Para que serve a vistoria anual de veículos?

| Autor: Jeniffer Elaina

Você acabou de comprar um carro e está se perguntando para que serve a vistoria anual de veículos e qual a sua real importância? Então acompanhe este artigo e entenda mais sobre o assunto.

Ter um veículo significa ter a possibilidade de ir e vir para onde quiser com mais conforto.

Porém, quando uma pessoa se torna motorista e adquire um carro, além de contar com uma série de benefícios, ela também passa a contar com uma série de deveres.

A vistoria anual de veículos é apenas um desses deveres que devem ser obrigatoriamente cumpridos, para que o motorista tenha o direito de circular com o seu veículo.

E, por mais simples que esse procedimento possa parecer para motoristas mais experientes, aqueles recém habilitados ou que acabaram de comprar um veículo podem encontrar dificuldades e ter uma série de dúvidas sobre o assunto.

Para ajudar a solucionar todas as questões sobre a vistoria anual de veículo, preparamos um artigo que explica melhor o que ela é, para que serve e como funciona.

Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Para que serve a vistoria anual de veículos?

O que é a vistoria anual de veículos?

Todos os anos os motoristas são obrigados a levar seus veículos ao DETRAN para que eles passem por uma vistoria veicular.

Este nada mais é do que um processo de análise do veículo, tanto no quesito documental e de identificação como no quesito funcionamento do carro.

Resumindo, a vistoria veicular é um processo de análise dos veículos que circulam pelas vias públicas, a fim de garantir a segurança dos motoristas e outras pessoas, além de garantir uma menor emissão de poluentes no meio ambiente.

A vistoria é obrigatória e está prevista no CTB – Código de Trânsito Brasileiro, mais especificamente no artigo 22.

Ela pode ser realizada diretamente no DETRAN de cada região ou em empresas credenciadas pelo DETRAN, conhecidas como ECVs – Empresas Credenciadas de Vistoria Veicular.

Para que serve a vistoria anual de veículos?

Segundo a resolução Nº 466/13 presente no artigo segundo do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, a vistoria anual de veículos serve para autenticar a identificação do veículo, a legitimidade da propriedade do bem, se ele possui todos os equipamentos de segurança obrigatórios funcionando perfeitamente, se seu funcionamento mecânico não está agredindo excessivamente o meio ambiente e se as características do veículo continuam inalteradas e de acordo com a documentação.

Além disso, o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente aprovou, em 2009, que a inspeção veicular deveria ser obrigatória em todo o país, pois, checando com frequência as falhas na manutenção, haverá menos emissão de gás carbônico, que prejudica o meio ambiente.

Foi definido que cada estado do país com frota superior a 3 milhões de veículos seria obrigado a criar o PCPV – Planos de Controle de Poluição Veicular.

Quando a vistoria anual de veículos deve ser feita?

A inspeção veicular deve ser feita 90 dias antes do licenciamento anual do veículo e, o Detran todos os anos, disponibiliza um novo calendário indicando quando deve ser feita a vistoria de cada veículo, de acordo com a placa.

Além disso, o DETRAN juntamente com o Ibama, decidem quais são os procedimentos a serem avaliados em cada um dos estados brasileiros onde os veículos circulam.

Vale mencionar que, caso o motorista não realize a vistoria anual de veículos, além dele estar cometendo uma infração gravíssima, passível de punição legal, ele ainda não conseguirá receber um novo CRV – Certificado de Registro Veicular ou simplesmente completar o licenciamento anual do veículo.

Tanto a obrigatoriedade desse procedimento como a importância dele para conseguir os demais documentos necessários para a livre circulação do veículo, estão discriminados no CTB.

No segundo caso, você pode entender melhor a necessidade da vistoria veicular para a emissão de novos documentos no artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro.

É preciso pagar para realizar a vistoria anual de veículos?

Sim, esse procedimento acontece mediante o pagamento de uma taxa, que geralmente varia entre R$ 100 e R$ 200, isso porque os DETRANS são livres para estabelecer o preço desse procedimento.

Por isso, o mais indicado é que você pesquise diretamente no órgão da sua região qual o valor a ser pago para a realização da vistoria.

É preciso dizer também que, caso o veículo seja reprovado na vistoria por algum motivo, será preciso que o motorista faça os devidos reparos necessários e realize a vistoria novamente, pagando a taxa necessária mais uma vez.

Como fazer a vistoria anual de veículos?

Para fazer a vistoria é preciso preencher o formulário RENAVAM no site do Detran de estado, depois levar os documentos necessários e o formulário preenchido ao posto do Detran para fazer a vistoria.

É preciso estar em dia com o pagamento de impostos, multas e encargos dos veículos.

O procedimento de agendamento para a vistoria anual de veículos pode variar de um DETRAN para o outro, por isso, o mais indicado é que você se informe junto ao órgão da sua região, ou diretamente nas ECV como agendar a vistoria.

Geralmente é possível realizar o agendamento online através do site, como mencionado anteriormente, mas nem todas as regiões do país contam com esse serviço.

Mas independentemente do caso, depois de preencher o formulário necessário o motorista pode escolher o melhor dia e horário para realizar a vistoria que, normalmente não leva mais que 30 minutos para ser realizada.

Como passar na vistoria anual de veículos?

Como mencionado, a vistoria avalia todos os documentos e características do veículo, funcionalidade mecânica e a presença de equipamentos obrigatórios, funcionando em perfeito estado.

A relação desses equipamentos obrigatórios pode ser encontrada no artigo primeiro da resolução Nº 14/1998 do CONTRAN.

Mas é possível adiantar que as condições dos pneus e estepe, lanternas, cinto de segurança e mais estão presentes nessa lista.

A melhor maneira de garantir que seu veículo passará na vistoria anual de veículos é levando-o a um mecânico de confiança antes de realizar o procedimento e pedindo ao profissional que analise o veículo com atenção e veja se todos os equipamentos e funcionalidades estão em dia.

Não se esqueça de contar com um profissional competente e confiável para realizar essa análise prévia.

Agora que você conhece melhor o que é a vistoria anual de veículos, para que ela serve, como ela pode ser feita e todos os demais assuntos pertinentes sobre ela.

Esperamos que não existam mais dúvidas sobre o assunto.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

2 Comentários

  • teresa says:

    Solicito,por favor, orientação .

    1-sobre a possibilidade de realizar a vistoria de um carro referente à 2015, em 2016, e se isso acarreta algum problema, pois não estou conseguindo marcar para esse ano.
    2-Desejo também saber,se isso acarreta multa,perdendo pontos na CNH.
    3-sobre um outro caso: se um condutor que tem 157 pontos indevidos na carteira nos últimos 5 anos,sendo que nos últimos 12 meses não perdeu pontos, poderá renovar a CNH normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *