Apesar de ser uma estratégia já antiga, o golpe do falso mecânico vem fazendo cada vez mais vítimas pelo país. Descubra nesse artigo como ele funciona e quais os cuidados a serem tomados.

Os relatos das vítimas de uma estratégia criminosa conhecida como golpe do falso mecânico, estão se tornando cada vez mais comuns. Existem diversas ocorrências registradas no estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E as vítimas mais escolhidas são sempre idosos e mulheres.

As abordagens podem variar, mas, o golpe do falso mecânico tem sempre o mesmo final, vítimas pagando pequenas fortunas por consertos desnecessários. Saiba como esse golpe funciona e quais os principais cuidados a serem tomados para não se transformar em mais uma vítima.

Golpe do falso mecânico: entenda como funciona e tome cuidado
Imagem: Getty

Como funciona o golpe do falso mecânico?

Como dito antes, existe mais de uma abordagem para a aplicação do golpe. A mais comum envolve uma pequena bombinha, como aquelas das festas de São João. Entenda melhor.

O motorista escolhido está dentro do carro, algumas vezes preso no trânsito, outras apenas com o veículo estacionado prestes a sair ou acabando de chegar. O golpista chega próximo ao veículo e lança uma dessas bombinhas de festa junina debaixo do veículo.

Com o estouro o motorista se assusta e sai debaixo do veículo, é quando o bandido, aparentemente caído do céu o aborda, alegando que também ouviu o barulho e oferecendo ajuda. Se passando por mecânico ele pede ao motorista que abra o capô do veículo, e assim que isso acontece, ele joga uma substância química em cima do motor que produz fumaça.

Está armado o golpe do falso mecânico. O estelionatário inventa um problema muito complicado e promete resolvê-lo ali mesmo, mediante um pagamento, normalmente de valor alto, feito comumente com cheque. Ele recebe seu cheque ‘realiza o conserto’ e vai embora.

Em outro tipo de abordagem, depois dos barulhos e fumaça, o golpista se dispõe a ligar para o seguro da vítima, e de seu próprio celular realiza uma suposta ligação para o seguro, solicita um mecânico e vai embora.

Minutos depois chega outro golpista, uniformizado como se realmente fosse mecânico, realiza o conserto, recebe o pagamento e vai embora. Pronto, a pessoa acaba de se tornar mais uma vítima do golpe do falso mecânico. Muitas vezes levando um prejuízo que pode oscilar entre R$ 1 mil a R$ 5 mil reais.

Cuidados a serem tomados para evitar o golpe

Obter um vasto conhecimento mecânico não é uma coisa que acontece de maneira rápida. No entanto, vale a pena conhecer ao menos um pouco sobre mecânica para evitar ser vítima de problemas como o golpe do falso mecânico.

Procure sabe no mínimo como é o funcionamento e a conexão do cabo da bobina do motor, que o principal alvo dos golpistas.

Você também pode evitar problemas estando sempre atento ao funcionamento do painel de seu veículo. Em muitos carros, quando existe um problema com o motor, ou qualquer outra função que afete diretamente o funcionamento correto e seguro do veículo, uma ou mais luzes indicativas são acionadas no painel. Se esse for o seu caso, fique atento a isso.

Mantenha-se atento as condições de direção do seu veículo. Você ouviu um barulho alto na parte traseira do seu veículo, ou viu uma fumaça discreta subindo? Observa as condições de direção do veículo, se nenhuma diferença for sentida, continue dirigindo e se encaminhe a um mecânico de confiança.

Se você for daquelas pessoas excessivamente preocupadas, e deseje parar o carro para dar uma olhada, faça isso em local seguro como, por exemplo um posto de combustível. E não aceite conselho ou ajuda de estranhos, qualquer pessoa solicita demais pode ser um golpista em potencial.

Melhor maneira de prevenir o golpe do falso mecânico

Acredite ou não, a melhor maneira de prevenir o golpe do falso mecânico é tendo um seguro auto. Caso alguma anormalidade aconteça com seu carro no meio de um congestionamento, o mais seguro é que você possa entrar em contato com seu seguro e solicitar um mecânico realmente de confiança.

A maioria das seguradoras oferece um serviço chamado assistência 24 horas que oferece serviços como mecânico, guincho, socorro a pane seca e muito mais.

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *