Como superar o medo de dirigir de uma vez por todas

Compartilhe em suas redes:

Saiba que, se você tem medo de dirigir, você não é o único. São muitas as pessoas que lidam com esse problema e buscam meios de superar o medo de dirigir. Conheça aqui algumas dicas eficientes para superar esse mal.

Atualmente, ter medo de dirigir é mais comum do que se imagina. Especialmente nas grandes cidades onde o fluxo de veículos é maior, e por vezes, mais agressivo e cheio de situações indesejadas.

No entanto, esse é um problema que tem solução. Existem atualmente muitas empresas, livros e materiais que auxiliam a superar o medo de dirigir. Mas, como saber qual é realmente eficiente? Ou pior, como conseguir superar o medo de dirigir sem ter dinheiro para investir nesses recursos?

Pensando em auxiliar, preparamos esse artigo com diversas informações importantes sobre esse assunto e dicas de como superar o medo de dirigir.

Como superar o medo de dirigir

Entenda a diferença entre a fobia, o medo e a insegurança em dirigir

Muitas pessoas sofrem com o medo de dirigir, mas, nem sempre esses casos podem ser considerados como patológicos, onde é necessário o tratamento com um especialista. Apenas 6% da população sofre com a amaxofobia, que é a fobia de dirigir.

Na maior parte dos casos o problema é um medo mais comum ou mesmo insegurança em sair com o carro da garagem. E nesses casos a superação é muito mais rápida e fácil. Entenda melhor a diferença entre essas situações:

Fobia: esse problema gera um medo exagerado e absolutamente irracional na pessoa, fazendo com que essa muitas vezes se que chegue perto de um carro. Na maior parte dos casos, esse medo gera sensações físicas extremamente desconfortáveis como tremedeira, taquicardia, falta de ar, sudorese exagerada entre outros.

Medo: esse é um sentimento que acomete as pessoas quando elas se encontram em uma situação de perigo. Esse é um sentimento necessário, pois, ele é responsável pela preservação da vida. No entanto, se ele surgir e a pessoa não souber como lidar com ele, poderá se desencadear outros problemas mais desagradáveis.

Insegurança: geralmente a insegurança é causada pela falta de conhecimento, baixa autoestima e confiança própria. Dificilmente uma pessoa que sabe como agir em situações difíceis sofrerá com questões como a insegurança.

Quais são as causas principais do medo de dirigir?

As principais causas do medo de dirigir estão relacionadas a questões emocionais e psicológicas. Situações como:

  • Transtornos de ansiedade;
  • Pouca preparação na autoescola;
  • Muito tempo sem dirigir;
  • Vítima de um acidente de carro, seja como motorista ou passageiro;
  • Personalidade insegura ou nervosa;
  • Medo de colocar a vida de outras pessoas em risco;
  • Pressão de pessoas próximas.

Como superar o medo de dirigir?

Preparamos um guia com passos importantes para resolver esse problema e de uma vez por todas superar o medo de dirigir. No entanto, se você faz parte dos 6% citados no início da matéria, é interessante que aliado a essas dicas, você busque um acompanhamento profissional. Veja quais são as dicas para superar o medo de dirigir:

  1. Crie intimidade com o seu carro

O começo é sempre mais devagar, e você não precisa, nem deve ter pressa. Comece apenas sentando no seu carro, ajuste o banco de uma maneira confortável. Ajuste os espelhos, sinta o volante. Apenas passe alguns minutos dentro do veículo.

  1. Interaja com o veículo

O passo seguinte é começar a interagir com o veículo, ligue e desligue o carro. Abra o capô e dê uma olhada no motor. Manuseie os faróis, lanternas e limpadores de para-brisas. Basicamente, brinque um pouco com o carro. Parece uma dica boba, mas, ela lhe ajudará a conhecer melhor o veículo e entender que ele não é um monstro.

  1. Faça um exercício antes de iniciar o treino de volante

Procure realizar uma atividade física sempre antes de iniciar seus treinos de volante. A atividade física libera endorfina, o hormônio responsável pelo bem-estar. Exercícios de relaxamento físico também ajudam. Essas práticas irão neutralizar a noradrenalina, reação química que promove o sentimento de ansiedade. Mantendo você muito mais calmo para iniciar seu treino.

  1. Não pense demais

Se você ficar pensando demais antes de tentar superar o medo de dirigir, não conseguirá sequer chegar perto do veículo e enfrentar seu medo. E fique atento, pois, seu mecanismo natural de defesa tentará te sabotar, fazendo com que você se esquive da tentativa de combater seu medo, com uma imensidão de desculpas.

  1. Supere os pensamentos sabotadores

Casos esses pensamentos sejam mais fortes que você, e surjam para lhe impedir de tentar superar o medo de dirigir. Faça uma lista de todas as vantagens que você terá em poder dirigir e deixa sempre perto do carro. Anote itens como:

  • Mais autonomia no seu dia a dia;
  • Possibilidade de passear ou viajar para onde quiser;
  • Liberdade em poder sair de casa ou chegar a hora que bem entender;
  • Maior qualidade de vida, mesmo nas tarefas mais comuns como uma ida ao mercado;
  • Conseguir melhores chances em empregos ou mesmo cargos públicos que exigem CNH;
  • Satisfação pessoal por saber que pode ir onde quiser;
  • E mais.
  1. Faça exercícios de respiração

Se a ansiedade bater muito forte, o que provavelmente acontecerá, faça alguns exercícios de respiração. Eles lhe ajudarão a se manter calmo. Comece fechando a boca e respirando devagar pelo nariz. Sinta o ar entrando em seus pulmões e depois expire esse ar, também lentamente, dessa vez pela boca.

  1. Escolha bem que irá com você

Outro fator importante é escolher bem quem irá com você nessa tentativa de superação. Procure chamar uma pessoa calma e paciente, evite pessoas que gritam e possam te deixar com mais medo ainda. É preciso que essa pessoa te impulsione a continuar, a se manter forte para superar o medo de dirigir.

  1. Não se assuste com sintomas físicos

Situações de medo ou ansiedade extrema podem promover desconfortos físicos como mencionado acima, então, não se assuste com possíveis tremedeiras, transpirações excessivas ou mesmo taquicardias. Faça o exercício de respiração ensinado aqui e continue. Com o tempo essas situações irão diminuir, até que parem por completo.

  1. Estabeleça uma data e horário

Procure estabelecer uma data e horário fixos para fazer seu treino, seja apenas uma vez por semana ou mais vezes. O dia da semana mais indicado é o domingo, pelo simples fato de ser um dia em que a maioria das pessoas está de folga, e existem menos veículos nas ruas.

  1. Comece com treinos de volante curtos

Comece apenas dando uma volta no quarteirão. Treinos curtos e frequentes são muito mais eficazes do que, treinos longos e emocionalmente extremamente cansativos, que lhe desmotivaram de continuar. Aos poucos você conseguirá se sentir mais seguro.

  1. Não desista rapidamente

O mais importante em todo esse processo para superar o medo de dirigir é ser insistente. Você irá cometer muitos erros, mas, eles não podem ser motivo para você desistir.

  1. Aumente o percurso progressivamente

Assim que você estiver bem confortável no trajeto que está sendo treinado, as voltas no quarteirão, por exemplo, aumente seu percurso. Passe a dirigir dois ou mais quarteirões. E assim por diante, até que você tenha domínio e sinta-se seguro ao volante.

  1. Insira obstáculos no seu caminho

Outra maneira de ajudar a superar o medo de dirigir é inserindo pequenos obstáculos no seu percurso. Você já está mais seguro dirigindo, já dá voltas por todo o bairro? Comece então a fazer paradas. Arrisque a parar na padaria ou na farmácia.

  1. Enfrente trânsitos mais movimentados

Assim que você estiver muito mais confiante em você e na sua capacidade de dirigir, comece a encarar trânsitos mais movimentados, como avenidas e marginais. Se preferir procure um daqueles adesivos que indicam que o motorista é inexperiente. Eles sempre funcionam!

Como superar o medo de dirigir

  1. Não dirija para receber a aprovação de ninguém

Superar o medo de dirigir é algo que deve ser feito por você e não por outra pessoa. Não faça isso buscando receber a aprovação de terceiros. Pois, as chances de se frustrar ou simplesmente fracassar serão maiores.

  1. Procure ajuda especializada

Se você tentou todos os passos mostrados aqui e não teve sucesso, então talvez seja necessário você buscar ajuda especializada. Um psicólogo ou terapeuta pode te ajudar a superar o medo de dirigir. Mas, lembre-se que mesmo com a ajuda de um desses profissionais, você ainda precisará enfrentar seu medo e pegar o carro.

Esse é um guia completo de dicas para conseguir de uma vez por todas superar o medo de dirigir. Tenha fé em você mesmo e não desista de tentar, uma hora você conseguirá superar isso definitivamente.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *