10 melhores seguradoras de carro de 2023

A lista com as melhores seguradoras de carro de 2023 considera a avaliação dos segurados em vários aspectos, desde atendimento até a solução de problemas com sinistro. Confira!

O novo ano está chegando e você já colocou na listinha as metas que pretende alcançar? Certamente, tem planos de comprar um carro novo aí, né? E, claro, não vai deixá-lo rodando desprotegido! Por isso, é tão importante conhecer as 10 melhores seguradoras de carro de 2023!

Sim, pois ninguém contrata um serviço às cegas, certo? No mínimo, você precisa analisar fatores que, futuramente, serão determinantes para a sua escolha. Preço, coberturas e, sem dúvidas, a recomendação de outros usuários.     

Foi a partir daí que elaboramos a lista com as 10 melhores seguradoras de carro de 2023. Para elencá-las, pesquisamos sua reputação em sites de referência, tendo como base registros de pessoas que utilizaram os serviços de cada empresa.

10 melhores seguradoras de carro de 2023
Imagem: Getty Images

Como a pesquisa foi realizada

Para chegar nessa lista de melhores seguros auto de 2023, consideramos as 20 melhores empresas do ranking de seguradoras de automóvel de 2021 do Sincor SP (o mais atualizado no momento).

A partir de então, pesquisamos as notas de cada uma no Reclame Aqui em dezembro de 2022, considerando um período de 12 meses anteriores.

No caso de empate na nota, levamos em conta como critério de desempate a porcentagem de pessoas que voltariam a fazer negócio com a empresa. Depois finalizamos a lista considerando as notas da maior para a menor.

A fim de deixar você tirar suas conclusões e conhecer melhor cada uma, verificamos as notas das seguradoras no site do Consumidor.gov.br e Susep (mas esses dados não influenciaram na classificação das 10 melhores empresas de seguro auto, pois serviram apenas de complemento para sua pesquisa).

No caso da Susep, o índice é calculado com base no total de reclamações da seguradora e dividido pelo número de prêmios que a empresa recebeu, depois multiplicado por 1.000.000 e, quanto menor for, melhor sua classificação.

Confira nosso ranking e veja como ficou a classificação!

10 melhores seguradoras de carro de 2023

Veja a lista final após nossos critérios acima e confira quais foram eleitos os melhores seguros, conforme o ranking do Reclame Aqui:

1 – Suhai Seguradora

Pelo segundo ano consecutivo (considerando nosso ranking de melhores seguros de carro de 2022), a Suhai ocupa o primeiro posto entre as melhores seguradoras de carro de 2023. São quase três décadas de atuação no mercado oferecendo diferentes proteções para motos, carros e veículos pesados.

Segundo o site da empresa, a seguradora atende a qualquer tipo de veículo, seja qual for a marca, modelo e ano, com atendimento 24 horas.

No site Reclame Aqui, sua reputação é tida como “Ótimo”, tendo nota de 8,4, a partir de 1171 avaliações. Do total de reclamações, 99,1% foram respondidas e 89% solucionadas. Com nota do consumidor de 7,38, o total de 76,1% dos respondentes voltaria a fazer negócio com a empresa.

A maior parte das reclamações diz respeito ao pagamento do sinistro, apontado como valor incorreto repassado à pessoa segurada. Também houve apontamentos sobre demora no atendimento.

No site Consumidor.gov.br, há bastante transparência na divulgação dos dados. Em um ano, foram 333 reclamações registradas, das quais 95% foram respondidas e 73% solucionadas. O tempo médio de resposta é inferior a cinco dias.

Porém, pelo site da Susep, considerando a nota final apontada pelos usuários (que veremos a seguir), a empresa caiu dez posições em comparação ao ano anterior.

Nos três sites analisados, as notas da seguradora foram as seguintes:  

  • Reclame Aqui: 8,4
  • Consumidor.gov.br: 2,2
  • Susep: 0,24

Em suma, a agilidade no atendimento ao cliente e até o alto índice de respostas mostra que, apesar das reclamações, a Suhai permanece entre as 10 melhores seguradoras de carro de 2023.

2 – Sompo Seguros

No segundo lugar, temos a Sompo Seguros, empresa que atua com amplo portfólio de serviços como, por exemplo, seguro auto, residencial, de vida e direcionado a mulheres.

O site da empresa é bastante intuitivo e, quando a pessoa segurada passa pelo sinistro, pode informar e acompanhar o andamento do processo pelo portal. 

E qual é a visão dos consumidores com relação à empresa?

Começando pelo Reclame Aqui, a reputação tem classificação de “Ótimo” e nota 8, diante de 97,9% das reclamações respondidas e 85,2% dos problemas solucionados. Isso faz com que quase 67% dos consumidores voltem a fazer negócio com a seguradora.

Entretanto, houve número considerável de reclamações sobre assistência da seguradora em caso de danos a terceiros.

No site Consumidor.gov.br, por sua vez, das 346 reclamações registradas em um ano, 99,1% foram respondidas e 77,7% solucionadas. Também ganha destaque a agilidade na resposta: 4,5 dias de prazo médio. 

Já no site da Susep, foram 353 reclamações registradas em um ano, número que fez com que a empresa caísse duas posições entre as relacionadas pela agência.

Veja o resumo das notas atribuídas pelos consumidores nos três sites analisados:  

  • Reclame Aqui: 8,0
  • Consumidor.gov.br: 2
  • Susep: 0,11

3 – Cardif Seguros

A Cardif Seguros, ou BNP Cardif, atua no Brasil desde o ano 2000 como especialista em seguros massificados. São mais de 24 milhões de certificados ativos e 16 milhões de clientes, comercializando cerca de um milhão de apólices mensais.

Uma das 10 melhores seguradoras de carro de 2023 tem reputação do tipo “Bom” no site Reclame Aqui, com nota 7,8. Das 717 reclamações avaliadas, 91,6% foram respondidas e 84,5% solucionadas. O tópicos mais frequentes são:

  • cobrança de serviços não contratados (inclusive, mediante a contratação de cartões de crédito);
  • demora no pagamento de sinistro;
  • demora no reembolso de franquia;
  • burocracia para abertura no processo de sinistro.

A propósito, o prazo de resposta é um dos pontos que chamam a atenção entre as avaliações no site Consumidor.gov.br: 7,2 dias. Embora 99% das reclamações tenham sido respondidas, o índice de resolução dos problemas é de 75,5%.

No site da Susep, por sua vez, caiu uma posição no índice de reclamações, com 340 registradas no intervalo de um ano. Veja as notas em cada site analisado:

  • Reclame Aqui: 7,8
  • Consumidor.gov.br: 2,3
  • Susep: 0,18 

4 – Sura Seguros

A Sura Seguros é uma das melhores seguradoras de carro de 2023, presente em nove países da América Latina. Pertencente a um grupo fundado em meados da década de 40, tem um amplo portfólio de serviços, em especial, seguros de frotas.

A reputação da empresa no Reclame Aqui é considerada “Bom” com nota 7,7, uma vez que respondeu a 98,5% das 726 reclamações inseridas no site. Do total, 88,4% foram solucionadas, de tal forma que 55% dos consumidores voltariam a fazer negócio com a empresa.

Os tópicos abordados pelos usuários variam, mas a maior parte se concentra no pagamento dos sinistros. Por outro lado, no site do Consumidor.gov.br, das 145 reclamações registradas em um ano, 100% foram respondidas com 75% de solução.

Entretanto, o prazo médio de resposta foi de sete dias. Já no site da Susep, a empresa melhorou oito posições no índice de reclamações, se comparado ao ano anterior. Ao todo, foram 194 registradas em um ano.

Em suma, as notas médias em cada site avaliado para a empresa foram:  

  • Reclame Aqui: 7,7
  • Consumidor.gov.br: 2,3
  • Susep: 0,25

5 – Too Seguros

A Too Seguros oferece seguros também em parceria com o Banco PAN e possui várias modalidades além da de auto, o que faz dela uma das 10 melhores seguradoras de carro de 2023.

E qual é a visão da pessoa segurada sobre os serviços do Seguros Pan que, hoje, opera sob o nome de Too Seguros?

No Reclame Aqui, a reputação é considerada “Bom” com nota 7,4, diante da resposta a 97,2% das reclamações inseridas. Destas, 82,9% foram solucionadas e, assim, mais de 56,1% dos clientes voltariam a fazer negócios. Destacam-se, nos tópicos abordados:

  • negativas de indenização;
  • dificuldades no atendimento;
  • necessidade frequente de pedidos de estorno.

No site do Consumidor.gov.br, o número de reclamações é de 1008 em um ano, das quais 99% respondidas e 91,3%, um índice, entretanto, considerado razoável; assim como o prazo de resposta, de 5,4 dias.

Por fim, no site da Susep, houve piora de quatro posições no índice, embora poucas tenham sido registradas na plataforma: 59.

Em suma, as notas médias em cada site avaliado para a empresa foram:  

  • Reclame Aqui: 7,4
  • Consumidor.gov.br: 3
  • Susep: 0,06

6 – Mitsui Sumitomo Seguros

A Mitsui Sumitomo Seguros é boa? Trata-se de uma empresa confiável? Segundo as avaliações sim, de tal forma que está entre as melhores seguradoras de carro de 2023. Parte do maior grupo segurador da Ásia, conta com amplo portfólio de produtos de proteção.

Segundo pesquisa no Reclame Aqui, a empresa respondeu a 99,8% das reclamações registradas em um ano. Ademais, solucionou 77,9% delas, de tal forma que quase 55% dos clientes voltariam a fazer negócio. Possui classificação “Bom” e nota 7,3.

De acordo com nosso levantamento, a maior parte das queixas abordam:  

  • demora no atendimento e solução do sinistro;
  • problemas com contato;
  • cancelamento do seguro sem aviso, apesar do atraso no pagamento;
  • demora na aprovação do processo.

Já no site dos Consumidor.gov.br, a reputação da Mitsui é um pouco mais controversa. Das 197 reclamações registradas, 97,5% foram respondidas. Ao mesmo tempo, o índice de soluções é um dos mais baixos até aqui, considerando as inserções no site: 67%.  

Algo que se reflete no site da Susep, onde foram registradas 96 reclamações no intervalo de um ano. Em comparação com o anterior, a empresa perdeu cinco posições no índice. 

  • Reclame Aqui: 7,3
  • Consumidor.gov.br: 2
  • Susep: 0,15

7 – Sancor Seguros do Brasil

Empresa de origem argentina, a Sancor Seguros do Brasil é, também, uma das 10 melhores seguradoras de carro de 2023. No Brasil, tem sede em Maringá, no estado do Paraná, e dispõe de diferentes categorias de seguros auto.

Uma breve pesquisa nos buscadores mostra que a empresa tem boas avaliações. No Reclame Aqui, a reputação é considerada “Bom” com nota 7,2, já que respondeu a 100% das reclamações ali inseridas. Sobre a solução, o índice foi de 72,2%.

Porém, é importante avaliar o teor das reclamações registradas. Há desde a demora na análise do processo do sinistro até valor distinto do acordado na apólice.

No Consumidor.gov.br, foram 73 reclamações registradas e respondidas em sua totalidade, com prazo médio de 5,5 dias. Sobre a solução, é um dos índices mais altos: 89%. No site da Susep, foram inseridas 63 reclamações em um ano.

  • Reclame Aqui: 7,2
  • Consumidor.gov.br: 2,8
  • Susep: 0,15

8 – Porto Seguro

A Porto Seguro é uma das melhores seguradoras de carro de 2023. A holding foi fundada aqui mesmo, no Brasil, em meados da década de 40 e não opera, apenas, no ramo de seguros. O grupo atua, ainda, nas áreas de saúde e bancária.

No Reclame Aqui, a reputação da empresa é considerada “Bom” com nota 7,1. Isso é resultado de 6.774 reclamações registradas em um ano, das quais 96% foram respondidas e 76,1% solucionadas. Por outro lado, quase 60% dos segurados voltariam a fazer negócio. 

Nos Consumidor.gov.br, em um ano, foram registradas 95 reclamações e 93,7% delas foram respondidas, no prazo médio de 6,2 dias (um pouco mais alto que outras da lista). 

Pela Susep, a Porto Seguro melhorou duas posições, mas teve mais de 900 reclamações em um ano, principalmente sobre cálculo de sinistro e cobranças indevidas.  Com isso, concentra quase 5% das reclamações registradas junto à agência.

  • Reclame Aqui: 7,1
  • Consumidor.gov.br: 2,4
  • Susep: 0,09

9 – Bradesco Seguros

A Bradesco Seguros quase encerra nossa lista de melhores seguradoras de carro de 2023. O portfólio de produtos inclui não só seguro auto, como de vida, saúde e previdência.

No Reclame Aqui, a reputação é considerada “Bom” com nota 7,1, empatada com a Porto Seguro. Das reclamações registradas, a maior parte delas diz respeito a:

  • demora no processo de sinistro;
  • demora no pagamento;
  • atraso no conserto de veículos em lojas autorizadas;
  • problemas de vistoria.

Diante do volume de reclamações, o índice de respostas, no entanto, surpreende: 98,5%. Delas, 75,9% foram resolvidas. Por outro lado, 59% dos segurados voltariam a fazer negócio com a empresa (o que a deixou um pouco abaixo da outra usando nosso critério de desempate).

No Consumidor.gov.br, foram 325 reclamações recebidas e respondidas, com 86,5% de solução. O prazo médio de resposta é inferior a seis dias.

O número de reclamações registradas junto à Susep também está entre os mais altos, com 4203 em um ano. Isso corresponde a 19,8% dos registros no site.

  • Reclame Aqui: 7,1
  • Consumidor.gov.br: 2,9
  • Susep: 0,11

10 – Zurich Brasil

Encerrando nossa lista de melhores seguradoras de carro de 2023, temos a Zurich Brasil. Com portfólio de seguros para pessoas física e jurídica, tem vias de autoatendimento pelo site, como acionamento de seguro, status do processo e assistência 24 horas.

Pelo Reclame Aqui, a reputação é “Bom” com nota 7,1 (igual as duas anteriores), e 3.517 reclamações registradas. Ainda assim, 98,9% foram respondidas e 76,9 solucionadas, resultando em 53,2% de clientes que voltariam a fazer negócio (o que a deixou abaixo das duas anteriores com notas iguais também).

Entre os tópicos mais abordados, estão demora no pagamento e até no conserto de veículos já em processo de manutenção. 

Agora, no site Consumidor.gov.br, a reputação é considerada muito boa, pois tem 100% das reclamações registradas respondidas e solucionadas. O prazo médio de resposta, também, é baixo: 2 dias.

Cuidado refletido no site da Susep, considerando a melhora de cinco posições nas reclamações, se comparadas ao ano anterior. Ao todo, foram 822 registros.

  • Reclame Aqui: 7,1
  • Consumidor.gov.br: S/R
  • Susep: 0,18

Outras seguradoras avaliadas na pesquisa

Trouxemos, também, além das 10 melhores seguradoras de carro de 2023 apresentadas, outras empresas também avaliadas. Conforme avaliação no Reclame Aqui, se destacaram:

  • Liberty Seguros: 7,0
  • Banestes: 7,0
  • HDI Seguros: 6,9 
  • Tokio Marine: 6,7
  • Mapfre: 6,6
  • Allianz Seguros: 6,3
  • Alfa Seguradora: 6,3
  • Caixa Seguradora: 6,2

Quando a seguradora atinge nota inferior a 7,0, sua avaliação cai de Bom para Regular, deixando o status de confiável para os consumidores. Também levantamos informações sobre a Gente Seguradora, porém, o índice de avaliação é de 5,3, considerado ruim.

Agora, você sabe quais são as melhores seguradoras de carro de 2023, o que não te isenta de buscar informações complementares sobre cobertura, portfólio de serviços, valores de cada contrato e assistência.

Somente de posse de todos os dados possíveis, você terá segurança de contratar a melhor empresa para o seu perfil.

Vale mencionar que essa lista foi feita com base nos critérios apresentados no começo desse artigo e pode ser alterada a qualquer momento conforme as notas e avaliações mudarem, assim como no caso de utilizarmos critérios diferentes na avaliação.

Cabe a você, consumidor, verificar melhor cada empresa antes de escolher a melhor seguradora de carro de 2023.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

4.7/5 - (4 votes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *