Existe consórcio para Uber? Descubra agora mesmo!

O consórcio para Uber funciona como os demais, perante o pagamento mensal de parcelas e possibilidade de contemplação antecipada. Veja como funciona!

As dificuldades em inserir-se no mercado de trabalho e a necessidade de ampliar a renda familiar aumentam a busca de oportunidades como motorista de carro por aplicativo. Para isso, é necessário adquirir ou alugar um veículo, o que nem sempre é viável. Daí, surge o questionamento: existe consórcio para Uber? 

A pergunta existe porque, como é sabido, o consórcio constitui uma alternativa viável para adquirir um bem ou serviço. Primeiro, pela burocracia reduzida frente a financiamentos, por exemplo. Em segundo lugar, por não ter a incidência de juros um tanto quanto abusivos. Normalmente, há apenas a cobrança de taxa por parte da empresa organizadora.

Então, descubra agora se existe consórcio para Uber (ou outros aplicativos), como funciona e se vale a pena aderir.

Existe consórcio para Uber? Descubra agora mesmo!
Imagem de Fausto Hernández / Pexels

Consórcio para Uber – o que é?

Antes de mais nada, vamos relembrar o que é, exatamente, um consórcio? Trata-se da modalidade na qual um grupo de pessoas se reúne para obter uma carta de crédito. Para isso, pagam parcelas mensais, previamente definidas, por um prazo determinado.

Ao longo do período do consórcio, há as chances de contemplação, pois há sorteios mensais entre os consorciados. Quando a pessoa é sorteada, recebe a carta de crédito antes do final do consórcio, permitindo-a adquirir seu bem ou serviço.

Também há a possibilidade de, ao longo do consórcio, oferecer lances e, assim, também receber a carta de crédito antecipadamente. Em qualquer um dos casos, se houver parcelas a pagar, as mesmas devem ser quitadas normalmente.

Se, por outro lado, não houver contemplação antecipada, a pessoa segue pagando as parcelas até o final do consórcio. Uma vez finalizadas, recebe a carta e, com o valor, efetua a aquisição do bem.

E quais as vantagens em aderir a um consórcio? A primeira delas está na regularização pelo Banco Central, pois para administrar um consórcio, a empresa precisa ter autorização. Em segundo lugar, custo reduzido porque não há juros, apenas a taxa da administradora.

Sendo assim, o consórcio funciona como uma poupança, segundo a qual a pessoa adquire um bem ou serviço de forma planejada.

Vale a pena aderir ao consórcio para Uber

Agora que você já sabe o que é o consórcio para Uber, é hora de avaliar se vale a pena aderir. Como vimos, o consórcio prevê parcelas (que, inclusive, podem ser reduzidas ao  longo do período do plano) pagas por um prazo determinado.

Com isso, há ou não a chance de ser contemplado antes do final do consórcio. Vale lembrar que existem planos a longo prazo, inclusive de três a quatro anos. Deste modo, se há pressa na aquisição do veículo para começar a trabalhar, não é recomendável aderir.

Por outro lado, sabemos que as empresas, como Uber, 99 e Cabify exigem que o carro tenha, no máximo, dez anos de uso. Além disso, “rodar” o dia inteiro causa desgastes no veículo, o que, consequentemente, significa gastos com mecânico.

Há, ainda, a possibilidade de inserir seu serviço em categorias superiores, dando chances de ganhar mais. Aí, a ideia é comprar um carro novo para continuar trabalhando como Uber. Nestes casos, quando não há tanta urgência, vale a pena aderir ao consórcio para Uber.

Inclusive, é possível usar o seu veículo atual como lance, aumentando as chances de contemplação antecipada. Então, você recebe a carta de crédito, compra um carro novo à vista e até ganha vantagens na hora da aquisição. Basta fazer o seguinte:

  • busque uma concessionária para avaliar o valor do seu carro;
  • formalize a proposta de compra e leve o documento para a próxima assembleia;
  • a assembleia é mensal, na qual ocorre os sorteios dos contemplados daquele mês;
  • caso o seu lance seja o maior desta assembleia, será contemplado.      

O valor do lance abate as parcelas futuras, além de conceder a carta de crédito para adquirir o seu carro novo.

Em suma, o consórcio para Uber existe e funciona da mesma forma que os demais. Uma das vantagens é o valor menor das parcelas, visto que não há incidência de juros. Por outro lado, a pessoa pode demorar a ser contemplada, inviabilizando a modalidade caso haja urgência na compra do bem. Contudo, é vantajoso se a ideia é trocar o carro por um modelo mais novo.  

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *