Sinais visuais de trânsito mais usados

Compartilhe em suas redes:

Querendo entender melhor como funcionam os sinais de trânsito visuais mais usados? Então acompanhe esse artigo e saiba um pouco mais sobre o assunto.

Se você é um motorista, ou um passageiro atento, certamente já percebeu no trânsito, seja na cidade ou estrada, por vezes os motoristas trocam sinais entre si. A maior parte desses sinais, não está no código de trânsito brasileiro, e muito menos é ensinado no curso feito para tirar a carteira de habilitação.

Para ajudar as pessoas que não conhecem, ou não entendem esses sinais, preparamos esse artigo, com os principais sinais de trânsito visuais mais usados, acompanhe!

Sinais de trânsito visuais mais usados

Conheça os principais sinais de trânsito visuais mais usados

Buzina dupla

A buzina dupla é usada como forma de agradecimento, geralmente feita para outro motorista que estava a frente do carro e permitiu a ultrapassagem. Quem faz a ultrapassagem, dá duas buzinadas, na intenção de dizer ‘obrigado’.

O motorista que permitiu a ultrapassagem por sua vez, dá um sinal de luz alta, na intenção de dizer ‘de nada’.

Piscada de faróis

Esse sinal é realizado para indicar aos motoristas que viajam no sentido contrário do seu, que eles encontraram alguma dificuldade a frente. Ele foi criado para informar que, em breve o motorista passará por alguma dificuldade, então, é melhor que ele reduza a velocidade e fique mais atento. Ele é comumente usado para indicar:

Acidente na pista, problemas na via, queda ou deslizamento de barreira, trânsito parado entre outras.

Piscada de farol com buzina

Quando um motorista, geralmente atrás de você, dá piscada de farol acompanhada de buzinadas, significa que ele está pedindo espaço para ultrapassar seu veículo. No entanto, se o motorista insistir nesse sinal, pode ser que ele estava com problemas mecânicos, machucado ou em uma emergência.

Seta ligada para direita

Esse é um sinal muito comum, e quando feito pelo condutor no carro da frente, quer dizer que você, pode ultrapassar o carro dele com segurança. Ele é muito usado em vias de mão dupla, com apenas uma pista para cada sentido. E quando feito, significa que não há nenhum carro vindo no sentido contrário, por isso, é seguro fazer a ultrapassagem.

Seta ligada para a esquerda

Também muito utilizado na estrada. Quando se está na faixa da esquerda e o veículo de trás liga a seta para o mesmo lado, significa que ele deseja te ultrapassar. Mas, quando o sinal é realizado pelo veículo que está na frente, isso indica que a ultrapassagem naquele momento não pode ser feita.

Gestual do motorista

Existem três tipos de sinais gestuais que podem ser feitos por um motorista, e obviamente, cada um deles possui um significado:

  1. O primeiro, onde o motorista posiciona o antebraço para cima, esse significa que ele pretende virar para a direita.
  2. O segundo que consiste no braço esticado para a esquerda, significa que o motorista pretende virar à esquerda.
  3. O terceiro e último sinal gestual, consiste no braço esticado subindo e descendo, ele quer dizer ao outro motorista para que diminua a marcha ou pare.
Sinais de trânsito visuais mais usados

Figura 1 Fonte da imagem

Esses são os sinais mais comuns utilizados nas rodovias brasileiras. Esperamos que tenha ajudado.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *