O que é o seguro sob demanda e como contratar o seu

Uma novidade no mercado, o seguro sob demanda vem conquistando cada vez mais o público devido a sua comodidade e versatilidade.

Para quem teve o seu orçamento bastante reduzido durante os meses da quarentena, mas que mesmo assim, gostaria de manter o seguro auto contratado, saiba que com o seguro sob demanda, ainda será possível ter direito às coberturas.

Antes de continuar lendo, é válido ter em mente que muitas seguradoras fizeram a sua própria nomeação quanto a esse seguro.

Portanto, será bastante comum ouvir ou ler os mais diversos nomes acerca desse assunto, tais como: seguro on demand, seguro pay per use (seguro pago por uso), seguro auto pré-pago, dentre outros.

É um seguro novo, ou que foi adaptado e pensado para o período de quarentena, pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

O que é o seguro sob demanda e como contratar o seu

Imagem: Getty Images

O que é um seguro sob demanda?

Trata-se de um contrato para proteção de veículos, mas que tenha o seu tempo determinado, ou seja, o dia de início e de término.

Tudo é feito por meio de um aplicativo, evitando assim que uma aglomeração seja feita dentro das seguradoras.

Esse seguro é bem mais prático, e funciona de uma maneira ainda mais simples que o seguro auto convencional.

Após entrar no aplicativo, você poderá escolher quais coberturas deseja, e ativá-las pelo período no qual está disposto a pagar.

Uma outra facilidade promovida pelo aplicativo é que, com ele, você poderá ativar ou desativar o seguro na palma de sua mão, no dia em que desejar.

Assim, essa opção de seguro poderá durar minutos, horas, dias ou até mesmo ser ativado somente quando o veículo estiver na estrada.

Como contratar esse seguro?

Como mencionado acima, a contratação desse novo tipo de seguro foi pensada exclusivamente para o período de pandemia no qual estamos vivendo.

Dessa forma, não há necessidade em se deslocar de sua casa até o prédio de uma seguradora.

Basta ir na loja de aplicativos de seu celular, pesquisar por uma seguradora que tenha aderido a esse tipo de seguro sob demanda e baixar o aplicativo.

Por ser algo totalmente digital, você deverá tomar um pouco mais de cuidado enquanto estiver realizando sua pesquisa e escolher o aplicativo que irá baixar.

Afinal, vivemos em uma época em que fake news estão sendo espalhadas constantemente pela rede de internet, inclusive nos aplicativos.

Portanto, após baixar ou até mesmo antes, verifique se o aplicativo da seguradora escolhida está listado na SUSEP, e somente assim, poderá efetuar o seu cadastro.

Apesar de ser um serviço que oferece bastante comodidade na hora de sua contratação, pode não ser o ideal para você, assim como é recomendado para o seu vizinho.

Para evitar futuras dores de cabeça, entre em contato com um corretor de seguros, e sane todas as suas dúvidas a respeito desse novo tipo de seguro auto e se ele vale a pena para você.

Uma das maiores vantagens desse serviço é o seu valor. Em relação ao seguro tradicional, esse novo modelo pode chegar a economizar até 50%, dependendo somente do uso do veículo.

Coberturas

As categorias que são oferecidas irão depender muito da seguradora. Portanto, será preciso verificar quais coberturas são do seu interesse, bem como a empresa que está a oferecendo.

Mas de forma geral, as coberturas que são oferecidas para serem adquiridas online são as mesmas que as de um seguro convencional, sendo elas: colisão, perda total, furto, avarias e assistência 24 horas.

Uma das opções de cobertura é o chamado seguro só para estradas. Nessa modalidade, você irá contratar somente quando for viajar ou tiver algo mais longo e que requer muitas horas na estrada.

No entanto, é válido ressaltar que com essa modalidade, você não terá direito a assistência 24 horas.

Ou seja, caso exista algum imprevisto, não poderá acionar a seguradora e solicitar um serviço de guincho.

Um outro adendo importante é que, a cobertura garante cobertura somente em casos onde há perda total do veículo.

Para contratar essa cobertura, se faz necessário que o seu veículo esteja avaliado com um valor de até R$ 30 mil, um valor padrão para todas as seguradoras.

Após saber de todas essas regras básicas acerca dessa modalidade e ainda deseja contratá-la, basta instalar o aplicativo, fazer o seu cadastro e selecionar a opção desejada.

No momento em que estiver contratando o serviço, será preciso informar o ponto de partida e qual será o seu destino final no próprio aplicativo.

Após inserir esses dados, você terá contratado o seguro sob demanda e estará apto para o utilizar em suas viagens, ou até por quanto tempo desejar.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *