7 dúvidas sobre a cotação de seguro automotivo que você deve saber

Saiba como fazer a cotação de seguro automotivo e aproveite para tirar suas dúvidas sobre a contratação desse serviço.

O processo de contratação de um seguro, envolve um processo de muita pesquisa e claro de cotação de seguro automotivo para o seu veículo.

Muitas pessoas acabam ficando meses procurando a melhor oportunidade e serviço para proteção do motorista, veículo e passageiros.

Mas é claro que esse processo envolve muitas dúvidas, e nós vamos te ajudar a entender melhor como fazer a melhor cotação do seu seguro.

7 dúvidas sobre a cotação de seguro automotivo que você deve saber
Imagem: Getty Images

Principais dúvidas sobre a cotação de seguro automotivo

1 – Por que fazer a cotação do seguro?

O motivo pelo qual se deve fazer cotações do seu seguro automotivo é saber quanto será pago e quais serviços estarão listados em sua apólice.

Ele irá te ajudar a ver os valores e opções disponíveis, seja em abrangência nacional ou regional.

Muitas pessoas organizam em tabelas ou planilhas para que possam ver de uma forma mais completa todas as opções que possuem.

2 – O que é incluso no valor da cotação?

Depois que você receber a cotação do seu seguro, você terá em mãos o valor que pode ser pago se oficializar a contratação.

E dentro desse valor são considerados diversos pontos específicos, como onde o veículo fica guardado, qual a localização em que você costuma transitar, quem o dirige e o histórico da sua carteira de motorista.

Todos esses fatores influenciam no valor da cotação e consequentemente no valor do seu seguro.

3 – Posso mentir na cotação?

Se você mentir na cotação, com certeza irá conseguir um valor mais baixo que o normal do mercado, mas isso não é uma boa ideia.

Pois no momento que você contratar o seguro e eles descobrirem que existem discrepâncias da realidade para a sua cotação, existem duas coisas que podem acontecer.

A primeira delas é o valor aumentar para o que realmente deveria ser de acordo com as informações realistas.

E a segunda situação é que a seguradora pode se recusar a fornecer o serviço para você, já que como você omitiu informações da primeira vez pode significar que você é um cliente de “risco”.

Mesmo que você consiga contratar o seguro com o valor da cotação referente as omissões, isso pode ser um problema quando sofrer algum sinistro e eles perceberem que na verdade a situação é diferente.

Caso isso aconteça você terá que arcar com o prejuízo do seu próprio bolso e atualizar sua apólice de acordo com a realidade.

4 – Liste todas as coberturas que você quer

Na hora de solicitar a cotação, anote todas as coberturas que não podem faltar de jeito nenhum na sua apólice.

Dessa forma você poderá ter o valor correto que irá corresponder ao seu veículo, diversas condições e todos os serviços que você quer e não podem deixar de existir.

5 – Conheça as assistências

Geralmente os seguros de automóveis possuem assistências 24 horas para seus titulares.

Esses serviços de assistência podem ser chaveiro, mecânico, guincho, carro reserva, motorista e outros que possam te ajudar em caso de algum sinistro.

6 – Documentos para fazer a cotação

Para que você possa fazer a cotação de um seguro, você deve recolher alguns dos seus documentos para que a seguradora possa avaliar.

O primeiro deles é o CPF, e será necessário um certificado de registro e licenciamento de veículos (CRLV).

Caso seja seu primeiro seguro, você pode precisar de outros documentos e responder diversas questões sobre hábitos e uso do veículo.

Mas se é uma renovação, lembre-se de levar a sua apólice antiga para que eles possam avaliar o serviço que você já possuía.

7 – O que acontece depois da cotação do seguro automotivo?

Depois que a cotação é feita, você receberá o orçamento e poderá tirar as suas dúvidas com o profissional que lhe atender durante esse processo.

Então depois que você receber a cotação será o momento da proposta, em que o corretor irá emitir um documento que contenha todas as condições que foram acordadas.

Essa proposta é enviada para a corretora e ela tem 15 dias para dar uma resposta de sim ou não.

Durante esse tempo o veículo irá ficar coberto pela seguradora e ela pode recusar ou aceitar a proposta de seguro.

Caso recusado, você volta a procurar outros serviços, mas estará seguro por dois dias úteis pela seguradora que te recusou. É como um tempo para procurar outra empresa que faça esse serviço.

Se a proposta for aceita você pode seguir com a contratação do seguro do veículo.

Entendendo mais sobre a cotação permite que você faça pesquisas melhores e seja mais inteligente durante o processo de busca do futuro seguro do seu carro.

O processo de cotação de seguro automóvel é importante para encontrar a empresa que irá atender todas as suas necessidades, seja de cobertura ou no quesito financeiro que também é fator muito importante.

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *