Uma das maiores preocupações de proprietários de veículo é evitar roubos e furtos de veículos. Se isso também te preocupa, acompanhe esse artigo e conheça 23 dicas que lhe ajudarão a se livrar desse problema.
Certamente a maioria das pessoas que possuem carro, ao menos uma vez ao dia, se pegam pensando coisas como ‘será que posso ser roubado?’ ou, ‘será que encontrei meu carro quando voltar no local onde o deixei?’.
Essa é uma preocupação que aflige a maioria dos motoristas, afinal, comprar e manter um carro exige muito financeiramente, e ninguém está disposto a perder tanto investimento assim, por nada. No entanto, existem algumas medidas simples que são muito eficazes no que diz respeito a evitar roubos e furtos de veículos.
Algumas delas podem parecer um tanto óbvias e até mesmo bobas, mas, exatamente por isso, a maior parte das pessoas simplesmente a ignoram. E são exatamente esses momentos que os ladrões aproveitam.
23 dicas para evitar roubos e furtos de veículos
De acordo com a FenSeg – Federação Nacional de Seguros Gerais, existem algumas medidas consideradas como as mais importantes quando o assunto é evitar roubos e furtos de veículos. Veja quais são elas:
-
Escolha com cuidado o local onde estaciona
Preferir por estacionamentos fechados é sempre melhor que deixá-los parados na rua. Mas, em algumas situações, não é possível contar com um estacionamento. Nesses casos, evite parar o veículo em lugares muito vazios, com pouca movimentação na rua, ou mesmo com problemas de iluminação.
De preferência por deixar ruas com boa iluminação e vagas em condomínios que contem com porteiros ou seguranças, e câmeras de vigilância. O simples fato deles estar por perto já é o bastante para inibir o ladrão.
-
Evite deixar objetos a mostra no interior do carro
Mesmo que seja uma sacola simples e vazia, procure não deixar nenhum objeto a mostra dentro do veículo. Por mais simples e sem valor que ele seja. Diversos objetos podem ser facilmente confundidos com itens de valor, atraindo os olhares de bandidos.
Itens como suportes para GPS, carregadores e adaptadores de celulares e iPods, não devem também ficar a exposição. Eles podem demonstrar que existem objetos valiosos dentro do veículo. Procure sempre guardar tudo no porta-malas.
-
Não use adesivos que passem informações pessoais
Apesar de parecerem inofensivos, os adesivos de carros podem acabar trazendo problemas. Por exemplo, o adesivo de uma faculdade cara onde o motorista do veículo estude, pode ser um grande atrativo para ladrões. Assim como os adesivos que indicam que o dono do veículo é uma mulher também podem, já que as mulheres são consideradas mais vulneráveis.
Além disso, adesivos de time podem influenciar torcedores fanáticos de times rivais a quebrar seu carro. Portanto, o melhor é evitar adesivos que passes informações pessoais.
-
Mantenha seu veículo bem cuidado e conservado
Muitos ladrões estão atentos a detalhes, ter um carro bem cuidado e conservado demonstra que o dono se preocupa com o veículo, e não quer perdê-lo. E possivelmente conta dispositivos antifurto como alarmes, rastreadores, bloqueadores, etc.
Portanto, ao contrário do que imaginam, manter o carro sempre limpo, sem arranhados e amassados pode fazer com que os ladrões evitem o seu carro.
-
Não dê caronas a estranhos
Existem muitos aplicativos e programas de caronas, mas, tenha sempre em mente que oferecer caronas a estranhos é perigoso. Ofereça caronas apenas há pessoas conhecidas.
-
Não deixe documentos dentro do veículo
Caso seu carro seja levado ou aberto por ladrões, e eles encontrem documentos como boletos bancários, contas de cartão de crédito ou mesmo correspondências. Eles poderão usar esses documentos para ter acesso a sua conta bancária, ou pior, a sua casa.
-
Tenha certeza de que o veículo está trancado
Parece bobagem, mas, deixar o veículo aberto ainda é o principal motivo de roubos e furtos. Às vezes, paramos rapidinho para buscar algo ou mesmo sair do carro apenas para pagar a gasolina, e são nesses curtos momentos. Logo, mantê-lo sempre trancado, mesmo que seja apenas para ir comprar um jornal na banca, e um excelente meio de evitar roubos e furtos de veículos.
-
Dirija sempre com as portas trancadas
Dirija sempre com as portas travadas, e se possível com os vidros fechados. Independentemente da cidade em que você estiver, afinal, nunca se sabe onde podemos cruzar com uma pessoa mal-intencionada.
-
Faça uso de equipamentos antifurto visíveis
Quanto mais visível forem os equipamentos antifurto, melhor. Correntes para direção, travas de volante e chaves interruptoras são alguns exemplos. Esses equipamentos não são 100% eficazes, especialmente quando falamos de ladrões mais experientes. No entanto, podem ser extremamente funcionais com bandidos mais inexperientes ou apenas oportunistas.
-
Conte com modernos dispositivos de segurança
Os mais usados e eficientes são os localizadores, bloqueadores e rastreadores. O bloqueador, é responsável por cortar a ignição do veículo, fazendo com que o carro pare de andar. Já os localizadores mostram onde o veículo se encontra depois de ser roubado.
Os rastreadores por sua vez, também informa onde o veículo está, mas diferente dos localizadores, esses não precisam que uma central de monitoramento seja acionada.
-
Não fale a flanelinhas e manobristas se você vai demorar ou não
Existem muitos casos em que os motoristas são abordados por flanelinhas ou manobristas com a pergunta se eles irão demorar. O indicado é que a resposta seja sempre, ‘vou demorar apenas alguns minutos’ ou ‘vou apenas entregar um objeto e volto logo’. Se a ideia por trás da pergunta for levar o veículo, ele pode ser desencorajado com o retorno rápido.
-
O golpe do mecânico falso
Tenha cuidado com o golpe do mecânico falso, que pode ocorrer de duas formas. Na primeira, o ladrão pode alterar alguma coisa no seu veículo para que, ao tentar dar a partida você não consiga. É nesse momento que ele aparece como um milagre, oferece ajuda, e depois leva seu carro e seu objetos de valor, além do dinheiro na carteira.
No segundo tipo de golpe, ele pode simplesmente aparecer dizendo que seu veículo tem algum problema e, também oferecendo ajuda. E quando você parar para lhe dar atenção ele levará seu veículo.
Se você tiver problemas em ligar o carro, tranque-o e busque ajuda especializada. E se alguém lhe abordar com o veículo em movimento dizendo que este está com problemas, deixe para parar apenas em um posto de gasolina ou policial.
-
Não deixe a chave com lavadores ou seguranças de estacionamentos
Outra boa maneira de evitar roubos e furtos de veículos, e sempre que possível, não deixar a chave do carro com manobristas ou funcionários de lava rápido. Eles podem, sem que você perceba, fazer uma cópia da chave.
-
Fique atento com a chave do carro no bolso
Evite manusear desnecessariamente a chave do carro, especialmente em locais muito movimentados. É possível que tenha alguém lhe observando, desde que desceu do veículo e esteja apenas a espera de uma distração para pegar a chave do carro e levá-lo embora.
-
Em hipótese alguma namore dentro do carro
Parece muito óbvio, mas, muitas pessoas tiveram seus carros roubados enquanto namoravam dentro deles, especialmente a noite e em lugares mais desertos, que são os preferidos de quem tem esse hábito.
-
Vai para uma região desconhecida? Faça seu itinerário antes
Dirigir por lugares desconhecidos pode fazer com que o motorista entre em regiões mais perigosas, diminua a velocidade para encontrar o endereço procurado e acabe ficando menos atento a investidas de ladrões. Se você for para um lugar que não conhece, procure ver os caminhos mais seguros antes de sair, mesmo que tenha um GPS a sua disposição. Até porque, esses equipamentos mostram o trajeto mais curto e não o mais seguro.
-
Mantenha distância do carro a sua frente no semáforo
Manter uma distância segura do carro a sua frente lhe proporciona uma melhor visão e espaço para arrancar com o veículo caso seja preciso. Sempre que possível evite parar nos semáforos, ao se aproximar apenas reduza para que dê tempo de ele ficar verde e você poder passar sem parar, especialmente se for um cruzamento perigoso.
-
Parou no semáforo? Deixe o carro engatado
Se não for possível apenas reduzir e você precisar parar no semáforo, além de manter uma distância segura, deixe a marcha do carro, engatada. Assim, se for necessário sair com o carro rapidamente você só precisará pisar no acelerador.
-
Esteja atento em pontes e viadutos
Ao entrar, ou passar por pontes e viadutos, mantenha-se atento a objetos que podem ser arremessados contra o seu carro. Muitos bandidos usam essa tática para fazer com que os motoristas parem no carro e eles possam roubá-lo.
-
Não pare o veículo em caso de batidas leves
Outra tática de roubo muito usada é bater de leve no carro da vítima para que essa pare e saia do veículo para ver o estrago. Se você sentir uma batida leve no seu carro, não pare, a menos que esteja próximo a um posto de gasolina, ou policial.
-
Observe o entorno antes de entrar na garagem
Muitos roubos e mesmo sequestros relâmpagos são feitos no momento em que a pessoa está guardando o carro. Ao chegar na sua rua, antes de entrar na garagem dê uma conferida na movimentação e nas esquinas. Se notar alguém suspeito, não guarde o carro, dê mais uma volta e acione a polícia.
-
Fique calmo
Caso você perceba a distância, que seu veículo está sendo arrombado. Mantenha-se calmo e apenas ligue para a polícia.
-
Não reaja
Se você der o azar de ser abordado por um ladrão, não reaja, nunca entre em confronto com o bandido. As chances de ele estar armado ou agindo com um parceiro e colocar a sua vida em risco são muito grandes.
Depois de conhecer todas essas dicas, você estará muito mais apto para evitar roubos e furtos de veículos. São todas muito simples, mas, também muito funcionais se empregadas diariamente.