Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Aprenda como a simulação de seguro veicular pode te ajudar a encontrar as melhores condições para proteger o seu carro.

A simulação de seguro veicular é uma ferramenta que já está presente na maioria dos sites de corretoras de seguros e seguradoras. Com ele é possível que o cliente compare planos de empresas diferentes, a partir de um único lugar.

Com o simulador o cliente não precisa se conformar em escolher entre duas ou três opções diferentes, pois pode pôr na balança várias empresas e opções de plano (franquia, apólice e cobertura) de modo a saber qual é a melhor opção para si.

 Continue a leitura e aprenda como usar essa ferramenta!

Como funciona uma simulação de seguro veicular?
Imagem: Getty Images

Como simular?

Para fazer a simulação de seguro veicular é bem simples, a pessoa interessada deverá fornecer algumas informações pessoais. O simulador então fará um cruzamento dos dados enviados com os planos cadastrados, e exibirá as melhores opções.

Ao realizar a simulação o cliente terá acesso a informações como os benefícios oferecidos em cada seguro, formas de pagamento e valores envolvidos.

Quanto custa um seguro auto?

Para calcular o valor de um seguro auto muitas coisas são levadas em consideração. Por exemplo, o mesmo carro pode ser cotado de diferentes formas, resultando em um custo maior ou menor dependendo das variáveis aplicadas.

Levando isso em conta, fica claro que não é possível oferecer uma resposta exata sobre os valores envolvidos em um seguro auto, antes de realizar uma simulação, utilizando os dados do veículo e o perfil do motorista.

Isso acontece porque a seguradora precisa estar ciente do risco que assumirá ao aceitar fornecer um seguro para aquele veículo (ou motorista).

Alguns fatores considerados, para avaliar o risco, são: modelo do carro, local onde o veículo costuma circular, onde e como o carro é guardado. As questões que envolvem o motorista, em geral, são: estado civil, sexo e idade.

Usando como base o sistema de trânsito e as informações colhidas, a seguradora busca entender se aquele carro é um dos modelos mais roubados, ou se o perfil do condutor combina com o tipo que costuma se envolver em acidentes.

Com isso é possível apresentar as franquias, assistências e coberturas que são adequadas àquele perfil. Essas informações refletem diretamente no valor que será cobrado como prêmio.

Como fazer a simulação de seguro veicular?

A ferramenta de simulação de seguro veicular funciona de forma totalmente gratuita. Na maioria dos casos, é possível realizar uma cotação rapidamente, apenas seguindo os seguintes passos:

  • Acesse a simulação: acesse o site da corretora ou seguradora de sua preferência, e clique na opção referente a simulação. Ao surgir o questionário, preencha-o com os seus dados e os do veículo;
  • Avalie: a resposta a simulação pode incluir diversas empresas (caso seja feito no site de uma corretora), ou diversos planos de uma mesma empresa (se for simulado em uma seguradora). Considere qual oferece a melhor resolução a sua necessidade;
  • Contratação: após escolher o seguro, basta clicar em contratar. Para isso será necessário levar o automóvel para uma vistoria, que poderá ser presencial ou online;
  • Aproveite: com a aprovação na vistoria, será concluída a contratação do seguro e o envio da apólice, e o carro já estará protegido.

Algumas dicas podem ajudar a ter uma resposta mais exata ao realizar uma simulação:

  • Se possível, contrate um corretor de seguros;
  • Tente simular com o maior número de empresas do ramo;
  • Use sempre informações verdadeiras;
  • Considere o custo-benefício, e não somente o menor preço;
  • Na hora de cotar, pesquise com as coberturas adicionais e sem elas, caso busque um seguro mais barato, dê preferência às coberturas indispensáveis para o seu carro.

Compare o custo com o benefício

Na hora de buscar um seguro, e até mesmo quando realizamos uma simulação de seguro veicular, muitas vezes buscamos o menor preço, porém essa pode não ser a melhor forma de cotar.

A principal obrigação do seguro é fornecer proteção tanto ao motorista quanto aos passageiros e em alguns casos, a terceiros. Dessa forma, dê preferência não a opção mais barata, mas aquela que oferece a cobertura que você precisa.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

Além disso, acessórios como travas de segurança, alarme e rastreador podem ajudar a reduzir um pouco o custo do seguro.

Avalie este post

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *