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Ter um seguro automotivo é, em muitos casos, uma necessidade, urgência e até obrigatoriedade. Portanto, é fundamental sanar todas as dúvidas, ao menos as principais, a respeito desse serviço tão essencial. O que não faltam são detalhes, cláusulas e variações que podem fazer de um seguro algo muito mais complexo.

Mesmo que de fato seja um serviço cujos detalhes podem se tornar problemáticos, uma vez que as principais perguntas sobre o seguro para carro são respondidas, é mais fácil compreender como ele funciona. Além disso, tirar as dúvidas desses aspectos principais do seguro ajudará qualquer um a escolher o ideal para seu automóvel. Confira a seguir 8 dúvidas principais do assunto!

1. Por que fazer a cotação do seguro?

Um seguro para carro deve ser antes de tudo cotado para que os detalhes sobre o valor e o pagamento oferecido pelas apólices sejam acertados. Para cada tipo de automóvel, existe um valor específico, ele leva em conta, especialmente, o modelo, o ano, os quilômetros rodados e outros fatores que impactam a vida útil ou o valor de conserto.

De maneira geral, um seguro carro antigo nunca terá o valor de um seguro para um automóvel do ano. A razão é bem simples, já que um carro atual é possivelmente muito mais resistente do que modelos antigos, enquanto esses são mais sensíveis à ação do tempo e a danos no geral.

Além de todos esses detalhes, outra necessidade que chama atenção durante a cotação é a própria economia para o contratante, afinal, é importante buscar no mercado de seguros qual o melhor custo-benefício, então, o ideal é encontrar o melhor preço. Já para seguro moto, existem outros pontos específicos para se atentar.

2. O que é incluso no valor da cotação?

Dentro da cotação de seguro automotivo, estão contidos alguns aspectos que se somam ao valor total, como os serviços e as apólices escolhidos, o suporte da seguradora e os próprios detalhes sobre o veículo. Quanto mais predisposição o automóvel tiver para dar algum problema, maior tenderá a ser a cotação.

Fatores de risco, perfil dos motoristas e até mesmo quais os tipos de rota o condutor usa durante seu dia a dia são observados, além do modelo do automóvel e quais as peças podem ser consideradas como fator decisivo para o valor da cotação. Tudo isso interfere, assim como os números de serviços e apólices diferentes contratadas com o seguro.

3. Quais são as assistências e as coberturas disponibilizadas?

Dentro do mundo do seguro automotivo, existem diversas assistências e coberturas diferentes, como conserto, assistência com guincho e ressarcimento do valor total do veículo. A recomendação é sempre buscar por um seguro para carro que ofereça tudo o que você precisa. Dentre as diversas opções, estão:

  • Cobertura contra roubo ou furto;
  • Cobertura contra acidentes;
  • Cobertura para pane elétrica;
  • Cobertura para perda total;
  • Assistência com guincho;
  • Assistência para pneu furado;
  • Assistência para problemas com chave.

Essas são as principais coberturas e assistências disponíveis em um seguro, escolha sempre as que são essenciais para seu veículo e para seu dia a dia no geral. O ideal é sempre ter um serviço que ofereça vantagens e proteja sua vida e condução dos principais problemas que rondam sua rotina.

Como escolher?

A melhor forma de escolher as coberturas, as assistências e as soluções oferecidas pelo seguro automotivo é conseguir identificar o que pode te causar problemas com maior probabilidade. Dessa forma, você deve observar esses aspectos e levar até a seguradora, verificando se ela cobre o serviço e qual o seu preço. Confira as dicas que separamos para fazer a cotação de seguros on-line.

4. O seguro auto cobre danos a terceiros?

É comum que um seguro automotivo cubra danos causados a terceiros, algo relativamente comum em acidentes de carro e colisões. Nesse caso, por lei, o condutor do veículo deve prestar auxílio e pagar pelo conserto e reparos necessários oriundos da colisão, desde que ele seja o responsável por ela.

Aqui, é fundamental que todo o processo seja bem documentado, por isso, muitas seguradoras solicitam que seus clientes registrem o local de impacto com fotos. Também é essencial que outros comprovantes sejam gerados, como notas fiscais do reparo do carro atingido e outros que atestem que houve, de fato, a batida.

5. O seguro dá direito a carro reserva?

Quando um carro passa por reparos e consertos extensos, a seguradora oferece um carro reserva. Esse é um automóvel alugado pelo serviço de seguros e entregue ao cliente para que ele tenha sua locomoção garantida durante os dias de reparo. O carro reserva é temporário e é devolvido à seguradora assim que o automóvel do cliente estiver funcionando.

Esse automóvel reserva é uma verdadeira solução para clientes que necessitam usar o carro todos os dias. Se você é uma pessoa que preza por sua mobilidade diária, é uma cobertura e assistência de primeira linha que deve estar em seu seguro para que a sua rotina não seja afetada.

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6. Quais são os documentos necessários para fazer a cotação?

Durante a cotação de um bom seguro, é fundamental ter os documentos corretos em mãos, como CPF e RG, mas também os documentos do automóvel, como CRV. Todos eles são fundamentais para que o processo seja não só organizado, como também muito mais seguro para ambas partes. Os documentos necessários são:

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  • RG;
  • CPF;
  • CNH;
  • CRV;
  • CRLV.

Todos esses documentos compõem os principais para contratar um bom seguro automotivo. Ao procurar um seguro e realizar a cotação, não deixe de tê-los em mãos para acelerar a solicitação do serviço. É um passo essencial e obrigatório para obter um serviço de uma seguradora confiável e de qualidade.

7. O que acontece depois da cotação do seguro automotivo?

Após a cotação do seguro automotivo, os colaboradores da seguradora abordam o condutor e oferecem o serviço completo. Ali, já estarão disponibilizados os valores do serviço, as coberturas e características prometidas e outros benefícios, serviços e assistências que estão inclusos em todo seguro.

Um seguro para carro deve ser muito bem observado pelo contratante antes de fechar um negócio. Afinal, trata-se de um serviço importante no qual tudo deve ser respondido de forma clara no documento. Aqui, oferecemos uma dica que irá auxiliar muito quem for pesquisar por um bom seguro: sempre pergunte tudo antes de contratar um serviço desta categoria, não ignore nenhuma dúvida.

8. Qualquer carro pode ter seguro?

Qualquer veículo pode ser segurado, desde que a seguradora aceite a proposta ou ofereça o serviço ativamente. Para os entusiastas que preferem modelos antigos, fiquem tranquilos, pois há seguro carro antigo também! Na verdade, boa parte dos seguros oferecidos são para automóveis usados.

Mas veja que uma seguradora pode se recusar a prestar um serviço de seguro para um automóvel. Seja porque o considera arriscado ou mesmo por não trabalhar com o foco naquele tipo de carro. Portanto, o ideal é conversar, buscar seguros diferentes e que tragam tudo o que precisa para seu veículo.

Como acionar o seguro?

Cada seguradora tem seus próprios canais de contato, eles vão desde números telefônicos até aplicativos e plataformas próprias para atender seus clientes. O ideal é sempre solicitar o seguro imediatamente após o evento acontecer, pois, dessa forma, é possível garantir uma resolução rápida e eficiente.

Em casos mais sérios que envolvem batida de carro, também fica a recomendação de tirar fotos do local, demarcar o que aconteceu, documentar tudo se possível e enviar até à seguradora e seus profissionais. Ter este hábito é fundamental para conseguir uma cobertura interessante para sua colisão e qualquer outro acidente.

Busque o contato da sua seguradora e veja a forma de como acionar o serviço de seguro caso haja qualquer problema com seu veículo. Não subestime a capacidade e a oportunidade que esses serviços oferecem para sua rotina, contrate um seguro automotivo e verá como é possível conduzir com mais segurança e proteção.

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Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

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