20 coisas que você deve saber antes de contratar um seguro de carro

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Contratar um seguro de carro é uma das ações mais importante para quem possui um veículo, no entanto, é importante que você conheça algumas situações antes de realizar essa contratação. Descubra 20 coisas que você deve saber ao contratar um seguro de carro.

Hoje em dia, quem tem um carro e não possui um seguro auto está correndo sérios riscos. Além dos altos índices de roubo de carro, os motoristas são expostos diariamente a riscos de acidentes de trânsito.

Por isso, contratar um seguro de carro se faz tão necessário. Mas, antes de realizar essa contratação é interessante que você conheça algumas informações sobre esse assunto. Acompanhe este artigo e descubra 20 coisas que você deve saber antes de contratar um seguro de carro.

20 coisas que você deve saber antes de contratar um seguro de carro

Veja quais são as 20 coisas importantes antes de contratar um seguro de carro

  1. Analise suas necessidades

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você faça uma análise das suas necessidades de proteção. Se você circula com o veículo diariamente pode ser que uma cobertura de seguro mais completa seja a melhor escolha. Mas, se você possui um veículo mais antigo, que não sai muito da garagem, uma cobertura contra roubo ou furto pode ser o mais indicado.

  1. Conheça os tipos de seguro

A primeira coisa que você precisa saber antes de contratar um seguro de carro é qual tipo de seguro escolher. Existem basicamente 4 tipos de cobertura que são:

  • Seguro compreensivo: uma cobertura mais completa e mais caro;
  • Seguro de furto e roubo: que protege seu patrimônio apenas nos casos de subtração do veículo;
  • Seguro para terceiros: que oferece cobertura para danos causados a outras pessoas;
  • Seguro para passageiros: cobre danos morais, pessoais ou físicos, promovidos aos passageiros do veículo.

Ao conhecer mais cada um dos tipos de seguro disponível você poderá eleger com maior facilidade a cobertura que melhor atende às suas necessidades.

  1. Estude com cuidado cada uma das coberturas disponíveis

Além das coberturas de seguro citadas anteriormente, existe mais uma série de coberturas adicionais que podem ser contratadas como, por exemplo, a cobertura para vidros e lanternas. Conheça cada uma delas e avalie se elas podem ser úteis para você.

  1. Considere a assistência 24 horas ao contratar um seguro de carro

A maior parte das seguradoras oferecem um serviço conhecido como assistência 24 horas, onde o atendimento para problemas como:

  • Reboque (guincho);
  • Pane seca, mecânica ou elétrica;
  • Reparos residenciais;
  • Carro reserva;
  • Motorista amigo;
  • E muitos outros são oferecidos.

Vale muito a pena considerar essa contratação, esses serviços, além disso, algumas seguradoras ainda oferecem descontos em estabelecimentos parceiros como estacionamentos, cinemas e mais.

  1. Conheça as nomenclaturas usadas

O ramo dos seguros é repleto de termos incomuns em outras áreas ou com significados diferentes. Para que você não se perca ao contratar um seguro de carro, é interessante conhecer os termos mais usados:

  • Cobertura: significa os tipos de problemas que o seguro atende.
  • Sinistro: são os problemas que podem acontecer com o veículo, como roubo, colisão, quebra de vidros, queda de uma árvore entre outros.
  • Apólice: é o documento que firma a contratação da prestação de serviços, ou seja, o contrato do seguro auto.
  • Prêmio: é o valor a ser pago pela apólice.
  • Proposta: a proposta é o documento que deve ser fornecido pelo cliente interessado na contratação do seguro.

Esses são os termos mais comuns e que em um primeiro momento costumam causar estranheza.

  1. Faça o máximo possível de cotações

Quanto mais cotações você fizer melhores serão suas chances de negociar um bom seguro, com vantagens e preço mais em conta.

  1. É importante pesquisar a idoneidade da empresa

É muito importante que você pesquise a idoneidade da empresa de seguro escolhida, assim como seu histórico de atendimentos com os clientes. A SUSEP – Superintendência dos Seguros Privados é o órgão responsável por regulamentar este setor, e em seu site é possível pesquisar empresas de seguro, corretoras de seguro e corretores que trabalham por conta própria.

Sobre o histórico de atendimento da empresa, é interessante que você procure saber a opinião de alguns clientes da mesma. Para isso é preciso apenas acessar o site do Reclame Aqui. Onde você encontrará avaliações atuais sobre o atendimento, o cumprimento dos prazos e mais.

  1. Saiba o que é considerado na formação do valor do seguro

O cálculo do seu seguro é feito com base em informações como idade e sexo do conduto, estado civil, a existência de filhos, a inclusão de motoristas adicionais, modelo do carro, ano de fabricação, região onde mora e trabalha e/ou estuda, tipo de cobertura escolhida e tipo de franquia.

  1. Entenda o que a franquia

A franquia é o valor que deve ser pago pelo segurado quando o seguro é acionado para atender a um sinistro. Ela não é cobrada apenas em casos de roubo ou furto, na solicitação de serviços referentes à assistência 24 horas e no acionamento do seguro de terceiros. Nas demais situações ela deve ser paga.

  1. Escolha a franquia adequada

De modo geral as seguradoras oferecem três possibilidades de franquia, a normal, a reduzida e a ampliada. A primeira opção consiste no valor normal estipulado pela seguradora. A segunda se trata de uma franquia de valor mais baixo, que consequentemente torna o valor da apólice mais alto. E a franquia ampliada, nada mais é que um valor de franquia maior, que faz com que o preço da apólice seja menor.

  1. Entenda como funciona a proposta de seguro

A proposta de seguro é o documento que deve ser fornecido por você para a seguradora para informar o interesse em contratar um seguro de carro. Nele deve constar todas as informações pessoais do contratante, informações necessárias sobre o veículo e rotina do mesmo e a escolha da(s) cobertura(s) de seguro.

  1. A seguradora pode sim recusar sua proposta

Ao enviar a proposta de seguro, a empresa terá um prazo de 15 dias para avaliá-la e decidir se aceita assumir os riscos de segurar seu veículo ou não. E, acredite as recusas são muito mais comuns do que se imagina. Em alguns casos, como no de veículos muito antigos ou com histórico de colisões, não vale a pena para empresa oferecer uma cobertura. No entanto, vale dizer que, caso a recusa aconteça ela deve ser justificada pela empresa.

  1. A seguradora tem um prazo para aceitar sua proposta

Como dito acima, a seguradora tem um prazo de 15 dias para aceitar ou recusar a sua proposta de seguro. Caso ela não dê nenhuma posição dentro deste prazo, se torna automaticamente obrigada a aceitar a proposta feita por você. Além disso, vale a pena dizer que, caso ela solicite mais documentos durante esse prazo, ele para de ser contado e volta a correr apenas depois que você entregar os documentos extras solicitados.

  1. Procurar um corretor pode ser muito viável

Buscar auxílio com um corretor de seguros pode ser uma escolha muito interessante. Ter a ajuda de um profissional especializado no assunto e por dentro do mercado é fundamental para fazer um bom negócio. Ao contar com um corretor você terá muito mais chances de escolher a cobertura mais assertiva e definir melhor situações como valor de franquia, por exemplo.

  1. Não minta para conseguir desconto

Ao contratar um seguro de carro é fundamental que você passe apenas informações verdadeiras. Mentir sobre número de condutores, hábitos de uso e outras informações relacionadas ao carro e seus dados pessoais, para conseguir baratear o preço do seguro é uma péssima ideia. A seguradora irá pesquisar as informações passadas na proposta e ela poderá recusar a cobertura ao descobrir uma mentira.

  1. Algumas situações não são cobertas

É importante que você saiba antes de contratar um seguro de carro que algumas situações não são cobertas por nenhuma seguradora. Atos de vandalismo, danos promovidos por água salgada, sinistros promovidos por condução embriagada ou perigosa e ainda em casos de atos ilícitos como corridas ilegais. Esses casos não são cobertos por nenhuma seguradora.

  1. Descubra como conseguir um desconto ao contratar um seguro de carro

A presença de equipamentos de segurança como rastreadores, bloqueadores de ignição, alarmes e outros, fazem com que o valor da apólice se torne menor. Isso acontece por que a seguradora entende que com a presença desses equipamentos além das chances de roubo ou furto de o veículo serem menores, as possibilidades de recuperação do mesmo caso isso aconteça são maiores.

  1. Fique atento às condições do contrato

A apólice de seguro é repleta de condições que precisam ser analisadas com cuidado antes que o contrato seja assinado. Além disso, é importante também que você verifique os seus dados pessoais e sobre o veículo. Erros de digitação podem acontecer e você assinar o contrato com alguma informação errada, perderá o direito de cobertura.

  1. Não precisa de nome limpo para contratar um seguro de carro

Isso mesmo, você não precisa ter o nome limpo para poder contar com um seguro auto. A legislação brasileira lhe garante acesso a esse tipo de serviço nessas condições. Portanto, nenhuma seguradora pode recusar uma proposta pelo fato do cliente ter o nome sujo. O que elas podem fazer é cobrar um valor mais alto pelo serviço, por causa disso.

  1. Certifique-se da cobertura geográfica do seguro

A maior parte dos seguros oferece uma cobertura nacional, no entanto, é importante que você esteja atento a essa condição antes de contratar um seguro de carro. Especialmente se você costuma viajar muito de carro. Fazendo isso você evitará maiores dores de cabeça no futuro.

A contratação de um seguro é fundamental nos dias atuais, mas, é importante que ela seja feita da maneira correta. Seguindo essas dicas certamente você terá mais sucesso ao contratar um seguro de carro. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, nos pergunte a respeito, estaremos disponíveis para resolver suas questões.

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