Icatu previdência

Veja o que o Icatu previdência tem a oferecer e como funciona esse investimento no futuro.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

A Icatu Seguros é uma empresa especializada em oferecer soluções para que o planejamento futuro possa se realizar.

Ele é uma seguradora independente, que está presente em todo país e conta com mais de 6,5 milhões de clientes.

Icatu previdência

Imagem: Getty Images

O que é a previdência privada?

A previdência privada, também popularmente chamada de aposentadoria privada, é uma forma de garantir recursos financeiros no futuro.

Ela prevê que se faça um investimento inicial e aportes mensais em aplicações que geram rendimento. Essas aplicações são programadas de acordo com o que se espera obter no futuro.

Dessa forma, quando a pessoa se aposentar poderá contar com um complemento a renda de acordo com o que investiu ao longo dos anos.

O Icatu previdência é só para aposentadoria?

Não. Com o Icatu previdência é possível garantir um dinheiro para investir no futuro, independentemente da idade.

É possível, por exemplo, garantir o dinheiro da faculdade dos filhos, um curso no exterior, a compra de uma casa e outros.

É claro que se usar o valor apenas como um recurso adicional de aposentadoria não há problema.

Como funciona o Icatu previdência?

Se a ideia é juntar dinheiro para o futuro, o Icatu previdência pode ajudar.

Primeiro é preciso decidir para o que pretende utilizar o dinheiro e quanto espera receber no futuro.

O Icatu previdência tem um sistema que permite estimar, de acordo com o tempo que o dinheiro ficará investido e o valor depositado mensalmente, quanto terá.

Sempre que houver a necessidade é possível alterar o valor de contribuição, se tiver um dinheiro sobrando ele poderá ser investido na previdência.

Depois disso é preciso escolher qual será o plano de pagamento. É possível escolher entre fazer o pagamento apenas na contratação, esporadicamente ou mensalmente. Isso dependerá do perfil do investidor e objetivo desejado.

O investimento pode ser feito por meio de boleto bancário, débito em conta ou no caso dos planos empresariais, com desconto na folha de pagamento.

Enquanto o dinheiro estiver aplicado ele estará rendendo de acordo com o que foi contratado.

Os planos comercializados pela Icatu previdência são:

PGBL – O Plano Gerador de Benefício Livre – indicado para quem faz declaração completa do Imposto de Renda uma vez que as contribuições são dedutíveis até o limite de 12%.

VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre – indicado para quem faz declaração simples de Imposto de Renda ou que atingiram o limite de contribuição dedutível do PGBL.

No que o dinheiro é aplicado para render?

A rentabilidade será decidida de acordo com o perfil do investidor que pode ser conservador, moderado e agressivo. De acordo com isso é estimada uma rentabilidade que varia de 4% a 8% ao ano.

Para conseguir esse rendimento o valor pode ficar aplicado em fundos de renda fixa e ações, sendo que o percentual de cada varia pelo perfil.

Quando é possível resgatar o dinheiro?

A ideia da previdência é garantir uma renda para o futuro ou para realizar algum sonho. Nesse caso, o indicado é que o valor só seja resgatado quando chegar a data planejada.

Entretanto, se a pessoa desejar pode solicitar o valor parcial ou total do que possui na previdência. Será preciso fazer uma solicitação formal para ter acesso a ele.

No caso de haver o resgate parcial, o dinheiro que ficou aplicado continuará valendo e se desejar é possível continuar fazendo aportes.

Apesar de ser possível resgatar o valor quando desejar, é preciso ficar atento aos prazos. Além disso, aguardar entre 60 dias e 6 meses conforme o plano para ter acesso a um novo pedido.

É preciso pagar algum valor para ter o Icatu previdência?

A Icatu terá despesas administrativas, de corretagem e para implementar o plano. Então existe um valor cobrado, chamado de taxa de carregamento.

Essa taxa é um percentual que pode ser cobrado no início do plano, na saída ou na portabilidade. O percentual varia de acordo com o plano, mas, esse estará especificado no regulamento.

Há também a cobrança de uma taxa de administração do fundo previdenciário, ela é aplicada sobre o patrimônio líquido.

Existe um prazo mínimo para ficar com o Icatu previdência?

Sim. O Icatu previdência prevê que o resgate não pode ser feito em um período menor do que 60 dias, esse mesmo prazo é aplicado para casos de portabilidade.

Existem planos que podem ter prazo diferentes, por isso, é importante se atentar ao regulamento.

O Icatu previdência é uma maneira de garantir uma renda no futuro e agora já sabe um pouco mais sobre como ele funciona.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *