Cote um seguro residencial online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Para renovar o seguro residencial não basta continuar com a apólice que tinha. Ela deve ser repensada e ajustada à nova realidade.
Se você é do tipo que está sempre checando para saber se está tudo certo na sua casa? Quando sai de férias fica preocupado com a segurança e integridade desse bem?
Se respondeu sim para essas perguntas, sabe que o seguro residencial é um serviço de extrema importância. Por isso, já deve o ter o contratado anteriormente é preciso ficar atento na hora de renovar o seguro.
Se no início não tinha muita experiência com o serviço, quando for renovar pode se poupar de alguns erros. Veja algumas dicas para usar nesse momento e aproveitar ao máximo esse serviço!
Fique atento ao vencimento
O seguro residencial costuma ter validade de 1 a 5 anos. Em algumas seguradoras a renovação ocorre de forma automática quando não existe interesse em cancelar. Entretanto, esses casos são poucos, na maioria das vezes é preciso solicitar a renovação.
É necessário saber qual o vencimento para pesquisar com antecedência e verificar se o seu seguro continua sendo a melhor opção. Fale com o corretor cerca de 10 dias antes para analisar outras possibilidades e ter tempo de escolher.
Um ponto importante é em relação a classe de bônus. Conforme o tempo que possui o seguro consegue juntar pontos que se transformam em descontos na renovação. Para não perder esse benefício, o prazo para renovação deve ser logo após o vencimento.
Reveja as coberturas a serem contratadas
As necessidades que tinha há um ano ou cinco podem já não ser mais as mesmas. Veja quais são as coberturas que constam na apólice e quais delas devem continuar vigentes.
As que são úteis devem continuar, já algumas delas talvez possam ser excluídas. Quando for pesquisar as opções de seguro residencial, veja se existem novas coberturas interessantes.
Por exemplo, a de incêndio e explosões quase sempre fazem parte das básicas. Entretanto, roubo de bens dentro do imóvel e vidros podem ser adicionados conforme a necessidade. Elas também podem ter valores diferenciados, então é preciso analisar.
Repense o valor das coberturas
Com o tempo seu imóvel valoriza e se quando for renovar o seguro residencial não corrigir os valores, pode ser que a indenização não cubra todo o prejuízo.
Além das coberturas veja quais são os valores disponíveis para cada uma delas. Refaça as contas para saber se elas serão suficientes para cobrir eventuais prejuízos. Entende que há necessidade, então não hesite em aumentar os valores das indenizações, mesmo que isso afete o preço do seguro.
Conheça as coberturas excluídas
Na apólice é possível identificar quais são as coberturas excluídas, ou seja, as que não estão contempladas.
Por exemplo, você acredita que possui cobertura contra incêndio. Porém, quando um ocorre descobre que não tem a proteção do seguro porque ele foi causado de forma intencional.
Esses pequenos pontos devem receber muita atenção, pois, só se nota o que está excluído quando é necessário acionar o seguro.
Considere incluir as assistências ao renovar o seguro residencial
Algumas seguradoras já disponibilizam assistências gratuitas quando é feita a contratação dos seguros. O mais comum é o serviço de chaveiro e encanador.
Existem muitas outras que podem ser adicionadas como eletricista, limpeza de caixa d’água, etc., pode não parecer, mas elas são bastante úteis, principalmente se quiser economizar dinheiro em caso de problema.
Por exemplo, a caixa d’água precisa ser limpa a cada seis meses. Se não souber fazer o serviço terá de pagar alguém para realizar a limpeza. O custo da mão de obra de apenas uma limpeza pode superar o que seria investido com o seguro do ano inteiro.
Leia a apólice
É importante contar com um corretor para fazer a renovação do seguro residencial. Ele poderá orientar sobre os pontos que mencionamos e encontrar outra seguradora caso queira tocar.
Mesmo com um profissional prestando suporte, sempre é preciso ler com muita atenção a apólice. Nela é que estarão todos os detalhes do serviço que está sendo contratado.
Preste atenção em todas as cláusulas e veja se nenhuma informação foi deixada de fora. Confira os valores das coberturas e demais detalhes.
Ao adotar todos esses cuidados ao renovar o seguro residencial terá a tranquilidade de saber que sua casa estará protegida. Além disso, poderá contar com a seguradora nas situações que previu.
Nenhum comentário