Você sabe o que é seguro por km rodado? É uma modalidade que consta em alguns produtos oferecidos por algumas seguradoras no nosso país. Saiba mais!
O que é e como funciona o seguro por km rodado?
É uma modalidade de seguro muito indicada para indivíduos que não costumam utilizar muito o veículo. Sendo assim, você não pagará um valor alto para o seu carro que fica a maior parte do tempo parado.
Como já diz o nome, o valor desse seu seguro será calculado com base no quanto você utilizou o seu veículo.
Ele ainda tem algumas coberturas diferentes dependendo da seguradora e plano que for escolhido por você. Geralmente esse tipo de seguro oferece proteção 24 horas ao seu carro.
Como é calculado o valor?
O valor e o cálculo irão variar de seguradora para seguradora, mas de forma mais geral eles possuem dois valores, um que será fixo e o outro mensal.
O fixo é baseado principalmente no preço do seu carro no mercado e em todas as proteções que irão constar na apólice de seguros.
Já o valor mensal é o que será cobrado de acordo com a quilometragem rodada. Geralmente esse custo se baseia em centavos e vai estar especificado em sua apólice de seguros.
É um dos seguros mais baratos para quem realmente não usa o carro com muita frequência e não vê a necessidade de um seguro completo, mas também não quer deixar o veículo desprotegido.
Quais seguradoras no Brasil possuem o serviço?
Esse serviço de seguro por km rodado não é muito explorado no Brasil, até por ser uma modalidade que surgiu nos Estados Unidos.
Mas algumas seguradoras já vem se arriscando e colocando esse serviço no catálogo, veja quais:
- Youse;
- Thinkseg;
- Liberty Seguros.
São poucos, mas a tendência é que esse tipo de serviço fique mais comum e se expanda para as outras seguradoras do Brasil.
Qual a vantagem deste seguro?
Sua primeira vantagem a ser discutida é o Às desse serviço. O “pay per use” é muito vantajoso para quem fica muito tempo sem usar o carro, portanto, pagar quando usar é uma ótima opção.
E quando o carro não é utilizado com tanta frequência, as chances de ocorrer acidentes ou sinistros é bem menor do que seria em um veículo usado constantemente.
Assim como as peças, que são ainda mais difíceis de ficarem desgastadas.
Na hora de contratar esse seguro, você irá encontrar diferentes planos, mas o que eles têm em comum são a proteção de 24 horas para o seu carro, além de serviço e assistência, como guincho e mecânico quando precisar.
Além disso, pode apresentar cobertura de perda total ou parcial, roubo, furto e de responsabilidade social. Tudo vai depender do plano que você escolher na sua seguradora.
O que pode estar incluso no valor do seu plano também é a cobertura para terceiros, objetos que sejam transportados no seu veículo, incêndios ou então alagamentos.
Até porque, por mais que o automóvel fique parado, ele pode sofrer ações do tempo e do meio ambiente, então são questões importantes para se ficar de olho na sua contratação.
Como informar a quilometragem?
O pagamento é mensal e para que o valor dos km’s possam ser atualizados, você vai precisar informar a seguradora todo mês, antes que ele vire.
Ou seja, com algum tempo de mais ou menos 7 a 10 dias, informe a seguradora. Dependendo do lugar em que for contratado você poderá usar o próprio site ou aplicativo para informá-los.
E em muitos lugares, caso você esqueça de avisar o valor, você terá que pagar no próximo mês, então não deixe acumular!
Caso deixe acumular o valor pode ficar muito alto e pesar no próximo pagamento. Portanto, coloque lembretes para se lembrar.
Para muitas pessoas esse seguro pode ser vantajoso por não utilizarem o carro, ou então para que se sintam compelidos a utilizarem menos os veículos.
Dessa forma podem economizar mais no dia a dia. Além disso, você ainda poderá desfrutar dos benefícios de utilizador da empresa de seguros.
Encontre uma seguradora que atenda às suas necessidades, tenha um plano que caiba no seu bolso e proteja o seu veículo.
Nenhum comentário