Seguro APP Uber é obrigatório: veja como funciona e coberturas

Se você é um motorista da Uber, saiba que vai precisar contar com um seguro APP Uber. Esse tipo de proteção se tornou obrigatória por meio da Lei 13.640/2018.

Desde 2018, um carro de transporte de passageiros por aplicativo precisa contar com um seguro APP, independentemente de este veículo trabalhar para a Uber, Cabify, 99 Táxi ou outro app.

No caso da Uber, a própria empresa oferece esse serviço ao seu motorista cadastrado. O seguro é contratado por meio de uma parceria com a Chubb Seguros Brasil S.A.

O principal objetivo do seguro APP Uber é garantir que, caso algum acidente aconteça, motorista e passageiros possam contar com indenização.

Este seguro também vale para entregadores da Uber, que oferecem o serviço de delivery de comida.

As coberturas valem para o motorista durante todo o seu trajeto a um passageiro que solicitou o atendimento pelo aplicativo da Uber. Também cobre esses passageiros desde o momento que eles entram no carro, até que a corrida é encerrada ao fim do trajeto.

A lógica é semelhante no caso dos entregadores. A cobertura vale assim que o delivery sai para uma entrega, até o momento em que a encomenda é deixado nas mãos do usuário.

O seguro começa a valer assim que o motorista ou entregador se cadastra na plataforma da Uber e começa a trabalhar pelo aplicativo. Ele não tem custo ao motorista parceiro do app.

Abaixo, nós falamos sobre as coberturas do seguro APP Uber e mais sobre a proteção do veículo. Continue lendo!

Seguro APP Uber é obrigatório: veja como funciona e coberturas

Imagem: Getty Images

Entenda as coberturas do seguro APP Uber

Os valores de indenização do seguro para Uber variam conforme o tipo de ocorrência. Então, para saber o quanto a seguradora vai cobrir, você precisará ler a apólice do seguro.

O documento vai apresentar não apenas as indenizações, mas também as regras para o uso da proteção. Como os riscos excluídos, geralmente situações em que o motorista se coloca em perigo propositalmente.

De qualquer forma, são três as coberturas oferecidas no seguro. Então, motorista, passageiro ou entregador têm direito ao auxílio da seguradora quando há:

  • Morte acidental;
  • Invalidez permanente total ou parcial por Acidente;
  • Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas;

Como contratar o seguro APP Uber

Apesar de a Uber disponibilizar o seguro APP Uber por meio da Chubb Seguros Brasil S.A., você, motorista, não é obrigado a usar apenas ele.

Ou seja, caso você prefira contratar o seguro APP com outra seguradora que aceite Uber, e tem esse direito. Isso costuma ser interessante, principalmente, porque os valores do seguro Uber são mais baixos.

Em geral, as indenizações oferecidas pela Chubb giram em torno de R$ 100 mil*. Enquanto isso, as indenizações de seguradoras privadas podem ser maiores.

Além disso, o seguro da Uber vale apenas quando o motorista está transportando um passageiro que solicitou o serviço pelo app.

Logo, no tráfego normal, sem nenhuma chamada de transporte, o seguro não vale. Se o motorista ou seus passageiros sofrerem um sinistro no dia a dia, a Uber não cobrirá a ocorrência.

Então, caso ache interessante, você pode entrar em contato com uma seguradora e cotar outro seguro. Só não se esqueça de informar que você trabalha com a Uber.

Essa informação é essencial para determinar o custo do seguro e garantir sua indenização após uma ocorrência. Se o dado for omitido, a seguradora poderá acusar você de fraude.

Esse seguro cobre danos no carro?

Não, o seguro APP Uber não cobre danos no carro. Se o veículo sofrer uma colisão, por exemplo, você não terá nenhum auxílio para pagar os prejuízos.

Por isso, vale a pena considerar a contratação de um seguro auto. Assim, entre em contato com uma seguradora e faça sua cotação.

Com a proteção de um seguro auto, o usuário conta com indenização após a ocorrências de sinistros de várias naturezas. As coberturas básicas de um seguro geralmente incluem:

  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Queda de raio;
  • Roubo e furto.

Além dessas, é possível contratar proteções adicionais. Elas variam muito por seguradora, mas podem incluir proteção para os vidros, kit gás, proteção para terceiros e mais.

Para finalizar, vale lembrar outro seguro para os carros “da Uber”: o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Caso não mantenha essa obrigação em dia, o motorista pode perder sua autorização para trabalhar por meio do aplicativo.

Pronto! Agora você já sabe como funciona o seguro APP Uber. Na dúvida, não hesite em entrar em contato com a Uber e falar sobre a proteção. Assim, você terá maior certeza do que pode contar.

*Valores consultados nos sites oficiais das seguradoras em Julho/20, sujeito a alterações.

*Esse texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização desse produto em nosso site.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *