Seguro auto para carros blindados

O seguro auto para carros blindados tem grande procura, uma vez que temos a maior frota de blindados do mundo. Entenda como esse serviço funciona e saiba qual a diferença entre ele e uma cobertura de seguro comum.

A constante e crescente violência nas cidades maiores do país e, até mesmo nas menores vem fazendo com que as pessoas de maior poder aquisitivo procurem cada vez mais por maneiras de se proteger, inclusive no trânsito.

A blindagem tem sido a opção mais escolhida pela maioria dos brasileiros para isso, prova disso é que a maior frota do mundo de veículos blindados se encontra aqui no Brasil.

Prova disso é que apenas no ano de 2016 foram adicionados 18.865 novos veículos a esse grupo.

Mas não se engane, mesmo um veículo blindado necessita de proteção contra acidentes, roubo e furto e mais.

No entanto, a contratação do seguro auto para carros blindados é um pouco diferente, da contratação de um carro comum.

Isso porque ele passa por modificações que visam proteger os ocupantes do veículo evitando que eles sejam atingidos por balas e outros objetos.

Acompanhe este artigo e entenda melhor como acontece a blindagem, quais são os tipos existentes e como funciona o seguro auto para carros blindados.

Seguro auto para carros blindados

Como acontece a blindagem de um carro?

A blindagem de um veículo acontece quando toda a sua carroceria é desmontada e entre as chapas internas e externas são inseridas placas balísticas resistentes a certos calibres, ou seja, tipos de armas de fogo.

Existem diferentes tipos de blindagem e cada um deles é referente a capacidade de proteção relacionada aos calibres das armas.

Segundo a Portaria nº 55 do COLOG – Comando Logístico do Exército Brasileiro, responsável por regulamentar esse tipo de serviço, a blindagem pode ser dividida em seis níveis diferentes e cada um deles suporta um tipo de calibre diferente, de maneira crescente.

Quais as vantagens e desvantagens de um carro blindado?

Obviamente, os carros blindados oferecem muito mais proteção quando o assunto são tiros ou explosões.

Mas, além desse tipo de proteção ele pode oferecer mais uma série de benefícios para quem opta por blindar o veículo.

Veja alguns deles a seguir:

  • Risco até 30% menor em relação aos furtos;
  • Garante a integridade física dos passageiros, evitando que ela seja atingida por objetos externos;
  • Protege contra ruídos externos, aumentando a sensação de tranquilidade dos ocupantes e concentração do motorista dentro do veículo.

Essa proteção contra ruídos pode ser sentida até mesmo em dias mais chuvosos em que os pingos geralmente promovem muito barulho dentro do veículo.

Quando o carro é blindado, e o serviço é feito por completo e de maneira exemplar, esse barulho é quase nulo.

No entanto, existem algumas desvantagens em blindar o carro que também precisam ser mencionadas:

  • Desvalorização do veículo, na maior parte das vezes o veículo é desvalorizado para a venda quando é blindado;
  • Alto valor para promover a blindagem, em alguns modelos o custo pode chegar a R$ 1 milhão;
  • Alto custo para manter o veículo, qualquer peça que quebre ou dê defeito e precise ser trocada, sai muito mais caro do que para um veículo comum, incluindo os vidros;
  • Maior consumo de combustível, um carro blindado pode chegar a pesar até 300 quilos a mais o que faz com que o motor exija mais combustível para funcionar.

Como funciona o seguro nesse caso?

Para começar é preciso dizer que para fazer a contratação de um seguro auto para carros blindados é necessário contar com uma documentação especial, mais especificamente uma autorização do exército e a nota fiscal da realização do serviço.

O seguro para carros blindados possui características similares a de um veículo sem blindagem, entretanto, conseguir contratar uma proteção para ela pode ser um pouco mais difícil.

Isso acontece porque nem todas as empresas estão dispostas a assumir esse tipo de risos e o valor da blindagem deixa o seguro mais caro.

É muito caro segurar um carro blindado?

Isso dependerá do modelo do veículo, porém, podemos dizer que um carro blindado acaba sendo mais caro por conta do custo de ser concerto.

Em alguns casos o valor do seguro auto para carros blindados pode chegar até a R$ 50 mil, tudo dependerá diretamente do modelo do veículo e do perfil do condutor.

Existe um seguro exclusivo para carros blindados?

Sim. Algumas seguradoras investem nesse setor e oferecem um seguro exclusivo para quem tem carro blindado.

Como são os papéis do seguro auto para carros blindados?

A documentação será a mesma adotada para um segurado que não possui blindagem.

O condutor terá de apresentar sua habilitação e outros documentos.

A diferença está no ponto em que o motorista deverá apresentar os itens de maiores riscos, o que pode fazer com que o valor quase dobre.

Como contratar o seguro auto para carros blindados?

A contratação é feita como se fosse qualquer outro seguro, mas na hora de preencher o formulário deve-se informar essa diferença.

Com a ajuda de um corretor poderá encontrar o produto ideal para as suas necessidades.

Depois disso basta realizar a vistoria indiciada pela seguradora e pagar os valores para que as coberturas comecem a vigorar.

Agora que você sabe melhor como funciona o seguro auto para carros blindados e quais são as vantagens e desvantagens de contar com esse tipo de modificação no veículo, será muito mais simples decidir pela realização da blindagem ou não e saber como contratar o seguro auto para o veículo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *