Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Os carros especiais possuem particularidades que tornam o processo de aderir e pagar por um seguro para carros modificados em uma tarefa um pouco desafiadora. 

A prática de realizar alterações nos veículos para torná-los mais atraentes, potentes ou até mais seguros não é novidade para ninguém.

Inclusive, desde 2008, há a resolução nº 292, elaborada pelo CONTRAN, dedicada a  estipular quais modificações de veículo são permitidas e as orientações a serem cumpridas pelos proprietários.

O que poucas pessoas sabem é como funciona o seguro auto para esse tipo de carro. Acompanhe nosso artigo e se informe sobre esse assunto.

Como funciona o seguro para carros modificados
Imagem de André dos Santos Vilgelinas PATRIOTA por Pixabay

Seguro para carros modificados: como funciona e o que você precisa saber antes de contratar o seu

Na maioria dos aspectos, o seguro para carros com modificações funciona como o de um automóvel com as características de fábrica.

Ou seja, existem diferentes opções de coberturas que oferecem proteção contra situações específicas, cabendo ao interessado escolher a que melhor se adequa às suas necessidade e orçamento. 

Feito isso, ocorre o contato com a seguradora de seguros que pode aceitar ou não a proposta do possível segurado.

As maiores diferenças estão relacionadas à aceitação das seguradoras em relação a veículos modificados e aos valores cobrados pelo seguro. Iremos explicar o porquê de cada uma dessas dissemelhanças.

A seguradora pode negar a proposta de seguro para carros modificados?

Conforme esclarece a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), não há uma norma que imponha quando a proposta de seguro deve ou não ser aceita.

Assim, cabe exclusivamente à operadora escolher, com liberdade e baseada em seus próprios critérios, em quais casos irá negar ou aceitar um seguro.

Embora não sejam estipulados pela SUSEP, existem motivos específicos que costumam levar à recusa por parte da seguradora. 

Dentre eles, segundo o próprio órgão que fiscaliza e controla o mercado de seguros no Brasil, estão os veículos com modelos especiais, como os carros modificados.

Portanto, sim, a operadora pode se recusar a segurar o veículo. Ela deve justificar o motivo e seguir as orientações da SUSEP ao fazê-lo.

O que motiva a seguradora recusar o seguro para carros modificados? 

A possível rejeição por parte das seguradoras varia conforme a quantidade de alterações e o quanto elas modificaram a estrutura do veículo. 

Pequenas mudanças como a cor do veículo não tendem a resultar em recusa do seguro. Já as transformações de médio e alto porte podem tornar o processo mais desafiador ― porém não impossível. 

Realizando diversas cotações e simulações de seguro auto é possível encontrar um bom seguro para carros modificados.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

Em adição, as operadoras tendem a considerar os carros modificados como mais propícios à ocorrência de sinistro. Por isso, podem julgar desvantajoso assumir os riscos e segurar o veículo.

Como funciona o seguro para carros modificados
Imagem: Pixabay/Free-Photos

O seguro para carros modificados tem valor elevado?

O prêmio do seguro irá variar conforme a operadora e as coberturas escolhidas. Além desses, múltiplos aspectos são levados em consideração ao estimar o valor do seguro.

O perfil do motorista, sua idade, histórico de sinistralidade, a frequência de uso de carro, a localidade e numerosos outros fatores influenciam no preço a ser pago.

Entretanto, geralmente, o seguro para carros modificados é mais caro do que os modelos que ainda apresentam suas características de fábrica intocadas.

O que torna o seguro para carros modificados mais caro? 

Como adiantamos, as seguradoras acreditam que carros com modificações são mais propensos a sofrerem sinistro. Para elas, as mudanças que incrementam o automóvel:

  • Transformam-no em um alvo mais atrativo para os ladrões;
  • Podem alterar a dirigibilidade ou conduta do proprietário enquanto condutor ocasionando acidentes com danos ao segurado, ao carro e/ou a terceiros;
  • Elevam o valor da reparação de danos dada à necessidade de peças e mão de obra diferenciada.

Todas essas situações aumentariam as chances de o seguro ser acionado, o que gera gastos à seguradora. A fim de compensar as futuras indenizações e certificar que o negócio será vantajoso, o preço do prêmio é elevado.

A contratação de coberturas adicionais para garantir a proteção aos equipamentos relativos às modificações ― como aparelhos de som, blindagem dos vidros, instalação de kit gás etc.― igualmente aumenta o prêmio.

Recomendações ao contratar um seguro para carros modificados

Agora que você está ciente das particularidade da contratação e do valor do seguro para automóveis com modificações, daremos algumas dicas fundamentais para a contratação:

  • Informe à seguradora sobre todas as modificações que seu veículo possui;
  • As modificações devem estar de acordo com as legislações vigentes e terem sido autorizadas pela autoridade responsável;
  • Não omita dados a fim de conseguir um desconto no valor do prêmio;
  • A omissão ou falsidade pode ser descoberta na vistoria do veículo e levar à recusa da proposta pela seguradora;
  • Executar modificações sem comunicar a seguradora resultará na negação da indenização em caso de sinistro.

Para mais informações sobre seguros para carros modificados e seguro auto em geral, fique de olho nas publicações da Smartia!

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *