Como funciona um simulador seguro de vida?

Você sabe como o simulador seguro de vida faz o cálculo do valor a ser pago pelo segurado? Saiba mais sobre os critérios utilizados para a cotação deste tipo de seguro!

O seguro de vida é visado por muitos brasileiros por prover segurança e suporte financeiro para os dependentes e demais beneficiários após o falecimento da pessoa segurada.

Diferentes públicos podem recorrer a essa modalidade de seguro. Pais com crianças menores de idade, casais que vivem juntos, entre outros perfis de pessoas que se preocupam com a estabilidade financeira daqueles que dependem da sua renda para viver.

Independente do interessado no seguro de vida, o primeiro passo rumo à contratação de uma apólice costuma ser a cotação do plano desejado por meio um simulador de seguros.

Nosso artigo irá explorar quais aspectos são ponderados pela operadora de seguro ao calcular o valor da apólice para que você expanda seus conhecimento sobre o assunto.

Como funciona um simulador seguro de vida

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Simulador Seguro de Vida: o que você precisa saber

O simulador seguro de vida é uma ferramenta utilizada por seguradoras e corretoras de seguro para automatizar as operações numéricas envolvidas no cálculo de prêmio de seguro.

O prêmio é a quantia a ser paga pelo segurado à operadora, mensal ou anualmente, para que a mesma assuma os riscos previstos das condições do contrato.

Quais aspectos são importantes ao simular um seguro de vida?

De forma semelhante a outras modalidades de seguro, o preço do prêmio do seguro de vida é estipulado com base nas chances dele ser acionado.

No contexto do seguro de vida, isso envolve a probabilidade do segurado falecer no período de cobertura da apólice. O mesmo vale para invalidez, se o contrato inclui essa condição.

A fim de descobrir qual é a probabilidade desses eventos ocorrerem, a empresa recolhe dados do candidato a segurado.

Devido a isso, todo simulador seguro de vida demanda o preenchimento de campos com informações que permitem traçar o perfil do interessado. 

Veja quais são os fatores que mais influenciam na simulação do seguro de vida:

Idade

Conforme adiantamos, a seguradora estipula o preço do seguro com base na probabilidade de morte do possível cliente.

Nesse contexto, a idade é um dos fatores mais relevantes para o cálculo. Isso porque ela está diretamente ligada à expectativa de vida.

De forma geral, quanto mais anos de vida o segurado tiver, maior será o prêmio a ser pago pois sua expectativa de vida é menor. Em adição à idade, outras particularidades influenciam nessa questão.

Para calcular a chance de óbito relacionada à faixa etária do possível segurado, as tábuas de mortalidade são frequentemente utilizadas nos métodos de cálculo dos seguros de vida.

As tábuas de mortalidade são tabelas criadas a partir de levantamentos de dados que calculam a probabilidade de morte e de vida de uma população em função da idade. Algumas também incluem hábitos como o tabagismo em suas estimativas. 

Sexo

O sexo do segurado igualmente é considerado pelo simulador seguro de vida. Indivíduos do sexo feminino usualmente pagam prêmios menores em comparação aos do sexo masculino.

Visto que as mulheres apresentam maior expectativa de vida, elas estariam menos propícias a falecer no período de cobertura da apólice – fato que justifica o valor diferenciado.

Capital Segurado

O capital segurado é a quantia máxima que os beneficiários podem receber como indenização pela morte do segurado. Quanto maior for o capital, maior será o preço a ser pago pelo segurado.

Veja algumas dicas sobre como escolher o melhor seguro de vida!

Hábitos e Estado de saúde 

O levantamento dos hábitos e condição de saúde do segurado ao longo do tempo são considerados no cálculo do prêmio.

Por isso, fornecer informações como a lista de cirurgias as quais o segurado já foi submetido, a existência de doenças que demandam tratamento, histórico de indenização por invalidez, etc., é importante. O histórico familiar de doenças graves também é considerado.

Em relação aos hábitos, podemos destacar ações como: praticar esportes radicais; fumar cigarros, consumir drogas e bebidas alcóolicas; ser sedentário, etc.

A presença de condições de saúde e/ou hábitos que coloquem sua vida em risco aumenta o valor do seguro.

Como funciona um simulador seguro de vida

Profissão e condições de trabalho

Se as condições de trabalho do segurado forem considerada de alto risco pela operadora de seguros, o valor do seguro será mais caro. A depender da profissão e da sua insalubridade, a proposta pode ser rejeitada.

Contratação de coberturas adicionais

Assim como outros tipos de seguros, é possível contratar coberturas opcionais ao escolher o seguro de vida mais adequado às suas necessidades enquanto segurado.

Apólices de seguro com coberturas mais básicas apresentam prêmios menores. O oposto é observado nos contratos com maior número de coberturas.

Esses são alguns dos principais fatores que um simulador seguro de vida analisa para fazer a cotação do seu seguro. Aproveite a praticidade oferecida por essa ferramenta para cotar o seu seguro ideal.

Não deixe de se atentar a seguradora escolhida, verificando se ela possui registro na SUSEP e se possui bom índice, entre os clientes.

Então, agora já sabe como funciona o simulador seguro de vida, faça uma cotação para garantir proteção financeira!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *