5 dicas para cuidar do carro no dia a dia e não ter dores de cabeça

Ainda tem dúvidas sobre como cuidar do carro e mantê-lo em bom estado? Neste artigo reunimos alguns passos básicos que vão ajudar você a ter um veículo em boas condições.

Quem tem um carro sabe como ele pode ser útil. Mas com o uso constante e ação do tempo, você já deve ter percebido que o veículo pode se desgastar e até apresentar falhas. Então, é preciso cuidar do carro.

A atenção especial é para mantê-lo funcionando de forma adequada, e também garantir sua durabilidade. 

A boa notícia é que, com hábitos simples, você pode contribuir para o aumento de vida útil do seu veículo. Continue lendo para saber!

5 dicas para cuidar do carro no dia a dia e não ter dores de cabeça

Veja como cuidar do carro de um jeito simples

Com uma rotina corrida, nem sempre temos tempo suficiente para cuidar do carro. O problema é que, muito além de manter o carro limpo, se preocupar com a sua manutenção também diz respeito ao seu bom funcionamento. 

Por isso, se você quer ter um carro com boa aparência e sem defeitos, precisa ficar de olho em certos detalhes. 

1. Realmente faça a revisão periódica

Uma das dicas para cuidar do carro e que evita muitos problemas é a famosa revisão veicular. Esse é um processo feito por profissionais para checar vários itens do automóvel e entender se estão funcionando de forma adequada. 

E por mais que seja comum fazer a revisão na hora de viajar, saiba que esse cuidado precisa ser mais frequente. Afinal, é por meio dele que você poderá evitar possíveis panes e até defeitos mais graves. 

Lembre-se sempre que, com o uso constante, o seu carro pode sofrer vários tipos de desgastes. Desde os danos mais aparentes na pintura, até em peças que não percebemos. Logo, a revisão é uma manutenção importante, inclusive para evitar acidentes. 

Nesse processo, detalhes como o sistema de freios, o óleo do motor e os filtros, bem como o alinhamento e balanceamento, devem ser verificados.  

Sendo assim, preste atenção nas indicações do fabricante ou do seu mecânico para fazer a revisão sempre que necessário. No próprio manual do veículo você encontra essas informações e, geralmente, a revisão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados. 

2. Limpe com uma estética automotiva

Outra forma de cuidar do carro de forma simples e com eficiência é confiando nos trabalhos de uma estética automotiva. Afinal de contas, você irá garantir processos de qualidade para o seu veículo. 

Limpar o carro em casa pode até ser econômico, uma vez que você pode aproveitar certos produtos e fazer tudo por conta própria. No entanto, o uso de produtos inadequados e até a forma de limpeza podem gerar danos a longo prazo. 

Além disso, temos os famosos lava jatos, que oferecem um processo de limpeza mais rápido. O único problema é que formatos como esse desperdiçam água e podem danificar o veículo. 

Isso porque, o uso dos fortes jatos de água podem arranhar a pintura, caso existam grãos de areia e pequenos detritos na superfície. Ao mesmo tempo, produtos errados e a secagem ao sol também podem causar danos. 

dicas para cuidar do carro no dia a dia e não ter dores de cabeça

Imagem: Getty

Por isso, uma estética automotiva é o mais indicado, já que os processos de limpeza e manutenção são feitos com produtos e métodos específicos, como a limpeza a seco. Logo, os cuidados são maiores e os riscos de danos diminuem.

É por isso que as estéticas automotivas têm se espalhado pelo Brasil, oferecendo vários tipos de serviços. Para se ter ideia, entre 2015 e 2016, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um crescimento de 11,6% no mercado de estética automotiva. 

3. Abasteça em postos de confiança

Você sabia que um combustível de má qualidade pode prejudicar seu veículo? Por isso, outra dica para cuidar bem do carro é sobre os locais onde você abastece. Escolha um bom posto!

Os combustíveis adulterados podem ser muito prejudiciais para o carro, chegando a danificar o motor e trazer outros prejuízos. Dessa forma, partes como as válvulas injetoras e a bomba de combustível podem sofrer vários danos. 

Além disso, com o passar do tempo, esse combustível pode entrar em contato com óleo do motor, causando falhas mecânicas e problemas no sistema de lubrificação das peças. Em casos mais extremos, pode até fundir o motor. 

4. Proteja o carro do sol e chuva

Pode parecer algo simples, e realmente é, mas proteger o carro de sol e chuva é uma das etapas importantes para cuidar do carro e mantê-lo sempre limpo e em bom estado. 

Isso porque, durante os trajetos que fazemos, o carro já está em constante contato com vários fatores externos que podem prejudicá-lo. Como é o caso do sol forte, chuva, poluição e mais. 

Além disso, caso você costume estacionar em locais desprotegidos, os danos podem ser bem piores. Afinal, o carro vai permanecer por mais tempo em contato com sol, seiva de árvores, detritos e outros. 

Então, com o passar do tempo e sem o cuidado certo, você poderá notar danos e manchas na pintura e nos vidros. Até mesmo os plásticos internos podem se desgastar com altas temperaturas e outras avarias. Portanto, a dica é procurar locais adequados para estacionar. 

Fique atento também aos estados das partes e procure serviços de manutenção para tratá-las. Processos como vitrificação de pintura e cristalização de vidros ajudam na preservação do carro. 

5. Contrate um bom seguro auto!

Cuidar do carro não diz respeito a apenas processos de limpeza e manutenção. O seguro auto também é uma ótima forma de tomar conta do seu automóvel. 

O seguro auto é um serviço próprio para a proteção do carro, uma vez que ele conta com coberturas que ajudam o segurado sempre que for necessário. Logo, é possível ter ajuda para enfrentar imprevistos, como panes e acidentes. 

Por meio de um seguro auto, você consegue ter acesso fácil a serviços como reboques e consertos, com o auxílio de empresas especializadas que trabalham em parceria com as seguradoras

Assim, você tem a tranquilidade de saber que seu carro estará em boas mãos quando precisar. 

Viu como é simples cuidar do carro com alguns passos que podem ser feitos no dia a dia? Ao confiar em serviços de qualidade e se manter atento à conservação do veículo, você pode prolongar a vida útil do seu carro.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *