Seguro para drone

O seguro para drone é obrigatório em algumas situações. Conheça mais sobre o assunto e entenda como essa proteção pode ser adquirida.

Drones são aeronaves não tripuladas e que podem ser utilizadas para diferentes atividades, sejam elas comerciais ou de lazer. Mas, este é um equipamento caro e que pode trazer risco, por isso, em alguns casos, o seguro para drone é obrigatório.

A ANAC divide os drones em segmentos conforme a sua finalidade e peso. Os aeromodelos são utilizados para o lazer, enquanto os RPAs são usados para outras finalidades, como atividades comerciais, agrícolas ou corporativas. Esta última segmentação é dividida em três classes, que são separadas conforme o peso de decolagem da aeronave, sendo:

  • classe 3: para até 25kg;
  • classe 2: de 25kg a 150kg
  • classe 1: maior que 150kg.

Os RPAs só podem ser pilotados por maiores de 18 anos que devem ser habilitados e possuir as licenças emitidas pela ANAC. Para este modelo, o seguro para drone é obrigatório.

Seguro para drone

Como é o seguro para drone?

O Seguro para drone obrigatório recebe a denominação de Responsabilidades do Explorador ou Transportador Aéreo (RETA) e deve oferecer proteção contra danos a terceiros, cobrindo danos pessoais e materiais.

Há também o seguro para drone chamado de CASCO, cuja cobertura visa a ressarcir danos parciais ou totais ao equipamento.

Quais são as principais coberturas?

  • Danos materiais decorrentes de acidente;
  • Danos pessoais decorrentes de acidente;
  • Roubo do equipamento.

Vale ressaltar que cada seguradora pode oferecer produtos diferentes, por isso é preciso consultar a cobertura que cada uma fornece e o que está incluso.

Qual o valor da indenização?

O montante indenizatório pode variar, pois, ele é acordado no momento da contratação entre o segurado e a seguradora, podendo haver diferentes opções de valores.

Onde posso encontrar o seguro para drone?

Ainda não são muitas as seguradoras que oferecem esse tipo de produto, sendo que o seguro RETA, por ser obrigatório, é encontrado com maior facilidade.

É preciso consultar um corretor de seguro ou fazer uma cotação para saber quais empresas contam com esse serviço. Um exemplo é o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

Qual o valor do seguro?

Isso dependerá do que cada seguradora cobra e do que está sendo contratado como cobertura. Para se ter uma noção, é possível adquirir um seguro RETA por cerca de R$ 472,79 ao ano, um valor acessível se comparado ao custo do equipamento.

No exemplo citado acima, a cobertura para danos causados a terceiros é de R$ 200 mil.

O que é preciso para contratar o seguro?

Para o seguro RETA, é preciso apenas fazer a solicitação à seguradora. Já para o seguro CASCO, é necessário que o equipamento seja homologado e cadastrado na ANAC, além de apresentar a nota fiscal.

Nos dois casos são solicitados dados adicionais, como: ano e modelo do drone, finalidade de utilização do equipamento e quem irá pilotar.

Se eu vender o drone, o seguro é transferido ao novo proprietário?

Isso não ocorre de forma automática. Para que o novo dono tenha acesso ao seguro para drone, é preciso informar à seguradora sobre a transferência.

Somente após ser realizada uma análise é que o endosso poderá ser aprovado ou negado.

Como faço para acionar a seguradora se alguma coisa acontecer com o drone?

Posso ter um drone sem seguro?

Isso depende do tipo de drone. Como já dito, os aeromodelos não possuem obrigatoriedade quanto ao seguro, diferentemente do RPA.

No caso de haver uma fiscalização a um equipamento RPA e este não possuir seguro será feita a apreensão do dispositivo e o responsável deverá responder por isso.

Se o equipamento provocar algum acidente, a situação se agrava ainda mais, podendo a pessoa responder criminalmente e ser obrigada a pagar indenização.

Quem pretende ter uma aeronave não tripulada já sabe como começar a procurar o seguro para drone. Para saber mais informações faça uma cotação com seu corretor.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

1 comentário

  • Ricardo Luiz says:

    Olá,

    Possuo um drone 450 gramas para uso recreativo e gostaria de fazer um seguro casco que cubra roubo ou danos. É possível? Como proceder?

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *