Quer colocar em dia a documentação do carro vencida? Então, veja como renovar a documentação de veículos e o documento necessário para renovar CNH!
Com o corre-corre do dia, muitos motoristas esquecem de acompanhar a validade de documentos obrigatórios para dirigir seu automóvel. Entretanto, é preciso estar atento a estas datas. Afinal, ao enfrentar uma fiscalização na cidade ou nas estradas, a falta de cuidado com a regulamentação obrigatória pode sair cara.
Colocar a documentação do veículo em dia, com certeza, é mais trabalhoso do que renovar os documentos nas datas corretas.
Ainda assim, o processo não é complicado, e só vai demandar certo tempo do condutor. De qualquer forma, é fundamental ter atenção ao necessário, pois a falta de documentos pode acarretar multas, perda de pontos na CNH e até na apreensão do veículo.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que qualquer motorista ao volante deve sempre ter, em mãos, a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou a PPD (Permissão para Dirigir).
A PPD nada mais é do que a “Permissão para Dirigir”. Ou seja, o primeiro documento de habilitação do condutor. Em todo o País, ela tem validade de um ano.
Não confunda a renovação da CNH com a solicitação de CNH definitiva (para jovens motoristas), ou com o pedido da segunda via da carteira em casos de documento perdido ou extraviado. Nestes casos, o motorista precisa seguir procedimentos diferentes.
Também é importante que o usuário sempre apresente o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Nenhuma cópia é aceita: os documentos precisam ser originais!
Se você é motorista, dê grande atenção aos documentos.. Assim, você evitará problemas com documentação do carro vencida na hora de encarar a fiscalização.
Como colocar a documentação do veículo em dia?
Se você vai colocar em dia seus documentos vencidos, separe tudo o que vai precisar para a renovação. Considere fazer uma lista de documentação para renovar CNH, documentação de carro que irá precisar. Assim, estará preparado e facilitará o processo.
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Quando a CNH de um motorista vence, uma nova via precisa ser emitida. Se você não sabe qual a data de validade do seu documento, vale verificá-la. A informação aparece na parte inferior da carteira.
Assim como listado no Código Brasileiro de Trânsito, é considerada infração gravíssima dirigir um veículo com a carteira vencida há mais de 30 dias.
Nestes casos, além de multa e recolhimento da carteira, o automóvel pode ser apreendido. O veículo só é liberado com a apresentação de um condutor habilitado para a direção. A documentação do carro também precisa estar em dia.
Para evitar tantos problemas, o motorista pode pedir a renovação da CNH quando faltarem 30 dias ou menos para o documento vencer.
Antes deste prazo, a renovação só é possível em casos excepcionais. Um exemplo é a comprovação de uma viagem programada do motorista para um trabalho no exterior.
Mesmo quando estas exceções ocorrem, o condutor deve apresentar documentos que comprovem sua necessidade de antecipar o prazo.
Agendamento do serviço e entrega dos documentos
O agendamento do serviço e a entrega de documentos solicitados para a renovação da CNH podem ser feitos em uma unidade do Detran.
Alguns estados também possuem serviços que permitem esse agendamento, como o Poupatempo, de São Paulo.
A renovação só pode ser feita no Poupatempo e em órgãos semelhantes se a carteira for do mesmo Estado que a unidade procurada. Do contrário, será necessário buscar o Detran diretamente.
No portal online do Detran de cada Estado, é possível realizar o agendamento e verificar cada etapa necessária para a renovação do documento.
É solicitada a realização de exame médico e, algumas vezes, do teste psicotécnico e exame toxicológico (para os motoristas das categorias de veículo C, D e E).
Algumas destas etapas são gratuitas, mas outras são cobradas. Por isso, pesquise o que será necessário ao seu caso e programe as suas finanças e documento necessário para renovar CNH.
Hoje também já é possível utilizar a versão digital da carteira de habilitação. Para obtê-la, o usuário precisa fazer a sua renovação normalmente.
Depois, basta fazer o download do aplicativo do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) no smartphone.
CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)
O CRLV é o documento que garante a permissão para o livre tráfego do veículo. Ele é emitido por cada Estado brasileiro, por meio do seu respectivo Detran.
De qualquer forma, a cédula segue um padrão comum e o documento vale em todo o País.
É fundamental saber o valor e a validade do licenciamento do veículo para não atrasar o pagamento. Caso isso ocorra, o automóvel ficará em situação irregular.
É preciso destacar que o Certificado de Registro, também conhecido como licenciamento do veículo, só é liberado após o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Caso não pague o imposto, então, o motorista ficará sem o documento obrigatório.
Além disso, o não pagamento do IPVA gera o risco de apreensão do carro em um blitz. Então, será preciso quitar os valores, mais juros e multa, para a liberação do veículo.
Para obter o CRLV, o consumidor deve fazer o pagamento anual da sua taxa de renovação. Neste caso, basta utilizar o número do Renavam do veículo, e fazer o pagamento em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela Internet.
Todo banco possui essa opção entre seus serviços. O Renavam pode ser consultado no site do Detran do seu estado. Como exemplo, confira mais informações no Detran-SP e Detran-RJ.
Assim que regularizado, o documento também pode ser acessado pelo mesmo aplicativo já citado do Serpro. Caso deseje utilizá-lo, acesse a sua loja de aplicativos no smartphone e procure pelo app “Carteira Digital de Trânsito”.
CRV (Certificado de Registro do Veículo)
É importante não confundir o CRLV com o CRV (Certificado de Registro do Veículo). Esse segundo lista todas as características do automóvel, como a sua cor, placa e chassi.
O documento é emitido após o pagamento de uma taxa única, e só precisa ser atualizado em caso de mudanças na aparência do veículo.
Diferente das outras documentações citadas, o CRV deve ficar guardado em casa, em um lugar seguro. Ele não possui data de validade.
Agora você já sabe como arrumar documentação de veículo e colocá-la em dia. Evite andar com os documentos vencidos, pois eles poderão causar uma série de problemas.
Veja quais as possibilidades de renovar o documento do carro online, facilitando o processo para você.
Posso contratar o seguro auto com documentação do carro vencida?
É importante estar sempre com a documentação de veículos em dia para diversas finalidades. Mas, será que a seguradora não vai aceitar proteger o meu bem se o documento do carro estiver vencido? Como funciona o seguro se o documento de veículo não estiver renovado?
Para a contratação do seguro de carros, no geral, a seguradora não vai impedir por conta da documentação de veículos atrasada. Mas, verifique com a empresa antes sobre as políticas internas.
Afinal, cada empresa possui as suas próprias regras, sendo obrigadas apenas a seguir as determinações da SUSEP.
Então, agora você já sabe os principais pontos para colocar em dia a documentação do carro vencida. Se ficou alguma dúvida, entre em contato com o órgão responsável em sua cidade!
*
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
8 Comentários
minha carteira venceu em 11/07/2018.n. 009180980207 Rubens Rodrigues de Mendonça – RG 7261.585-0. Quanto fica a renovação?
Olá, Rubens!
Por favor, entre em contato com o Detran de sua cidade para que possam ajudá-lo.
A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Oi, estou vendo um carro, porém ele está com os documentos atrasados e o valor já chega a 1000 reais. Como faço pra por em dia e qual os prejuízos e processo que tenho que fazer?
Att
Oi,
E no caso do emplacamento, todo ano tem que renovar? E quanto custa, onde eu tenho que ir pra renovar? Qual o órgão responsável por isso?
Até mais.
Boa tarde Eulalio,
Obrigada pelo contato.
Você precisa ir até um despachante e depois ao Detran de sua cidade, eles irão te informar.
Atenciosamente.
Oi,
A placa de meu carro é FXX8XXX.
Olá Reginaldo,
Agradecemos sua mensagem.
Caso esteja precisando regularizar a documentação do seu veículo, por favor, entre em contato com o órgão responsável para que possam ajuda-lo.
Atenciosamente.
Que lixo, diz diz e não fala nada.