Como funciona o seguro para patinete elétrico?

O seguro para patinete elétrico funciona como um upgrade às coberturas oferecidas pela fabricante do objeto.

Quando pensamos em proteção, a primeira coisa que nos vem à mente são veículos e motocicletas. Entretanto, é possível proteger desde uma bicicleta até mesmo, contratar um seguro para patinete elétrico.

Atualmente, as seguradoras de todo o país buscam ampliar a proteção para os meios de transportes mais utilizados pela população.

Para quem mora em cidade grande, como é o caso de São Paulo, muitas pessoas dão preferência a metrô, bicicleta, patinete elétrico e motos, para evitar o engarrafamento.

Dessa forma, sair de casa sem contar com o auxílio de qualquer proteção, deixa o indivíduo em uma situação de vulnerabilidade muito grande.

A escolha do meio de transporte diário irá depender bastante da sua facilidade de se locomover de um local para o outro.

O patinete elétrico é uma alternativa simples, fácil de ser utilizado, assim como é versátil e prático na hora de ser guardado.

Com ele, a busca por uma vaga ou pagar estacionamento chegarão ao fim. No entanto, é preciso tomar um cuidado redobrado, e por isso, contratar um seguro, tanto para o patinete quanto de vida.

Como funciona o seguro para patinete elétrico

Imagem de aixklusiv por Pixabay

Quais as coberturas de um seguro para patinete elétrico?

Assim como os carros ou motos, um patinete pode te deixar na mão ou até mesmo, ser roubado mais facilmente.

Pensando nisso, o colocar em um seguro é realmente a melhor opção, assim, o dano não será grandioso em caso de furto. Bem como o indivíduo terá a quem possa recorrer caso haja algum incidente durante o trajeto realizado.

Entretanto, é válido ressaltar que, por mais que seja um meio de transporte fora do convencional, as seguradoras possuem planos de cobertura específicos.

Então, antes de fechar qualquer contrato, veja qual será o melhor para o seu dia a dia.

Quando acionar a seguradora?

A seguradora deverá ser acionada quando o patinete for furtado, seja a mão armada ou no momento em que o sujeito não esteja próximo.

Além disso, algumas empresas possuem cobertura para terceiros já incluso no seguro para patinete elétrico. 

Ou seja, caso o roubo aconteça quando os filhos, a esposa ou o marido esteja com o objeto, a seguradora ficará responsável pela reposição do transporte.

No entanto, não é caracterizado como roubo quando o patinete tiver seu cadeado violado, uma vez que ele continua na posse de seu proprietário.

Em caso de danos físicos, ou seja, caso aconteça qualquer estrago no momento de uma tentativa de roubo, o pagamento do conserto ficará por conta da seguradora.

Caso o dano seja causado e o patinete elétrico estiver com outra pessoa que não seja o proprietário, algumas empresas só irão pagar pela avaria mediante a franquia.

Agora, se o dano sofrido pelo patinete for em seu sistema elétrico, tais como: oscilações na energia, alta tensão por causa de raios ou outros eventos naturais, ficam por conta do seguro.

No entanto, quando o dano elétrico for devido a bateria ou alguma pane no sistema que ocorreu pelo excesso de uso, quem ficará responsável pelo conserto é a fabricante do produto.

Como contratar esse seguro?

Cada empresa tem as suas particularidades, no entanto, é preciso estar atento a alguns fatores que podem ajudar na hora de escolher qual a melhor seguradora.

Lembre-se que a pesquisa de preços e coberturas oferecidas é o primeiro passo a ser feito. Assim, com esse levantamento é possível ter uma noção de como funciona o seguro, e como ele pode te beneficiar ao ser contratado.

Além disso, considere pesquisar sobre as seguradoras na SUSEP e ver se a escolhida possui cadastro.

Antes mesmo de ir pesquisar os valores, é preciso estar ciente que eles podem variar conforme a potência do patinete elétrico.

Hoje em dia, esses meios de locomoção são divididos em duas potências: até 350W e maior que 351W.

Então, se você sabe a potência do seu patinete, buscou a seguradora de confiança e já tem noção de qual cobertura é a melhor opção para o seu dia a dia, basta reunir seus documentos pessoais e ir até a empresa.

É válido ressaltar que, além dos documentos pessoais, é necessário levar os comprovantes do patinete elétrico, tais como: nota fiscal, e em caso de ter comprado de terceiros, o termo de compra e venda se torna essencial.

Dessa forma, após contratar o seguro para patinete elétrico, o percurso diário será feito com mais segurança, uma vez que ele estará protegido tanto pela seguradora, quanto pelo fabricante.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

4 Comentários

  • Tâmara Moreira says:

    Gostaria de obter informações sobre seguro de patinete elétrico

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Tâmara!
      Não somos seguradora e por isso pedimos que, para dúvidas pertinentes ao serviço ofertado por uma seguradora apenas ela tem autorização para resolver. Portanto, solicitamos que o leitor entre em contato diretamente com a mesma.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Micheli Soares says:

    Olá! Tenho patinete elétrico de 500 whats drop petter 48v. Quero colocar no seguro. Aguardo retorno.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Micheli!

      Obrigada pelo contato!

      Para cotar todos os tipos de seguros e planos de saúde acesse http://www.smartia.com.br e clique na categoria desejada, no topo da página. Após, preencha o formulário de cotação para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.