Investimentos, seguros, compras, tudo online: isso é bom?

O mundo mudou muito, e hoje o online não é mais exceção, e sim regra na hora de investir

A internet e sua conectividade revolucionaram o mundo de maneira que ninguém poderia ter previsto há 30 anos. Da mesma maneira, a própria internet e seus recursos infinitos se modificaram dentro de si ao longo desse tempo, e isso se reflete na forma como ela é utilizada.

Ao mesmo tempo, um dos setores que se viu profundamente modificado pela ascensão da conectividade online foi o de investimentos e finanças de maneira geral, bem como o comércio, que rapidamente viu nascer seu irmão mais novo e cada dia mais poderoso, chamado de e-commerce. Isso abarca de tudo: desde supermercado, a casas e carros, estadias em hotéis, viagens e por aí vai.

Os negócios já não são feitos necessariamente de maneira presencial, e os investimentos de cada um, por exemplo, seja em escala macroeconômica, seja no âmbito pessoal, também não precisam mais do olho no olho e aperto de mão para acontecerem.

Adentrar essa nova realidade não só é necessário para empresas, mas uma questão de sucesso ou fechar as portas. As pessoas querem comprar online para ter o máximo de comodidade e informação possível. É um caminho sem volta.

Investimentos, seguros, compras, tudo online: isso é bom?

Imagem: Pixabay

Como saber se estou seguro?

Se falarmos de como era a internet há uns 20 anos a chance é de estarmos falando, sob muitos aspectos, de uma terra de ninguém perigosa para os experientes e potencialmente letal em termos de segurança para os incautos, novatos e inocentes.

As coisas mudaram e muito, porém, tanto que estamos vendo o e-commerce prosperar sobre as formas tradicionais de negócios em virtualmente qualquer setor – alimentício, logístico, varejista, tecnológico, etc. Em tempos de distanciamento social obrigatório, ainda por cima, quem não aprender a nadar no mar das novidades financeiras virtuais vai se afogar com certeza.

Segurança pode e deve ser uma preocupação prioritária tanto dos players da velha guarda que estejam migrando para novas formas de negócio quanto para os mais jovens que já tenham praticamente nascido diante de uma tela interativa. Por sorte, as coisas também estão muito diferentes – e para melhor – algumas décadas depois.

Plataformas de confiança para investimento são as que vão durar mais. Você pode se perguntar, por exemplo, sobre a Binomo como funciona e vai entender que, antes de mais nada, trata-se de uma operadora cujas negociações estão protegidas no âmbito técnico por diversos protocolos e tecnologias.

O mesmo vale para tantos outros nomes de investimento tradicional que migraram para o online – desde o Itaú e a XP Investimentos, um de seus braços (e concorrentes ao mesmo tempo) digitais e operadoras inovadoras de opções binárias como a IQ Option.

Está na dúvida se pode confiar em algum desses ou dos tantos outros nomes? Nunca subestime seu poder de pesquisa e a experiência de terceiros. Não deixe de cobrar certificados de segurança e criptografia, opiniões de outros usuários e visões externas e imparciais do negócio. Investir bem começa com investir com sabedoria e segurança, antes de mais nada.

Cuidados a se tomar

Não é porque há plataformas seguras e empresas de reputação agindo quer tudo está seguro. Para qualquer compra online é preciso tomar uma série de cuidados porque criminosos virtuais sempre estão à espreita.

O primeiro cuidado é ter certeza que você está no site da compra. Um golpe comum visa direcionar sua navegação para um site que parece o de uma loja e não é. No momento que você fizer a compra e informar os dados, ai está a brecha.

Outra forma de evitar dores de cabeça é optar por métodos como o boleto bancário ou então usar cartões “descartáveis”. Esses cartões são criados para compras online pelas bandeiras mais famosas e você tem um número e código de segurança apenas para uma compra. Isso evita que um possível roubo vá afetar suas finanças até atingir o limite.

Tomando esses dois cuidados e só comprando em lojas com reputação e plataformas confiáveis, você estará bem seguro.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *