entretanto, na maior parte das ocasiões os motoristas somente direcionam a sua atenção para as luzes da dianteira e esquecem dos faróis traseiros. Portanto, sempre que possível, aproveite para testar a qualidade da iluminação de seu carro, principalmente nos períodos noturnos nos quais se sente mais necessidade do uso dessas luzes.
A falta de revisão pode fazer o carro te deixar na mão
Não fazer uma revisão adequada no seu carro pode custar bem caro tanto na segurança como no financeiro. Acontece que as revisões são momentos nos quais se reúnem diversos profissionais conhecedores das características de seu carro que verificam a presença de alguma anormalidade que inclui praticamente toda a lista de defeitos citadas no artigo.
Por conta dessa garantia de segurança,realizar todas as revisões, principalmente antes de pegar estrada, permite a prevenção ou resolução dos problemas da lista de defeitos que prejudicam bastante o estado do veículo e, consequentemente, o do motorista. Logo, organize-se para realizar as revisões do carro nos períodos corretos recomendados pela fabricante.
E, claro, não se esqueça do seguro auto!
Logo, percebemos como é importante ter atenção à lista de defeitos mais comuns nos carros para que se tenha o cuidado adequado com eles. Como foi possível perceber, grande parte deles é solucionado com a detecção rápida e procura de ajuda especializada o mais rápido possível.
Ao tomar todos esses cuidados, é possível utilizar o seu carro ao máximo com menos receios e proporcionar uma vida útil muito maior para o veículo. Por serem muitos defeitos, sinta-se à vontade para retornar a este artigo e consultar sempre que sentir maus sinais de seu carro.
Para ter maior tranquilidade, é importante contratar um seguro veicular. O seguro auto da Smartia é garantia de obtenção de todas as qualidades necessárias para a proteção de seu carro. Além de oferecermos o essencial dos seguros como proteção de patrimônio e assistência 24 horas, temos o compromisso de fornecer descontos e serviços adicionais para oferecer a melhor experiência!
Faça uma simulação e entenda o melhor plano para você!
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário