Saiba tudo que precisa sobre o carro reserva no seguro auto

O carro reserva no seguro auto costuma ficar disponível por 7 dias, mas você pode estender esse prazo ao negociar com a seguradora. Acompanhe o texto e saiba com usar o carro reserva do seguro de carro da melhor forma!

Imagine colidir o carro e danificar o seu motor. Você, felizmente, possui seguro, mas o conserto irá levar quase 15 dias.

Ficar sem o veículo seria péssimo, e as seguradoras sabem disso. É por esse motivo que muitas delas oferecem a opção de carro reserva ao segurado.

Na maior parte das vezes, a opção por carro reserva é um adicional no seguro auto. Algumas empresas também oferecem a alternativa como um agrado ao consumidor.

Com ela, o usuário tem acesso a um automóvel enquanto o seu está na oficina. Um sinistro é toda ocorrência que leve a danos do veículo, e também pode incluir incêndio, queda de raio, alagamento e outros.

Mesmo que comum, esse serviço gera uma série de dúvidas no consumidor. Quando ele pode ser utilizado? Qual o prazo de uso do carro reserva no seguro auto?

Para te ajudar, respondemos os questionamentos mais comuns sobre o assunto logo mais. Acompanhe!

Saiba tudo que precisa sobre o carro reserva no seguro auto

O que é o carro reserva?

O carro reserva nada mais é do que um veículo, geralmente alugado, que a seguradora “empresta” ao segurado. Ele pode ser utilizado por um período determinado, quando o veículo do usuário se encontra indisponível após um sinistro.

A opção busca manter a rotina do indivíduo, além de promover a economia do consumidor com táxis ou transporte público.

Por quanto tempo tenho direito ao carro reserva?

O mais comum é que o carro reserva fique disponível ao usuário por um período de 7 dias.

Entretanto, as seguradoras têm a opção de prolongar esse tempo, de acordo com o que achar mais atraente para o relacionamento com o consumidor.

Nesse segundo cenário, os períodos de uso do carro reserva geralmente se estendem entre 15 e 30 dias. Porém, nesses casos pode haver cobrança de um valor adicional pela cobertura extra.

Para saber exatamente por quanto tempo você poderá utilizar o veículo reserva, consulte a sua apólice de seguro.

Lá aparecem as regras para uso do veículo, e também possíveis taxas adicionais por uso prolongado. Você também pode conversar com o seu corretor de seguros sobre o assunto.

Quando terei direito ao carro reserva?

O uso do carro reserva costuma ser disponibilizado em caso de perda parcial, perda total, roubo ou furto. Ou seja, em todos os sinistros que a sua apólice de seguro cobre.

Isso pode variar e precisa, novamente, ser consultado no seu contrato.

Uma perda parcial ocorre quando o veículo sofre danos de até 75% do valor do carro. Nessa situação, ele é levado à oficina, para conserto. Aqui, o carro reserva pode ou não ser disponibilizado por todo o período, como já explicado.

Já uma perda total acontece quando os danos ao veículo são superiores a 75% do valor do carro. Nessa situação, a posse do automóvel será repassada à seguradora.

Em contrapartida, o usuário receberá uma indenização integral, de valores para a compra de um novo veículo.

A indenização integral deve ser liberada pela seguradora em até 30 dias. O prazo começa a contar após a entrega de todos os documentos necessários pelo consumidor.

Finalmente, em casos de roubo ou furto, o consumidor precisa registrar um boletim de ocorrência. A seguradora, então, abrirá processo para pagamento da indenização integral.

Nesse meio tempo, poderá oferecer o carro reserva, de acordo com o prazo da apólice.

Se o veículo for recuperado pela polícia em menos de 30 dias, o usuário pode consertar as suas avarias e voltar a utilizá-lo. Se não, há o pagamento da indenização total.

Qual o tipo de carro a que terei acesso como reserva?

O mais comum é que a seguradora oferece como auto reserva um carro básico, sem direção hidráulica ou ar-condicionado.

Ainda assim, caso prefira, um carro mais completo, o consumidor pode negociar a opção junto a seguradora.

Quando essa alternativa existe, o valor cobrado para a contratação da cobertura adicional é mais alto. É importante verificar esse aspecto no momento de assinatura da apólice e, então, fazer a troca do requisito, se necessário.

Como faço para usar o carro reserva?

Após contatar a sua seguradora sobre o sinistro, lhe serão passadas as informações sobre como retirar o carro reserva para uso. Normalmente, a empresa indica a locadora na qual o veículo deverá ser obtido.

Vale ressaltar que as locadoras de veículo podem ter suas próprias regras para disponibilizar o carro reserva.

Normalmente, elas solicitam a apresentação da carteira de habilitação e podem exigir idade mínima do condutor, de 21 anos.

Trabalho com o carro que foi roubado. O carro reserva pode ser usado para trabalho?

O mais comum é que o carro reserva seja liberado apenas para uso pessoal e não de trabalho. Essa informação precisa ser checada junto com a seguradora e com a locadora de veículo, verificando os termos estabelecidos.

Se a sua necessidade for pelo veículo de trabalho, o melhor será negociar essa informação logo na contratação do seguro.

Caso você só venha a dar este novo uso ao veículo após contratar um seguro, faça um endosso e informe sobre essa nova função à empresa de proteção.

O reparo do meu veículo demorou mais do que o planejado. Posso ficar com o carro reserva por mais tempo?

Normalmente o uso prolongado do veículo reserva não é possível. Ele fica disponível apenas pelo período estabelecido na apólice.

Entretanto, pode haver algumas exceções, que devem ser checadas e/ou negociadas diretamente com a seguradora.

Acabou o período de vigência do carro reserva, mas ainda vou precisar do veículo alugado. Tenho algum desconto?

Hoje, muitas das seguradoras possuem programas de benefícios ,como um clube de descontos, em estabelecimentos parceiros.

Vários deles permitem que seja alugado um carro  por valor reduzido na locadora parceira. A informação deve ser verificada junto à seguradora, e depois negociada com a locadora.

Agora que você já sabe todas essas informações, verifique na sua apólice por quanto tempo você poderá usar o carro reserva. Assim, não haverá surpresas desagradáveis do seu seguro após um sinistro.

Se o seu veículo ainda não tem um seguro, aproveite para fazer a sua cotação e estabelecer as condições do carro reserva no seguro auto. Esse e outros adicionais podem ser bastante interessantes para a proteção do seu veículo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

4 Comentários

  • Sidney Souza says:

    Boa noite!

    Houve um sinistro no dia 30/12/18, foi feita vistoria no meu carro dia 03/01/19.
    Entre liberação de peças, novas vistorias, demora para chegar às peças enfim, o carro está na mecânica ainda.
    Já utilizei os 7 dias de carro reserva.
    Gostaria de saber, que pelo fato da demora de entrega do meu veículo.
    Eu não poderia ter mais alguns dias de carro reserva?

    Oba: Previsão para entrega do meu veículo é de 30 à 40 dias

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Sidney,

      Obrigada por comentar em nosso site,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Roberto says:

    Olá,

    Contratei o seguro com 15 dias de carro reserva, mas no décimo segundo dia eu devolvi, eu posso solicitar esses 3 dias?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Roberto,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *