Consórcio Renault

O consórcio Renault foi criado para que as pessoas pudessem adquirir um carro da montadora de forma parcelada sem precisar pagar por juros. Conheça e saiba se vale ou não a pena.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Com o consórcio Renault é possível optar por diferentes modelos e fazer o consórcio considerando o valor do veículo que pretende adquirir. Dessa forma poderá ter o carro que imaginou contando com o planejamento financeiro. Saiba mais!

Consórcio Renault
Imagem: Getty Images

Como funciona o consórcio Renault?

O consórcio Renault é administrado pela própria montadora que forma grupos com pessoas interessadas em adquirir um carro. Nesses grupos, cada pessoa terá de pagar um valor mensal, o dinheiro arrecadado forma um fundo que será usado para comprar os bens para as pessoas contempladas.

Mensalmente, os contemplados por meio de lances ou sorteios receberão a carta de crédito e com ela poderão comprar o carro que desejarem.

Quais são os planos do consórcio?

Os planos correspondem ao número de parcelas e valores que serão pagos. É possível optar por planos entre 36 a 84 meses e que não possuem incidência de juros. Será preciso apenas pagar o valor mensal para a compra do carro, uma taxa administrativa e um fundo reserva.

Como as taxas são reduzidas, pode sair mais barato o consórcio Renault do que fazer um financiamento de carro.

Para saber o valor do plano, é preciso fazer uma simulação, pois, esse pode variar conforme o valor do veículo e quantidade de parcelas. Além disso, podem haver reajustes anuais para garantir o poder de compra.

Como ser contemplado no consórcio Renault?

A contemplação pode acontecer de diferentes formas: por sorteio ou por lance.

No caso do sorteio, todos os meses um número determinado de consorciados serão contemplados. Eles para participarem da premiação precisam estar com o pagamento em dia. Mesmo não estando presentes na assembleia que realizará os sorteios, sendo contemplados terão direito a receber a carta de crédito.

A outra possibilidade é por conta do lance. Nesse caso, se for feito um lance livre, a pessoa ofertará um valor que é um percentual da carta de crédito, nesse caso ganha quem fizer a maior oferta.

Há também o lance fixo, que corresponde a 25% do total da carta de crédito. Nele é possível usar a carta de crédito para completar o lance.

O consórcio Renault também aceita que um veículo usado seja dado como lance para a compra de um novo. Assim, em vez de usar dinheiro, a pessoa daria o veículo como pagamento.

Vale ressaltar que quando o lance é feito, o valor apresentado serve para antecipar as demais parcelas pendentes, não sendo perdido.

Como a carta de crédito pode ser usada?

A carta de crédito do consórcio Renault é válida para comprar veículos da montadora, sejam eles novos ou seminovos. Ela também é válida para quitar financiamentos em instituições financeiras que foram feitos para a compra do carro.

Assim, ao ser contemplado pelo consórcio e receber a carta, poderá ir até uma concessionária para comprar o veículo. Essa será dada como pagamento do carro. Se houver algum saldo excedente da carta após a aquisição do veículo, esse poderá ser usado para quitar outros débitos do carro, como documentação e impostos.

O consórcio Renault é bom?

Um consórcio pode ser considerado bom ou ruim pelos seus usuários normalmente pelas situações que eles passam.

No caso do consórcio Renault, fizemos um levantamento para saber o que as pessoas pensam. Usamos como base o site Reclame Aqui com informações de agosto e consideramos o período dos últimos seis meses.

No momento da pesquisa havia 83 reclamações registradas, sendo que todas elas haviam sido respondidas. De acordo com o tratamento, o site classificou a empresa com nota 6,3 e classificação regular. Já para os consumidores a nota média é de 4,74.

Em relação ao índice de solução dos casos, esse ficou em 57,9% e de clientes que voltariam a fazer negócio em 57,9%.

Vale lembrar que, apesar das avaliações estarem na média, elas refletem apenas a opinião de pessoas que registraram reclamações. Nesse caso, não temos como comparar com as que apenas tiveram experiências positivas.

Quais as vantagens em fazer um consórcio?

Para comprar um carro pagando parcelado, existem duas principais formas: o consórcio e o financiamento. Veja as vantagens do consórcio.

  • Se planejar com antecedência, pois, saberá a data limite para ser contemplado;
  • Não precisa juntar dinheiro para dar de entrada, já que ela é dispensável;
  • Economizar na compra, pois, não existe a cobrança de juros;
  • Antecipar a contemplação dando um lance;
  • Usar a carta de crédito para pagar à vista e melhorar o poder de negociação na compra.

Agora que sabe como funciona o consórcio Renault, se está pensando em adquirir um veículo da montadora, pode considerar ou não levar ele em consideração.

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *