Cote o seu seguro auto online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Às vezes por um descuido ou esquecimento, alguns imprevistos acontecem. Em relação ao seguro de automóvel, existem alguns motivos ou descuidos que podem fazer com que a empresa recuse a indenização.
Isso pode acontecer, por exemplo, se houver atraso no pagamento dos prêmios, roubo do veículo em uma cidade diferente da que foi relatada no contrato, ou se acontecerem acidentes causados por terceiros com carros emprestados.
Mas outro fator muito importante que as companhias de seguros levam em conta no momento de realizar uma apólice, é a questão da garagem de carro.
O carro foi roubado fora da garagem, e agora?
A informação correta sobre a posse de uma garagem para carros do qual o seguro foi contratado pode determinar que a indenização seja paga ou não.
Não é necessário que a garagem de veículo pertença ao segurado, e nem que ela esteja localizada na residência do mesmo, já que existe casa sem garagem.
Porém, ao relatar que existe uma garagem para o pernoite do automóvel, é de fato necessário que a garagem seja utilizada.
Outro ponto a ser esclarecido ao contratar o seu seguro, é esclarecer se o veículo fica todo o dia no estacionamento ou somente uma parte do dia.
Todas as informações sobre o hábito de utilização do veículo deve ser preenchida no formulário de contração.
Elas é que ajudarão a determinar os riscos e a estabelecer as coberturas que a seguradora está oferecendo.
O que acontece muitas vezes é que, quando o segurado contratou um seguro de automóvel, morava numa residência sem garagem de carro e hoje mora num lugar com local para guardar o veículo.
Neste caso, ele deve informar à companhia de seguros sobre a mudança do domicílio para que a apólice de seguro seja modificada.
Não esconda informações no momento da contratação do seguro
É melhor pecar por excesso do que por falta. Por isso, sempre dê todas as informações para a seguradora no momento da contratação do serviço.
Isso porque, se ocorrer um sinistro que fuja do que estava previsto pela empresa, ela pode não pagar a indenização, ou alegar que não deveria pagar a indenização, fazendo com que muitas vezes, o cliente tenha que buscar seus direitos na justiça.
Assim, para evitar transtornos, além de ser totalmente honesto e transparente no momento da contratação, é importante que qualquer alteração na rotina do veículo ou do cliente, a empresa seja avisada.
Isso quer dizer que se o segurado mudar de domicílio, emprego ou começar a ir com o carro para um determinado destino frequentemente, a empresa precisa estar ciente.
Se ocorrer um sinistro em um local que o cliente alegue ser sua casa ou trabalho e que difere com o que consta no cadastro, abre precedentes para a negativa da seguradora.
Além disso, se na contratação do seguro for informado que o carro fica em uma garagem, é preciso que o carro fique frequentemente na garagem de veículo.
Outro fator importante é detalhar se possui garagem coberta ou não. Esse dado interfere no caso de um desastre natural, por exemplo.
Se o veículo costumava ficar dentro da garagem, você precisará provar
Se você não guardou o carro na garagem e teve o veículo roubado, sua seguradora só pagará a indenização correspondente se for possível comprovar que o veículo era regularmente guardado na garagem.
Caso você não possa provar isto, a indenização pode ser recusada. Isso quer dizer que se foi informado que o carro pernoitava na garagem será preciso que a seguradora veja provas disso em suas verificações.
Cote o seu seguro auto online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Se por algum motivo for observado que era frequente que o carro ficava para fora da garagem, a indenização não será paga.
Vale lembrar que em caso de negativa ela deve vir acompanhada da justificativa.
Entretanto, se for uma situação esporádica, que muitas vezes é entendida apenas com as justificativas do segurado, então a empresa realização o pagamento da indenização.
Isso não significa que o carro pode ficar sempre na rua
Quando o cliente consegue confirmar que foi apenas um esquecimento, ele pode conseguir a indenização.
Isso não quer dizer que você pode deixar o carro na rua sempre, até porque, fica ainda mais difícil de confirmar que foi apenas um esquecimento.
Sem contar que, se você tem uma garagem coberta e segura, não tem porque deixar o carro correndo risco na rua.
Além disso, independente do seguro, o carro pernoitar na rua aumenta muito as chances de um sinistro acontecer.
Descuidos acontecem, mas não podem virar rotina.
Procure ir para lugares que tenha garagem
Apesar de o carro ter seguro, seja sempre cuidadoso o suficiente, como se ele não tivesse.
Não utilize o seguro como um pretexto para descuidar de seu veículo.
Até porque uma má conduta pode dar motivos para a seguradora não pagar a indenização, ou pelo menos, demorar e dificultar o processo.
Por isso, quando for sair, seja pra ir em restaurantes, amigos, lojas, dentre outros lugares, dê preferência para os locais que contam com garagem de veículo ou estacionamento.
Sem contar que o carro, quando está na rua, corre outros riscos além de um roubo ou furto.
Principalmente quando exposto em uma via movimentada, pode acontecer de outro carro bater no seu veículo, ou ocorrerem arranhões e amassados.
O cuidado serve para todos os horários do dia
Esses cuidados, no entanto, não devem ser apenas durante a noite, mas sim, em todos os momentos.
Isso porque, crimes e imprevistos não tem hora para acontecer.
Principalmente nas grandes cidades, os ladrões não marcam hora para roubar alguém.
Assim, mesmo durante o dia, mantenha os cuidados redobrados.
E claro, evite frequentar zonas de risco, que possuem maior incidência de roubos e acidentes.
E se alguém vier me visitar e tiver seu carro roubado?
Se alguma visita sua tiver o carro roubado, não há muito o que você possa fazer, a não ser dar seu testemunho para a polícia.
Em um caso como esse, a vítima deverá entrar em contato com a seguradora normalmente e informar o ocorrido.
Mas não há nada que o anfitrião possa fazer, já que o carro não era dele, nem a responsabilidade.
Mas e se o dano for dentro de um estacionamento?
Se algo acontecer com seu veículo dentro de um estacionamento, o estabelecimento é que deve se responsabilizar pelo ocorrido.
Além disso, ao contrário do que muitos pensam, os objetos deixados no interior do veículo também são de responsabilidade do estacionamento, apesar dos avisos dizendo o oposto.
Sendo assim, caso aconteça uma situação semelhante saiba que é seu direito ser ressarcido pelo estacionamento, principalmente se ele for pago.
Mesmo com todos os cuidados, imprevistos podem acontecer.
Porém, é preciso estar sempre atento sobre o que é ou não seu direito.
Como recorrer se a seguradora não quiser indenizar o carro roubado e segurado?
Existem muitos casos em que a seguradora pode negar a indenização do seguro auto. Mas, se você não está de acordo, pode se informar diretamente com a SUSEP e entender se a empresa está ou não seguindo o que é correto.
E se a seguradora não está agindo de forma honesta, então você poderá mover uma ação contra a empresa. Procure um advogado e informe sobre o fato de a seguradora não pagar o sinistro.
Não deixe de levar a sua apólice de seguros, Boletim de Ocorrência, em caso de acidentes, furtos ou roubos, entre outros documentos importantes. Atente-se ao que diz a sua apólice de seguro, especialmente se você especificou ter garagem de carro.
O importante é sempre se atentar ao que você contratou, mas se a empresa realmente estiver descumprindo o contrato sobre a proteção para carro roubado, então você poderá recorrer.
Se tiver alguma dúvida sobre ter informado possui garagem para carros e o veículo foi roubado na rua, em frente à sua casa, fale com o seu corretor de seguros.
Compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles também saibam o que fazer caso tenham seus carros roubados fora da garagem.
*
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
20 Comentários
Meu seguro refere se a uma moto no valor de 50.000.ja pago.
Troquei por outra de outra marca e de valor menor.Transferi o seguro.Caso aconteça um sinistro ou roubo, tenho direito a recebero valor contratado
Do seguro ja quitado da primeira moto?
Olá Jose Luiz,
De acordo com a legislação brasileira, ao realizar a transferência do seguro de uma moto para outra de valor menor, é importante verificar a política da seguradora em relação à manutenção do valor segurado.
Normalmente, ao transferir o seguro para um veículo de valor inferior, o segurado poderá ter a opção de manter o valor segurado original ou ajustá-lo para o valor da nova motocicleta. Porém, é necessário verificar as condições e cláusulas específicas do contrato de seguro, pois as regras podem variar entre as seguradoras.
Recomendamos que você entre em contato diretamente com a seguradora responsável pelo seu seguro de moto e esclareça essa dúvida com um representante. Eles poderão informar de forma precisa sobre a cobertura e indenização em caso de sinistro ou roubo envolvendo a nova motocicleta com valor inferior.
Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, estamos à disposição para ajudá-lo.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Meu filho tem seguro e o carro dele foi roubado em um estacionamento do shopping. Quando a administração do shopping descobriu que ele tem seguro, começou a se esquivar da responsabilidade. Nesse caso, quem deveria indenizar?
Olá, Luciana! Sinto muito pelo ocorrido com o carro do seu filho. Em situações como essa, é importante avaliar quem é o responsável pela indenização.
No caso de roubos em estacionamentos de shoppings, a responsabilidade da indenização é do estabelecimento, que tem o dever de garantir a segurança dos veículos de seus clientes enquanto estiverem em suas dependências.
No entanto, é importante lembrar que o seguro contratado pelo seu filho também pode cobrir esse tipo de situação, por isso é necessário verificar as condições da apólice para saber se o roubo está coberto e, em caso afirmativo, acionar a seguradora para que o sinistro seja avaliado e a indenização seja paga.
De qualquer forma, recomendo que vocês procurem orientação jurídica para avaliar as possibilidades de indenização, bem como para acompanhar o processo e garantir que os direitos do seu filho sejam preservados. Espero ter ajudado!
óla.
Minha moto estava assegurada como não utiliza para ir a faculdade/colegio, porém estudo mas não costumo ir com ela para faculdade. Mas tive um imprevisto e fui, neste dia me furtaram.
Dessa forma eles podem recusar a indenização?
Olá, Gabriela!
Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Na minha apólice conta com garagem fechada na residência e no serviço, sempre guardo na garagem só que cheguei atrasado no dia e o estacionamento estava cheio deixei o carro na via publica por 3 horas e foi furtado, pode haver problemas no ressarcimento?
Olá, Edson!
Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
Como foi explicado no artigo, em situações como essa, pode ser que o segurado precise provar que o carro era guardado regularmente na garagem.
Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Deixei o carro na rua em frente ao meu trabalho
Esporadicamente porque a entrada do estacionamento é uma avenida movimentada e entrando por lá (subsolo) tem que tomar elevador sendo que foi estacionado por pouco tempo, o seguro pode se negar a pagar. Se eu venho no local de trabalho na minha folga por pouco tempo sou obrigado a por no estacionamento o seguro fica limitado. Por exemplo meu pernoite é na rua em frente de casa,se eu for dormir em outro lugar e baterem no carro então o seguro pode se negar a pagar? Obrigado
Olá, Luiz!
Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Bom dia! Se eu resido atualmente em um condomínio de casas e na minha apólice saiu como casa com garagem de portão manual, o seguro deixará de indenizar? Haja vista que a chance de ocorrer um roubo numa residência com portão manual é maior.
Olá, Douglas!
Obrigada por comentar na Smartia!
Por favor, verifique com a sua seguradora ou corretor de seguros sobre como funciona a cobertura para essa situação.
Atenciosamente!
Oii bom dia, sai para ir à academia e voltei para a casa e deixei o carro na rua para pegar meu filho e irmos no mercado e neste momento furtaram meu carro.
A seguradora pode negar a pagar por não ter colocado na garagem ? O fato ocorreu por volta das 7:00 da manhã
Olá, Ana!
Verifique as informações sobre o hábito de utilização do veículo que você informou, como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Boa noite! Com o carro segurado e a pessoa em viagem, como funciona a questão do pernoite?
Olá, Henrique!
Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
Nesse caso, o carro não foi roubado na garagem da sua casa. Portanto, tendo a cobertura para esse sinistro, a seguradora irá indenizá-lo. Mas, recomendamos sempre ler o que diz em sua apólice de seguros e, na dúvida, falar diretamente com o seu corretor de seguros ou com a seguradora contratada.
A Smartia atualmente é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
Atenciosamente!
Tenho uma pergunta: Meu carro tem garagem em minha residência oficial e também na minha casa de praia, porém o o meu risco maior em função do CEP é da residência oficial.
Caso o meu carro fique alguns meses na minha casa de praia e for roubado, serei ressarcido?
Olá Eduardo, tudo bem?
Caso seja uma mudança de endereço, mesmo que temporária, você deve comunicar seu corretor para verificar o que deve ser feito porque varia de acordo com cada seguradora.
Abraço!
Boa tarde!
O estacionamento de rua pelos municípios com comprovante de estacionamento tem o mesmo valor de garagem? Caso seja roubado de quem deve ser a indenização?
Olá Eduardo, tudo bem?
O carro que está estacionado na rua corre mais risco do que o que está em garagem ou estacionamento, então é diferente.
Referente a indenização, se você deixar o carro estacionado e seu seguro tiver cobertura contra roubo, será ressarcido.
Sobre o comprovante de estacionamento municipal, cada cidade tem suas regras e você teria que entrar em contato para averiguar, mas o município não costuma se responsabilizar, então em alguns casos você teria que procurar um especialista para verificar a situação.
Abraço!