Por que é tão importante fazer um seguro?

Acompanhe esse artigo e entenda por que fazer um seguro auto é tão importante, e como a contratação desse serviço pode mudar sua vida!

Comprar um carro nos dias atuais é muito mais complicado do que parece, é preciso ter uma boa economia para dar uma entrada, e depois, apertar o orçamento para pagar o financiamento do veículo.

Além de pagar pelo carro, é preciso arcar com todas as despesas diárias que ele tem, como: estacionamentos, combustível, manutenção e o seguro do carro. Mas, afinal, por que o seguro é importante? Além de manter o veículo funcionando é fundamental mantê-lo como sua propriedade, visto que tanto dinheiro foi investido em uma melhor qualidade de vida para você.

Veja por que é tão importante fazer um seguro

Existem algumas pessoas que contam apenas com a sorte quando o assunto é a manutenção de seus veículos, no entanto, é possível enumerar alguns bons motivos para que essa pessoa não conte apenas com a sorte e faça um seguro auto. Veja alguns deles:

  1. Preservação do bem durável

Mesmo quando se é uma pessoa precavida e cuidadosa com o veículo, ao volante estamos expostos a riscos diários, como, por exemplo, roubo e furto. Uma situação gravíssima e que, em muitas vezes não conta com um final feliz, visto que a margem de recuperação dos veículos não é das melhores.

Caso essa infelicidade aconteça com você e seu carro esteja segurado. Além de evitar um enorme prejuízo, você também se livrará de muita dor de cabeça, mesmo que o seu veículo não seja recuperado.

  1. Responsabilidade com o próximo

Quando se possui um veículo não expomos apenas nós a riscos diários, mas também a outras pessoas, acidentes podem acontecer com qualquer pessoa. Quando nos envolvemos em um, tanto você e seu carro quanto outras pessoas e seus veículos estão envolvidos no ocorrido.

Esse é mais um motivo do porque fazer um seguro é importante, caso você possua a cobertura para terceiros, você poderá garantir a reparação dos prejuízos da outra pessoa, além do seu, de uma só vez.

  1. Assistência 24h

Muito mais que apenas a proteção do seu carro que já é uma imensa garantia, ao contratar um seguro, você garantirá acesso a serviços assistenciais a qualquer horário do dia, não importa se estamos falando de pane elétrica ou seca, se você trancou o carro com a chave dentro ou se seu veículo simplesmente parou de funcionar e você precisa de um guincho. Tendo um seguro, todas essas ocorrências que são comuns estarão com a solução garantida.

  1.   Socorro mecânico

Existem diversos motivos que podem levar um carro a ter um problema mecânico e parar de funcionar sem um aviso. Se isso acontecer em uma via movimentada ou um estacionamento de shopping, você poderá acionar o seguro e solicitar o socorro mecânico. Essa cobertura envia um profissional até o local do seu carro para consertá-lo.

  1.   Tranquilidade diária

A tranquilidade é certamente um fator importante quando o assunto é ‘por que fazer um seguro auto?’. Apenas em saber que se qualquer problema acontecer com seu carro, você não terá prejuízos nem dores de cabeça, causa um imenso alívio. Sem mencionar que, caso algo aconteça, será preciso apenas contatar seu corretor, ele fará todos os procedimentos necessários para a resolução do problema.

  1.   Vantagens para quem tem seguro auto

Esse pode ser outro motivo do por que fazer seguro é importante, afinal a grande maioria das seguradoras contam com vantagens como desconto em estacionamentos e serviços automotivos.

Margem de roubo de veículos em 2017

De acordo com uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2017, em média, 209 carros foram roubados e 303 furtados por dia em todo o estado de São Paulo. São 512 apropriações indébitas realizadas por dia no estado.

Veja quais são as 10 cidades no estado de São Paulo que possuem o maior índice de roubo ou furto:

Classificação Cidade de SP Ocorrências Porcentagem
1 São Paulo 2137 47,15%
2 Campinas 255 5,63%
3 Santo André 216 4,77%
4 São Bernardo do Campo 178 3,93%
5 Diadema 176 3,88%
6 Guarulhos 175 3,86%
7 Mauá 102 2,25%
8 Osasco 93 2,05%
9 Praia Grande 72 1,59%
10 Suzano 60 1,32%

Fonte: Revista Apólice 

Conheça a pirâmide Maslow

A pirâmide de Maslow é uma divisão hierárquica feita por Abraham Maslow. É uma ilustração para indicar o nível de importância de cada necessidade para autorrealização das pessoas a fim de que você veja por que deve fazer um seguro.

Por que é tão importante fazer um seguro?

Essa pirâmide é dividida em cinco níveis que se separam em:

  • Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
  • Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou segurança do seu patrimônio
  • Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo
  • Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros, face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
  • Necessidades de autorrealização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.

Como é possível perceber, a segurança está no segundo nível de necessidade para qualquer pessoa ter uma vida mais realizada e tranquila. Enquanto não tivermos garantia de que nosso patrimônio está seguro, não conseguiremos ficar totalmente em paz.

Por isso que é tão importante fazer um seguro do carro. Muita gente julga que não vale muito a pena, por causa do valor. Mas imagina o quanto você terá que desembolsar caso bata o carro, machuque terceiros ou tenha o carro roubado? É necessário pensar em tudo isso quando se compra um carro, senão o prejuízo pode ser muito maior. O valor do seguro já deve estar embutido no preço que você pretende gastar com o veículo.

Lembre-se dessa pirâmide na próxima vez em que você se questionar se é realmente necessário fazer um seguro. Você sentirá que seu patrimônio está mais protegido e, por consequência, sua saúde financeira também.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *